Menino ou menina? Cientistas descobrem método para escolher sexo do bebé

Uma equipa de investigadores japoneses afirmam ter descoberto um método com o qual os pais poderão vir a determinar o sexo do seu futuro bebé.

Os especialistas defendem que o uso de um determinado composto químico pode retardar o movimento dos espermatozóides com o cromossoma X – aqueles que fazem nascer meninas -, deixando o movimento do espermatozóide com o cromossoma Y inalterado – o que causa o nascimento de meninos.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista especializada PLOS Biology, os investigadores descobriram que um fármaco chamada resiquimod, atualmente usado em humanos para fins antivirais e antitumorais, tem a propriedade de acoplar a duas proteínas recetoras – TLR 7 e 8 – que são codificadas apenas por genes ativos no espermatozóide com o cromossoma X, o que faz com que as células reprodutivas gerem menos energia.

Como parte da sua investigação, os cientistas testaram a sua descoberta em ratos de labortório. Quando os animais foram fertilizados com o esperma mais rápido, 90% dos jovens nasceram do sexo masculino. Por outro lado, quando foram fertilizados com espermatozóides mais lentos, 81% dos membros das crias nasceram com o sexo feminino.

Os cientistas dizem que este efeito é reversível ao remover o produto químico, acrescentando ainda que o fármaco tem o potencial de simplificar significativamente a seleção de sexo, para a qual existem atualmente técnicas caras e pesadas que têm ainda o risco de danificar o ADN do esperma.

Este procedimento é aplicável na fertilização in vitro ou inseminação artificial, técnicas amplamente utilizadas no setor agrícola. As aplicações em pecuária são especialmente importantes, dado o valor superior de um animal conforme se trate de produzir leite (o que exige fêmeas) ou carne (onde os machos têm vantagem por crescerem mais depressa).

Embora no momento o método tenha sido testado apenas em roedores, os cientistas estão confiantes de que também posa ser aplicado em seres humanos no futuro.

“No entanto, o uso deste método na tecnologia de reprodução humana é especulativo neste momento e envolve importantes problemas éticos não afetados pela utilidade desta nova técnica”, disse Masayuki Shimada, biólogo reprodutivo da Universidade de Hiroshima, segundo o EurekAlert.

Enquanto isso, Alireza Fazeli, investigador de genómica da Universidade de Tartu, na Estónia,, está preocupado com a perspetiva de que esta descoberta seja usada para selecionar o sexo de bebés humanos. “Estou preocupado com o seu impacto social”, disse ao New Scientist.

Já um investigador da Universidade de Kent, Peter Ellis, disse, de acordo com o Expresso, que os resultados, a confirmarem-se, são altamente significativos, pois dizem que há marcadores na superfície das células de esperma que “as ‘etiquetam’ e afetam seletivamente a sua função. Este tipo de marcadores é procurado há muitos anos em muitas espécies diferentes, até agora sem sucesso“.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sou cientista e já há 30 anos que através de calculos matemáticos desenvolvidos por mim soube o sexo da minha filha com apenas 1 mês de gestação, nessa época usando o mesmo método acertei o sexo de mais de 20 crianças com apenas 1 a 2 meses de gravidez, desde então e a partir desse calculo consigo com precisão dizer em que periodo devem conceber para escolherem o sexo do filho ou filha. É claro que não sou bruxo nem tenho qualquer dom especial, é apenas um calculo matemático feito com base nas datas de nascimento do pai e da mãe.

  2. Creio que para a maioria dos casais quando se trata do primeiro filho o sexo não é relevante o mais importante é a saúde e perfeição da criança, mas muitos casais que já tem um filho do sexo F ou M gostariam ter o segundo filho do sexo oposto e é aí que a minha técnica pode ter interesse, porém nunca fiz questão de a publicar.

RESPONDER

Boris responsabiliza Irão por ataque a petrolífera saudita

Boris Johnson diz que o país atribui ao Irão, "com muito alto grau de probabilidade, os ataques à gigante petrolífera saudita". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável …

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se forem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …