Mais de meio milhão não respondeu ao SMS para agendar vacinação

Vasco Célio / Lusa

Desde que arrancou a campanha de vacinação contra a covid-19 em Portugal, foram enviados cerca de dois milhões de SMS para agendamento. Até à data, quase 27% ficaram sem resposta.

O jornal Público avança, esta quinta-feira, que dos cerca de dois milhões de SMS para agendamento enviados, quase 27% ficaram sem resposta. Segundo o último balanço da task force, a maior parte das pessoas (71%) respondeu que sim e uma parcela muito pequena – que ronda os 2% – reagiu com um não.

Isto significa que mais de meio milhão não respondeu à mensagem. Ainda assim, o diário salvaguarda que a percentagem de SMS que ficam sem resposta tem vindo a diminuir à medida que vão sendo convocadas pessoas cada vez mais jovens.

Em relação ao auto-agendamento, a percentagem de SMS que fica sem resposta é inferior, ficando abaixo dos 5%. Desde 23 de abril, o portal registou 530 mil inscrições.

É importante salientar que, além das mensagens enviadas por telemóvel, os cidadãos podem ser convocados por telefone, pelos profissionais dos centros de saúde ou das autarquias, ou até por militares que estão a colaborar nesta mega-operação.

Ao diário, a task force admitiu ainda que é natural que haja uma percentagem residual de utentes que confirmam o agendamento mas não aparecem, por motivos imprevistos.

Além disso, salientou que pode haver alguma dificuldade em administrar todas as vacinas disponíveis, quando uma faixa etária se aproxima do fim. É o que está a acontecer com os utentes com mais de 60 anos, o que explica que, em alguns pontos do país, já haja pessoas acima dos 50 anos a serem vacinadas.

As agendas dos centros de saúde e a agenda central dos Serviços partilhados do Ministério da Saúde também têm ritmos diferentes, o que provoca alguns percalços.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Putin retira Rússia do tratado "Céus Abertos"

Vladimir Putin assinou, esta segunda-feira, uma lei que formaliza a saída da Rússia do Tratado "Céus Abertos", um pacto internacional que permite voos de vigilância sobre instalações militares de outros membros. A decisão acontece após …

Apagão mundial. Falha de servidores deixa centenas de sites em baixo

Vários sites e serviços digitais por todo o mundo estão a falhar, nesta terça-feira. Um problema que afecta plataformas como Google, Gmail e Twitter, mas também sites de órgãos de informação e de bancos. As páginas …

BE, Livre e Volt unem-se para apoiar independente contra Isaltino Morais em Oeiras

Bloco de Esquerda, Livre e Volt vão apoiar a candidatura da independente Carla Castelo, numa coligação que procura derrotar a eventual recandidatura de Isaltino Morais.  Carla Castelo, ex-jornalista da SIC, vai ser candidata à Câmara Municipal …

Regresso de Alex Telles ao FC Porto é sonho difícil

Os responsáveis do Manchester United já asseguraram ao defesa brasileiro que estão a contar com ele para a próxima temporada. De acordo com o jornal A Bola, o nome de Alex Telles voltou a ser associado …

CDS exige que Costa e Pedro Nuno Santos peçam desculpa pela "nacionalização desastrosa" da TAP

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, é "o ministro mais à esquerda do Governo socialista" e "o campeão dos despedimentos num Governo que bateu todos os recordes …

Estes são os jogadores mais valiosos do mundo. Há nove portugueses na lista

O Observatório do Futebol elaborou uma lista com os 100 jogadores mais valiosos do mundo, na qual figuram nove portugueses. Bruno Fernandes está no quinto lugar. O mercado de transferências de verão está aí à porta, …

Ricardo Esgaio já tem contrato à espera no Sporting

O Sporting propõe ao lateral um acordo válido por cinco temporadas, até 2026, com um vencimento anual líquido de 500 mil euros. De acordo com o jornal Record, tanto o Sporting como o Sporting de Braga …

Lesados do BES avançam com pedido de indemnização de 550 milhões à KPMG

Um fundo que reúne os lesados do BES avançou com um pedido de indemnização à auditora KPMG no valor de mais de 550 milhões de euros. De acordo com o jornal online ECO, a ação do …

Apoio a rendas chega a poucos e com atrasos (que quase resultam em despejos)

O apoio criado pelo Governo para ajudar a pagar as rendas habitacionais chegou apenas a 769 famílias, com atrasos que quase resultam em despejos. Face às consequências da pandemia de covid-19, o Governo criou um "regime …

Atlético de Madrid quer Bernardo Silva e já tem "moeda de troca" para negociar

O Atlético de Madrid está interessado em Bernardo Silva, mas não se convence pelo preço exigido pelo Manchester City. Como tal, os madrilenos oferecem Saúl Ñiguez para troca. Bernardo Silva é um dos jogadores mais cotados …