Qual é o melhor (e o pior) supermercado? 4 mil portugueses responderam

4

Mercadona

Supermercados Mercadona

A qualidade dos produtos é prioridade para poucos consumidores portugueses. Maioria nunca fez compras online.

Em dia de Black Friday, de “loucura” em diversos espaços comerciais, partilhamos um inquérito da DECO PROTeste que procurou saber quais são os supermercados preferidos dos portugueses.

Quase 4.500 respostas indicam que para ir à loja, fisicamente, o Mercadona é o preferido. A empresa espanhola supera El Corte Inglés/Supercor e My Auchan, que também estão no pódio.

A líder Mercadona ganha no conforto, na indicação dos preços, na qualidade do peixe, na qualidade e disponibilidade dos produtos de marca própria e na satisfação com os produtos comprados. As promoções e os descontos é que deixam a desejar.

A cadeia El Corte Inglés/Supercor, segunda classificada, destaca-se na qualidade da carne, é líder nesse aspecto; mas também são destacados o conforto dos espaços e o estacionamento. Preços, promoções e descontos são os pontos menos positivos.

Já nas lojas My Auchan, no terceiro lugar, agradam sobretudo no estacionamento e na qualidade da carne e do peixe, lê-se no comunicado enviado ao ZAP.

Para comprar produtos de marca própria – laticínios, mercadorias, detergentes, produtos de higiene e cosméticos – a maioria prefere Lidl e Mercadona, aparecendo o Aldi mais abaixo.

Nas compras online, o site do El Corte Inglés foi o mais votado nas mais de 4 mil respostas ao estudo – mas 74% nunca fizeram compras através da internet.

A precisão na entrega é ponto essencial nesta avaliação, onde se destacam El Corte Inglés e Pingo Doce (Mercadão); disponibilidade dos produtos, pontualidade da entrega e condição dos produtos à chegada também são importantes.

Os piores supermercados neste inquérito foram Pingo Doce e Continente Modelo, na Madeira, devido aos preços. O Minipreço, em todo o país, também obteve uma baixa classificação, devido ao estacionamento e conforto – e a falta de produtos biológicos foi a crítica que se repetiu mais.

Muitos portugueses são fiéis: 53% vão ao mesmo supermercado todas as semanas.

Os factores que influenciam mais a escolha do local de compras são: preço conforto da loja (espaço, limpeza e luminosidade) e a distância de casa.

A qualidade dos produtos é prioridade para somente 15% dos consumidores.

Em relação à frequência, mais de metade (55%) dos inquiridos vai ao supermercado uma ou duas vezes por semana.

ZAP //

4 Comments

  1. Para mim o melhor “supermercado” è os chamados pequeninos..comercio próprio…estão logo “ na esquina” e tem sempre o que procuro num supermercado…mas isto sou eu que gosto de fazer compras diárias, longe dos lobbies

  2. Para mim o Mercadona continua a ser mais falatório do que outra coisa. Tem produtos bons, claro que sim, mas eram bem mais baratos quando entraram no nosso país, agora já estão bem mais caros! Eu normalmente sou mais ALDI ou Lidl, gosto muito dos produtos deles.

  3. CUIDADO, com as CHAMADAS “PROMOÇÕES”, existem supermercados que com as mentes brilhantes dos seus Gestores, colocam PREÇOS ALTAMENTE INFLACIONADOS nos produtos.
    Que mesmo com as Promoções, o Valor, é em MUITO SUPERIOR AO VALOR REAL.
    Exemplo: O SUN LIMPA MÁQUINAS PARA A LOIÇA, cujo o preço normal é de 2,89€, este fim de semana no AUCHAN ALFRAGIDE, este Produto estava com o Valor indicado antes Promoção de 9,99€, com 50⁰/ de promoção, ou seja, valor Muito Superiorao Valor Real.
    Infelizmente é uma realidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.