Melhor baguete de Paris é portuguesa e vai à mesa de Hollande

Mark H. Anbinder / Flickr

-

A pastelaria “Aux Délices du Palais“, cujo dono é português, ganhou pela segunda vez o prémio para a ‘Melhor Baguete de Paris’, e irá fornecer o Palácio do Eliseu no próximo ano.

António Teixeira chegou a França com seis anos. Em 1998 ganhou a Melhor Baguete de Paris. Em 2014, o filho, Anthony Teixeira, seguiu as pisadas do pai e voltou a conquistar o galardão.

“Há muito mais visibilidade porque na primeira vez que ganhámos, podiam dizer que foi um bocado de sorte. Agora mostrámos que a haver sorte, é mínima. Hoje temos uma qualidade comprovada, não é uma sorte”, disse hoje à agência Lusa António Teixeira.

Questionado sobre a origem da sabedoria que leva a família a conquistar os troféus, António Teixeira responde que não a foi buscar a Portugal, porque aprendeu o ofício com franceses, mas não nega que haja uma certa “saudade portuguesa” na massa do melhor pão de Paris.

O filho, Anthony Teixeira, reconhece os ensinamentos da pai e espera agora ganhar o prémio no concurso que abrange toda a região de Paris.

“Ele deu-me algumas bases e depois fazemos à nossa maneira, melhoramos de ano para ano”, afirma.

“É um grande orgulho porque tenho 24 anos”, revelou Anthony, que considera “incrível” a possibilidade de fornecer o Eliseu.

Para concorrer à Melhor Baguete de Paris o produto deve ter entre 55 e 65 centímetros, pesar 250 e 300 gramas e ter um nível de sal de 18 gramas por quilo de farinha. As baguetes concorrentes são de seguida avaliadas segundo critérios de cozedura, gosto, odor e aparência.

Concorreram este ano 187 baguetes, avaliadas por um júri composto por 15 membros, entre os quais o vencedor da Melhor Baguete de Paris de 2013.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …