Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

edwin.11 / Wikimedia

A arma antiga que todos os dias é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos.

Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday Gun, como é conhecida, é na verdade uma antiga peça de artilharia naval com um lado até bondoso. Recebeu o nome da sua proprietária, Jardine Matheson Company, empresa fundada no início da década de 1830.

Esta poderosa companhia com sede em Hong Kong, que tem negócios em várias áreas, desde o setor imobiliário ao automóvel, é conhecida pelo seu impressionante arranha-céus em Victoria Harbour, a poucos quilómetros de onde fica esta antiga arma, na Baía de Causeway.



Segundo a estação televisiva, há várias histórias sobre esta arma, que acabou por se tornar uma atração turística, mas a mais comummente repetida é que, durante a era colonial britânica, era disparada sempre que o dono da Jardine Matheson entrava ou saía do edifício.

Este homem era localmente conhecido como “taipan”, a palavra chinesa para referir um chefe não chinês de uma empresa com sede na China. O terreno onde se encontra a arma ainda hoje pertence à Jardine Matheson e foi o primeiro terreno vendido a uma empresa privada ocidental em Hong Kong.

De acordo com uma lenda, o som da arma a ser disparada – que ainda hoje é forte o suficiente para despertar a atenção das pessoas que por ali passam – causou tal impressão na Marinha Real Britânica, estacionada nas proximidades, que esta ordenou que fosse disparada todos os dias, ao meio-dia, como uma forma de garantir que os relógios de toda a gente estavam coordenados.

Outra versão da história é que o “taipan” da Jardine Matheson era saudado por uma saudação de 21 tiros, para horror dos militares locais, que reservavam essa tradição apenas para oficiais de alta patente. Como resultado, a Marinha “puniu” a empresa, forçando-a a instituir este tiroteio diário.

Seja qual for a verdadeira história, certo é que continua a ser uma tradição que já sobreviveu a Guerras Mundiais, transferências de Governo e grandes incidentes climáticos. E só há uma exceção à regra: na véspera do Ano Novo, a arma é disparada à meia-noite.

Para quem visita Hong Kong, é bom saber que esta atração pode ser visitada todos os dias, das 12h00 às 12h30, e é até possível ter a honra de disparar a arma.

Para isso, é necessário doar uma quantia, não propriamente pequena, à MINDSET, uma organização ligada à saúde mental financiada pela Jardine. A doação mínima é de 28 mil dólares de Hong Kong para singulares, cerca de 2.960 euros, e 38 mil para empresas (cerca de quatro mil euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …