Meninas em tratamento no IPO desfilaram no ModaLisboa

cv NIT Newintown / YouTube

Nove meninas, oito das quais em tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que ajudaram Filipe Faísca a criar a coleção apresentada pelo designer na ModaLisboa, encerraram o desfile, no Pátio da Galé, causando comoção na plateia.

A coleção “Darling”, de Filipe Faísca, foi aplaudida de pé pelos presentes, muitos dos quais com os olhos molhados e fazendo comentários como “foi forte“.

Uma a uma, a caminhar ao lado de manequins profissionais, as meninas, com idades entre os seis e os 16 anos, percorreram a longa passerelle do Pátio da Galé com o ar tímido de quem enfrenta pela primeira vez uma plateia com centenas de desconhecidos.

A participação no desfile foi o culminar de uma parceria entre Filipe Faísca e a Fundação Rui Osório de Castro, FROC, instituição sem fins lucrativos que concentra a sua atuação na área informativa e científica do cancro pediátrico.

As meninas passaram dois dias no atelier de Filipe Faísca, que, num primeiro momento, lhes pediu que desenhassem o que para elas é o Amor.

O resultado foi transformado em padrão, que o designer de moda aplicou em peças da coleção hoje apresentada, e também em vestidos feitos à medida para cada uma das oito.

Como Filipe Faísca contou à Lusa, para ele “não fazia sentido” associar-se a esta causa contribuindo apenas com um donativo monetário, através de um leilão, ou revertendo uma percentagem das vendas para a FROC.

“Gostava que houvesse mais interligação entre aquilo que a fundação faz e o que eu faço”, referiu, decidindo por isso “envolver as crianças” na criação da coleção.

De acordo com a diretora-geral da FROC, Mariana Oliveira, as nove disseram “logo que sim ao desfile”, apesar de confessarem algum nervosismo.

A Lusa acompanhou um dos ‘workshops’ de Filipe Faísca com as meninas e testemunhou o entusiasmo e nervosismo com que imaginavam o dia do desfile.

Uma das participantes, Rita, confessou estar “um bocado nervosa”, enquanto Beatriz revelou algum receio por ter de desfilar de canadianas. Já Diana previa que iria ter “muita vergonha”.

“Mas temos de meter a vergonha para o lado“, disse. E foi o que fez, ela e as outras oito.

Além dos ‘workshops’ com as crianças, Filipe Faísca irá ajudar a FROC com um donativo monetário: 30% do valor de cada peça da coleção “Darling” será doada àquela instituição.

Destes workshops resultou ainda a foto-reportagem Cancro, Era Uma Vez, realizada pela fotógrafa Isabel Saldanha a convite da FROC.

Workshop de Filipe Faísca com meninas em tratamento no IPO

Workshop de Filipe Faísca com meninas em tratamento no IPO

A FROC tem uma banca nos Paços do Concelho, em Lisboa, onde estão à venda ‘t-shirts’ e sacos estampados com desenhos feitos nos ‘workshops’. Está à espera de uma visita sua.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …