Membro do Governo britânico demite-se para poder votar contra Brexit

Sean Dempsey / EPA

O subsecretário de Estado da Justiça Philip Lee demitiu-se para poder criticar livremente o processo de saída da União Europeia.

Philip Lee, subsecretário de Estado da Justiça, demitiu-se esta terça-feira. “A principal razão para tomar esta decisão agora é o processo Brexit e o desejo de o Governo limitar o papel do Parlamento na contribuição para o resultado final numa votação que ocorre esta terça-feira”, afirmou na carta de demissão.

O ex-subsecretário, que volta assim ao seu papel de deputado, não concorda com o modo como a saída do Reino Unido da União Europeia está a ser preparada e diz que tem discutido com os seus eleitores sobre o impacto negativo que receia que o Brexit venha a ter.

“Infelizmente, dentro do Governo achei virtualmente impossível ajudar a trazer mudanças suficientes para o rumo a que estamos vinculados”, acrescentou.

O deputado do partido Conservador junta-se ao grupo que poderá votar contra o Governo em algumas das emendas à proposta de Lei da União Europeia (saída), que transfere toda a legislação da UE para o direito britânico.

No Twitter, Lee reforçou que apoiaria um segundo referendo sobre o acordo final com o Brexit. “Quando o Governo for capaz de estabelecer um caminho viável e claramente definido para o Brexit – um que tenha sido devidamente considerado, cujas implicações tenham sido previstas, e que esteja enraizado na realidade e não no dogma -, deve procurar no povo, mais uma vez, a sua confirmação”.

A Câmara dos Comuns debateu as 15 alterações introduzidas pelos membros da Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento britânico, que a primeira-ministra, Theresa May, esperava que não fossem aprovadas. – algo que acabou mesmo por acontecer.

May respirou de alívio dado que a Câmara dos Comuns rejeitou uma emenda à lei do Brexit que dava ao Parlamento a capacidade de vetar o desfecho das negociações com Bruxelas e que era motivada pelo receio de que o país saísse da União Europeia sem um acordo.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do Brexit.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …