Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

edwin.11 / Wikimedia

A arma antiga que todos os dias é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos.

Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday Gun, como é conhecida, é na verdade uma antiga peça de artilharia naval com um lado até bondoso. Recebeu o nome da sua proprietária, Jardine Matheson Company, empresa fundada no início da década de 1830.

Esta poderosa companhia com sede em Hong Kong, que tem negócios em várias áreas, desde o setor imobiliário ao automóvel, é conhecida pelo seu impressionante arranha-céus em Victoria Harbour, a poucos quilómetros de onde fica esta antiga arma, na Baía de Causeway.

Segundo a estação televisiva, há várias histórias sobre esta arma, que acabou por se tornar uma atração turística, mas a mais comummente repetida é que, durante a era colonial britânica, era disparada sempre que o dono da Jardine Matheson entrava ou saía do edifício.

Este homem era localmente conhecido como “taipan”, a palavra chinesa para referir um chefe não chinês de uma empresa com sede na China. O terreno onde se encontra a arma ainda hoje pertence à Jardine Matheson e foi o primeiro terreno vendido a uma empresa privada ocidental em Hong Kong.

De acordo com uma lenda, o som da arma a ser disparada – que ainda hoje é forte o suficiente para despertar a atenção das pessoas que por ali passam – causou tal impressão na Marinha Real Britânica, estacionada nas proximidades, que esta ordenou que fosse disparada todos os dias, ao meio-dia, como uma forma de garantir que os relógios de toda a gente estavam coordenados.

Outra versão da história é que o “taipan” da Jardine Matheson era saudado por uma saudação de 21 tiros, para horror dos militares locais, que reservavam essa tradição apenas para oficiais de alta patente. Como resultado, a Marinha “puniu” a empresa, forçando-a a instituir este tiroteio diário.

Seja qual for a verdadeira história, certo é que continua a ser uma tradição que já sobreviveu a Guerras Mundiais, transferências de Governo e grandes incidentes climáticos. E só há uma exceção à regra: na véspera do Ano Novo, a arma é disparada à meia-noite.

Para quem visita Hong Kong, é bom saber que esta atração pode ser visitada todos os dias, das 12h00 às 12h30, e é até possível ter a honra de disparar a arma.

Para isso, é necessário doar uma quantia, não propriamente pequena, à MINDSET, uma organização ligada à saúde mental financiada pela Jardine. A doação mínima é de 28 mil dólares de Hong Kong para singulares, cerca de 2.960 euros, e 38 mil para empresas (cerca de quatro mil euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …