A PSP do Porto deteve, esta segunda-feira, três pessoas durante uma megaoperação de prevenção criminal que decorreu nos bairros da Pasteleira e de Pinheiro Torres.
Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP do Porto confirmou que foram detidas três pessoas, duas das quais por tráfico de droga e outra por falta de carta de condução.
Além das detenções, foram apreendidos diversos estupefacientes que “ainda não foram contabilizados”, identificadas “dezenas” de pessoas, cerca de 30, e fiscalizadas 20 viaturas.
A megaoperação de prevenção criminal contou com vários elementos de diferentes valências da PSP e da Policia Municipal do Porto, tendo sido acompanhada pela superintendente da PSP do Porto, comandante Paula Peneda, e pelo presidente da autarquia, o independente Rui Moreira.
Depois da operação, o autarca insistiu na necessidade de fazer alterações legislativas “urgentes” que permitam fortalecer os poderes das forças de segurança no combate ao consumo e ao tráfico de droga na via pública.
“Tenho alertado para a necessidade de se fazerem alterações legislativas urgentes, para não acontecer aquilo que os moradores dizem: ‘A polícia vem cá, resolve o assunto, detém três pessoas e passado um tempo eles estão cá novamente a fazer as mesmas coisas’ e a criar intranquilidade”, alertou.
O Presidente da Câmara disse ter estado à conversa com alguns moradores, que garantiram sentir-se mais seguros nestas ocasiões, tendo lamentado “que continue a haver muitas pessoas que se sentem sequestradas nos seus bairros”.
“É muito importante para as pessoas entenderem que este é um esforço conjunto, porque têm muita dificuldade em compreender que a responsabilidade nesta matéria não é das câmaras”, salientou ainda Rui Moreira.
ZAP // Lusa