Menino escolhido por Dalai Lama como 2.ª figura do budismo desapareceu há 25 anos (e a China revela o que lhe aconteceu)

Jan Michael Ihl / Flickr

Há 25 anos, Gedhun Choekyi Nyima, um menino de seis anos escolhido por Dalai lama para Panchen Lama, a segunda pessoa mais importante do budismo tibetano, desapareceu. Agora, a China revelou o que lhe aconteceu.

Gedhun Choekyi Nyima tinha apenas seis anos quando desapareceu com a sua família, após ter sido escolhido por Dalai Lama para ser o 11.º Panchen Lama, a segunda figura mais importante do budismo do Tibete. Desde então, pouco se sabe sobre o que lhe aconteceu.

A China, que considera que o Tibete faz parte do seu território, nomeou outro menino, Gyaltsen Norbu, para a posição depois do desaparecimento de Nyima. Norbu raramente é visto e acredita-se que passe a maior parte do tempo em Pequim. É geralmente visto como uma figura política sob o controle de Pequim e não partilha a fama global do Dalai Lama.

Na terça-feira, Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse, de acordo com a revista norte-americana Time, que Nyima “recebeu educação obrigatória gratuita enquanto criança, passou no exame de entrada na Universidade e tem agora um emprego”.

Segundo o político, Nyima, de 31 anos, e a sua família desejam não ser perturbados nas suas “vidas normais atuais”.

A disputa entre Pequim e o Dalai Lama, que fugiu para exílio em 1959, prende-se com quem determinará o futuro do budismo tibetano, que ainda domina fortemente o povo da região dos Himalaias. A China diz que esse território é seu há séculos, mas muitos tibetanos acreditam que era independente.

O autodeclarado governo exilado do Tibete, na Índia, marcou o 25º aniversário do desaparecimento de Gedhun Choekyi Nyima, pedindo a Pequim para explicar o seu paradeiro.

“O sequestro do Panchen Lama pela China e a negação forçada da sua identidade religiosa e direito de praticar no seu mosteiro, não só é uma violação da liberdade religiosa, mas também uma violação grave dos direitos humanos”, defendeu o parlamento tibetano, conhecido como Kashag, em comunicado.

Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, emitiu um comunicado a pedir à China que “torne público imediatamente o paradeiro de Panchen Lama e defenda a sua própria constituição e compromissos internacionais para promover a liberdade religiosa para todas as pessoas”.

O Dalai Lama nomeou o Panchen Lama original com a ajuda de lamas tibetanos treinados na leitura de presságios e sinais.

Por outro lado, a China alega que o reencarnado apenas pode ser escolhido fazendo um sorteio com uma urna de ouro, um método usado para escolher o seu próprio candidato sob o controlo do oficialmente ateu Partido Comunista.

Tradicionalmente, o Panchen Lama serve como professor e assessor do Dalai Lama, o mais alto líder do budismo tibetano, que tem agora 84 anos e é acusado por Pequim de almejar a independência do Tibete. O Dalai Lama nega as acusações, dizendo que apenas defende maior autonomia para a região.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Outra esquisitice oriundo da China. Aquele território está repleto de esquisitos.
    Como se apresenta mundialmente, não me admira nada se a China quer ter o domínio mundial, quer mandar em tudo e todos, tal como fazem no seu próprio país e colónias. Isto já nada tem a ver com comunismo, mas com caciquismo, racismo puro e superioridade mal colocada.

  2. Mais uma prova , do poderio e da ideologia, dos chineses para dominarem tudo e todos .
    Depois de de Hong kong , Macau , Tibete , vários em África , o que vira a seguir ???
    Antes , que seja , despoletada mais contestação ao pretendido , território do Tibete , a melhor maneira é
    aprisionar a família , sempre é mais seguro para a causa chinesa , sé é que só estão aprisionados !!
    Nunca iremos saber a verdade , ou será muito difícil descobrir a verdade , e se for descoberta , o ou os responsáveis , não , viverão muito tempo , depois de declararem , que é mentira , disseram aquilo , por
    estarem perturbados , como aconteceu recentemente , com os alertas do covid19 .
    Cuidem-se , muita saúde ao Dalaí Lama .

  3. “”Segundo o político, Nyima, de 31 anos, e a sua família desejam não ser perturbados nas suas “vidas normais atuais”.”
    LOL, como se eles tivessem algum resquício de possibilidade de se pronunciar…
    Nas “grandes” nações existe gente que almeja o domínio mundial mas a China, pela sua dimensão populacional/tecnológica e ideologia impregnada ao longo de décadas, aparenta ser a mais perigosa.
    Ainda mais que começou a tomar uma estratégia expansionista.
    Mas não se descure a Índia onde o nacionalismo étnico-religioso está a dominar.

  4. Mas é claro que os chinos fizeram desaparecer a criança e os pais que o Dalai Lama tinha escolhido para seu sucessor e inventaram outra criança china para o substituir. São assim os chinos, perigosos sacanas e criminosos. Todos aqueles que os estorvam nas suas ambições, são liquidados porque eles querem mandar em tudo e em todos. Não foi por acaso que invadiram e tomaram como suas, as terra do Himalaias – Tibete/Nepal – as terras do Dalai Lama e de todos os tibetanos /nepaleses, para os dominar e não hesitaram em matar milhares de nepaleses e tibetanos que conquistaram à força das armas, daqueles desgraçados país, para os chinos ficaram na fronteira com a Índia! !

RESPONDER

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …