Menino ou menina? Cientistas descobrem método para escolher sexo do bebé

Uma equipa de investigadores japoneses afirmam ter descoberto um método com o qual os pais poderão vir a determinar o sexo do seu futuro bebé.

Os especialistas defendem que o uso de um determinado composto químico pode retardar o movimento dos espermatozóides com o cromossoma X – aqueles que fazem nascer meninas -, deixando o movimento do espermatozóide com o cromossoma Y inalterado – o que causa o nascimento de meninos.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista especializada PLOS Biology, os investigadores descobriram que um fármaco chamada resiquimod, atualmente usado em humanos para fins antivirais e antitumorais, tem a propriedade de acoplar a duas proteínas recetoras – TLR 7 e 8 – que são codificadas apenas por genes ativos no espermatozóide com o cromossoma X, o que faz com que as células reprodutivas gerem menos energia.

Como parte da sua investigação, os cientistas testaram a sua descoberta em ratos de labortório. Quando os animais foram fertilizados com o esperma mais rápido, 90% dos jovens nasceram do sexo masculino. Por outro lado, quando foram fertilizados com espermatozóides mais lentos, 81% dos membros das crias nasceram com o sexo feminino.

Os cientistas dizem que este efeito é reversível ao remover o produto químico, acrescentando ainda que o fármaco tem o potencial de simplificar significativamente a seleção de sexo, para a qual existem atualmente técnicas caras e pesadas que têm ainda o risco de danificar o ADN do esperma.

Este procedimento é aplicável na fertilização in vitro ou inseminação artificial, técnicas amplamente utilizadas no setor agrícola. As aplicações em pecuária são especialmente importantes, dado o valor superior de um animal conforme se trate de produzir leite (o que exige fêmeas) ou carne (onde os machos têm vantagem por crescerem mais depressa).

Embora no momento o método tenha sido testado apenas em roedores, os cientistas estão confiantes de que também posa ser aplicado em seres humanos no futuro.

“No entanto, o uso deste método na tecnologia de reprodução humana é especulativo neste momento e envolve importantes problemas éticos não afetados pela utilidade desta nova técnica”, disse Masayuki Shimada, biólogo reprodutivo da Universidade de Hiroshima, segundo o EurekAlert.

Enquanto isso, Alireza Fazeli, investigador de genómica da Universidade de Tartu, na Estónia,, está preocupado com a perspetiva de que esta descoberta seja usada para selecionar o sexo de bebés humanos. “Estou preocupado com o seu impacto social”, disse ao New Scientist.

Já um investigador da Universidade de Kent, Peter Ellis, disse, de acordo com o Expresso, que os resultados, a confirmarem-se, são altamente significativos, pois dizem que há marcadores na superfície das células de esperma que “as ‘etiquetam’ e afetam seletivamente a sua função. Este tipo de marcadores é procurado há muitos anos em muitas espécies diferentes, até agora sem sucesso“.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sou cientista e já há 30 anos que através de calculos matemáticos desenvolvidos por mim soube o sexo da minha filha com apenas 1 mês de gestação, nessa época usando o mesmo método acertei o sexo de mais de 20 crianças com apenas 1 a 2 meses de gravidez, desde então e a partir desse calculo consigo com precisão dizer em que periodo devem conceber para escolherem o sexo do filho ou filha. É claro que não sou bruxo nem tenho qualquer dom especial, é apenas um calculo matemático feito com base nas datas de nascimento do pai e da mãe.

  2. Creio que para a maioria dos casais quando se trata do primeiro filho o sexo não é relevante o mais importante é a saúde e perfeição da criança, mas muitos casais que já tem um filho do sexo F ou M gostariam ter o segundo filho do sexo oposto e é aí que a minha técnica pode ter interesse, porém nunca fiz questão de a publicar.

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …