Covid-19. Cientistas identificam o melhor tratamento para a perda do olfato

Uma equipa de cientistas desaconselhou o uso de esteróides para tratar a perda prolongada do olfato causada pela covid-19. Em vez disso, sugere que os pacientes “treinem” novamente o nariz para farejar certos odores.

Recentemente, um grupo de cientistas mostrou que os corticosteróides – uma classe de medicamento que reduz a inflamação no corpo – não são recomendados para tratar a perda do olfato, um sintoma proeminente da covid-19.

Em vez disso, a equipa recomenda o “treino do olfato”, isto é, um processo que envolve cheirar pelo menos quatro odores diferentes duas vezes por dia durante vários meses.

Segundo o Science Alert, os corticosteróides, frequentemente prescritos para pessoas com nariz congestionado ou inflamado, não devem ser a primeira opção de tratamento para a perda do olfato na sequência da infeção pelo novo coronavírus.

A equipa envolvida no estudo recomenda o treino do olfato e realça que esta técnica, além de não ter efeitos colaterais conhecidos, é de baixo custo. Além disso, “é o único tratamento disponível apoiado por uma base de evidências robusta”, sustentam os investigadores.

O grupo realizou uma revisão sistemática baseada em evidências para apurar se os corticosteróides poderiam ajudar os infetados a recuperar o olfato. Carl Philpott, da University of East Anglia, no Reino Unido, explicou que a equipa descobriu que “há muito pouca evidência de que os corticosteróides ajudem na perda do olfato”.

Como estes medicamentos “têm efeitos colaterais adversos, o nosso conselho é que não sejam prescritos como um tratamento para a perda pós-viral do olfato”.

“Felizmente, a maioria das pessoas que perdem o olfato como resultado da infeção por covid-19 recuperam-no espontaneamente. A pesquisa mostra que 90% terá recuperado totalmente o olfato após seis meses”, adiantou o investigador.

“Mas sabemos que o treino do olfato pode ser útil. A técnica envolve cheirar pelo menos quatro odores diferentes duas vezes por dia, todos os dias durante vários meses. Surgiu como uma opção de tratamento barata, simples e sem efeitos colaterais para várias causas de perda de olfato, incluindo a covid-19″, acrescentou.

O objetivo do treino do olfato é ajudar na recuperação com base na neuroplasticidade – a capacidade do cérebro de se reorganizar para compensar uma mudança ou lesão.

O artigo científico foi publicado em março na International Forum of Allergy & Rhinology.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …