Menores de 18 isentos de taxas moderadoras a partir de maio

O Governo alargou a isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os menores de 18 anos, com efeito a partir de maio. 

Diário Económico dá conta da publicação em Diário da República, esta quarta-feira, da alteração ao decreto-lei que regula o acesso às prestações ao SNS por parte dos utentes no que respeita às taxas moderadoras e às categorias de isenção e dispensa de pagamento, entrando em vigor a 1 de maio.

Até agora, estavam isentos de taxas moderadoras apenas as crianças até aos 12 anos.

O executivo justifica esta medida “como forma de promover a saúde junto daqueles que têm mais a ganhar em adoptar hábitos saudáveis”.

Citado pelo Económico, o Decreto-Lei n.º 61/2015 de 22 de abril defende a necessidade de “garantir a eliminação de quaisquer constrangimentos financeiros no seu acesso aos serviços de saúde assegurados pelo SNS, tanto mais que a decisão de recorrer ou não aos cuidados de saúde não depende unicamente dos menores”, inserindo-se também no âmbito das políticas públicas para a promoção da natalidade, a proteção das crianças e o apoio às famílias.

Com este alargamento, o número de utentes isentos de taxas moderadoras no SNS passa a seis milhões.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora é só benesses com intuitos eleitoralistas. Cá estão os outros para pagar. Sim, porque tudo isto se paga. Haja quem pague.

  2. Ele é preso por ter cão e preso por não o ter.
    Se o governo tira benesses é um malandro que tem que ir para a rua.
    Se o governo dá benesses é um malandro à procura de votos.
    Antes dar a crianças e jovens menores de 18 anos, do que a malandros que estão a comer de graça nas prisões…
    Tenham paciência…e vergonha!

RESPONDER

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …

Famalicão 1-1 Benfica | Águia sem fama nem vitória

O duelo da 31ª jornada da Liga NOS, que colocou frente-a-frente, nesta quinta-feira, Famalicão e Benfica, terminou com um empate a um golo. Os visitantes inauguraram o marcador na etapa inicial por intermédio de Pizzi e, …

"Altamente destrutivas." Novas algas vermelhas ameaçam os recifes de coral do Havai

Uma espécie de alga de crescimento rápido, recentemente identificada, representa uma grande ameaça para o recifes de coral e para o ecossistema oceânico. Uma nova espécie de alga vermelha está a proliferar-se rapidamente através de atóis …

O comportamento dos donos influencia a forma como os cães comunicam

Uma nova investigação acaba de revelar, pela primeira vez, que a coexistência milenar entre cães e seres humanos pode ter ajudado estes animais a desenvolver mecanismos especiais para comunicarem e interagirem com os seus donos. A …

Lémures estão em perigo de extinção em Madagáscar

A desflorestação e a caça estão a colocar em perigo a vida dos Lémures em Madagáscar. Cerca de um terço destes animais está à beira da extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) …

Com menos 100 toneladas de plástico, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico está mais limpa (mas não é suficiente)

Uma operação recente de limpeza removeu cerca de 103 toneladas de redes de pesca e plástico da Grande Mancha de Lixo do Pacífico entre as costas da Califórnia e do Havai. No entanto, não é …