/

O melhor recuperador de ficheiros apagados é grátis

ARTIGO PATROCINADO

Uma atualização recente do Adobe Lighthorn, aplicação que permite gerir arquivos de fotos e ficheiros multimédia, apagou acidentalmente todos os ficheiros e configurações dos utilizadores que descarregaram o update. Os ficheiros estão perdidos para sempre.

O problema, identificado inicialmente pelo Petapixel, foi reconhecido por um representante da Adobe nos fóruns de feedback do Photoshop, e afeta milhares de utilizadores de iPod e iPhone em todo o mundo, que, no momento em que fizeram o update, viram desaparecer os seus arquivos de fotos. Os ficheiros não são recuperáveis.

Esta situação, que afetou dispositivos móveis, dificilmente aconteceria num computador de secretária, onde os programas de recuperação de ficheiros são bastante evoluídos, permitindo recuperar dados que muitos utilizadores dariam por perdidos.

Um dos melhores destes programas de recuperação de ficheiros é o da EaseUS Data Recovery Wizard, e está disponível gratuitamente — o que provavelmente faz dele o melhor.

Abaixo, encontra informação sobre este poderoso recuperador de dados, e um guia rápido de utilização — para que possa recuperar os seus dados perdidos em poucos minutos

Por que precisa de um recuperador de ficheiros?

A eliminação acidental é uma das razões mais comuns para o desastre inesperado de perda de dados. Quem nunca perdeu os seus dados importantes por esse motivo?

Na verdade, isso não é um problema grave, já que muitos sistemas operativos fornecem um recurso de recuperação que permite restaurar os ficheiros apagados do disco duro. Na maioria das vezes, essa opção pode ajudar os utilizadores a recuperar os seus dados com facilidade quando perceberem o erro.

No entanto, nem todos os sistemas operativos fornecem esse recurso. E se não houver a opção de recuperar ficheiros apagados, o que é possível fazer? Não se preocupe! Há programas de recuperação de ficheiros desenvolvidos por outras empresas que resolvem o problema.

Um dos melhores desses programas é o EaseUS Data Recovery Wizard, que pode recuperar os arquivos perdidos, excluídos ou formatados, etc. Sempre que você tiver excluído acidentalmente os arquivos importantes no PC e precisar recuperá-los, tente este programa de recuperação de arquivos!

Recuperar dados com recuperador de ficheiros apagados

O EaseUS Data Recovery Wizard suporta a recuperação de dados em todas as situações de perda de dados, como ter esvaziado o lixo, ter feito Shift+Delete, formatado o disco rígido, após um ataque de vírus, uma falha de sistema ou software, disco rígido não formatado ou mesmo toda a partição perdida.

Independentemente da versão do Windows que esteja a usar, este recuperador pode ajudá-lo a resgatar todos os dados excluídos ou perdidos no Windows 7/8/10 sem nenhum obstáculo — e todo o processo implica apenas alguns cliques simples.

Guia do utilizador: recuperar dados com software de recuperação

Passo 1. Faça o download e abra o EaseUS Data Recovery Wizard. Ao abri-lo, pode ver todos os discos e partições do seu computador. Selecione a partição do disco ou o local de armazenamento em que eliminou os ficheiros, e clique no botão “Verificar” para continuar.

Passo 2. O processo de análise dos dados começa a partir do momento em que clica em “Verificar”. A verificação rápida de arquivos eliminados não levará muito tempo a ser concluída.

Passo 3. Após a verificação, clique em “Arquivos excluídos” no painel da esquerda, que contém todos os arquivos eliminados. Pode visualizar e selecionar os ficheiros conforme necessário. Em seguida, clique em “Recuperar” para restaurar os dados num local seguro.

Métodos alternativos para recuperar ficheiros sem software

Os engenheiros da Microsoft forneceram alguns métodos para recuperar dados excluídos sem necessidade de usar softwares alternativos. O uso destas técnicas nativas do Windows pode permitir que recupere facilmente os dados perdidos com apenas alguns cliques. Infelizmente, têm limitações e nem sempre são suficientes para recuperar todos os ficheiros perdidos.

Aqui estão algumas alternativas para o software de recuperação de dados quando nos deparamos com uma situação de perda de ficheiros.

1. Recuperar dados do caixote do lixo

Esta deve ser a primeira abordagem ao tentar recuperar um ficheiro ou pasta eliminados. O Lixo é uma pasta especial desenhada para guardar temporariamente ficheiros eliminados. Os ficheiros e pastas eliminados pelo sistema operativo ficam no Lixo até que este seja esvaziado manual ou automaticamente.

Para restaurar ficheiros do Lixo:

  • Abra o Lixo clicando duas vezes, ou com o botão da direita do rato e selecionando Abrir.
  • Procure os ficheiros ou pastas que quer recuperar.
  • Clique com o botão da direita do rato nas suas seleções e escolha Restaurar.

Este procedimento recuperará os dados para o local original no disco rígido.

Não poderá usar este processo com sucesso se tiver esvaziado o Lixo depois de os apagar e antes de tentar recuperar os ficheiros. Se for esse o caso, será preciso tentar o próximo método para recuperar os dados perdidos.

Alguns ficheiros de maior dimensão são demasiado grandes para caber no Lixo, e são eliminados imediatamente, de forma permanente, não podendo também ser recuperados desta forma.

2. Restaurando versões anteriores de um arquivo

Outro método de recuperação interno do Windows é restaurar uma versão anterior de um ficheiro ou pasta. Para restaurar a versão anterior de um ficheiros:

  • Abra o Explorador de Ficheiros.
  • Navegue para o ficheiro ou pasta que deseja recuperar.
  • Clique com o botão da direita do rato e selecione Restaurar versões anteriores.
  • Selecione a versão que deseja recuperar da lista fornecida pelo Windows.
  • Clique no botão Restaurar para recuperar os dados.

Pode haver alguns problemas que é necessário ultrapassar para usar este procedimento com êxito. Em primeiro lugar, é necessário que haja versões anteriores do ficheiro no disco — e pode não ser esse o caso de ficheiros criados recentemente.

Também pode acontecer terem sido feitas alterações substanciais nos dados, o que reduz a utilidade de restaurar uma versão anterior. Se esses problemas afetarem a sua capacidade de usar este método, talvez seja necessário usar software de recuperação de dados para recuperar os ficheiros perdidos.

3. Restaurar a partir de um disco de backup

Quem seguir as práticas recomendadas e fizer regularmente backup do disco rígido do computador para outro meio de armazenamento tem outras opções no momento em que  percebe que os seus dados foram inadvertidamente eliminados.

As etapas específicas para recuperar dados a partir de um disco de backup variam em função do método usado para criar os backups, mas estas etapas gerais são válidas para recuperar dados de um backup:

  • Inicie o aplicativo de backup e recuperação.
  • Pesquise no catálogo de backup os arquivos ou pastas que deseja restaurar.
  • Selecione os arquivos e instrua o software de recuperação para recuperar os dados.

Será necessário ligar-se ao armazenamento externo usado para guardar o backup, que pode ser um dispositivo físico ou um espaço de armazenamento na nuvem. Usando este método, recuperamos necessariamente uma versão mais antiga dos dados perdidos, que pode ser ou não suficiente para as suas necessidades.

aeiou // EaseUS

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.