Membro do Governo britânico demite-se para poder votar contra Brexit

Sean Dempsey / EPA

O subsecretário de Estado da Justiça Philip Lee demitiu-se para poder criticar livremente o processo de saída da União Europeia.

Philip Lee, subsecretário de Estado da Justiça, demitiu-se esta terça-feira. “A principal razão para tomar esta decisão agora é o processo Brexit e o desejo de o Governo limitar o papel do Parlamento na contribuição para o resultado final numa votação que ocorre esta terça-feira”, afirmou na carta de demissão.

O ex-subsecretário, que volta assim ao seu papel de deputado, não concorda com o modo como a saída do Reino Unido da União Europeia está a ser preparada e diz que tem discutido com os seus eleitores sobre o impacto negativo que receia que o Brexit venha a ter.

“Infelizmente, dentro do Governo achei virtualmente impossível ajudar a trazer mudanças suficientes para o rumo a que estamos vinculados”, acrescentou.

O deputado do partido Conservador junta-se ao grupo que poderá votar contra o Governo em algumas das emendas à proposta de Lei da União Europeia (saída), que transfere toda a legislação da UE para o direito britânico.

No Twitter, Lee reforçou que apoiaria um segundo referendo sobre o acordo final com o Brexit. “Quando o Governo for capaz de estabelecer um caminho viável e claramente definido para o Brexit – um que tenha sido devidamente considerado, cujas implicações tenham sido previstas, e que esteja enraizado na realidade e não no dogma -, deve procurar no povo, mais uma vez, a sua confirmação”.

A Câmara dos Comuns debateu as 15 alterações introduzidas pelos membros da Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento britânico, que a primeira-ministra, Theresa May, esperava que não fossem aprovadas. – algo que acabou mesmo por acontecer.

May respirou de alívio dado que a Câmara dos Comuns rejeitou uma emenda à lei do Brexit que dava ao Parlamento a capacidade de vetar o desfecho das negociações com Bruxelas e que era motivada pelo receio de que o país saísse da União Europeia sem um acordo.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do Brexit.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.