Megaestrutura alienígena ficou ainda mais misteriosa

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Há um ano que a estrela KIC 8462852 – batizada de estrela Tabby – até então praticamente desconhecida, se tornou uma obsessão de muitos astrónomos e apaixonados pelo espaço, que acreditavam que poderia ser o resultado de uma megaestrutura alienígena.

O corpo espacial não revelou sinais de extraterrestres, mas as coisas ficaram ainda mais misteriosas.

O astrónomo Ben Montet, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Joshua Simon, do Instituto Carnegie, nos EUA, estudaram as imagens captadas pela sonda Kepler e descobriram que o brilho da estrela se reduz, em certos momentos, em 20% e que o seu fluxo radiante total diminuiu nos últimos quatro anos.

Segundo os investigadores, nos primeiros três anos de observação, a luminosidade da estrela diminuiu aproximadamente 0,34% por ano e nos 200 dias seguintes, a estrela escureceu ainda mais rápido, em 2% antes de se estabilizar

No geral, a estrela ficou 3% menos iluminada nos anos em que a sonda Kepler a observou – pode não parecer, mas é uma mudança enorme – enquanto que as outras 500 estrelas ao seu redor não revelaram qualquer alteração.

“Gastamos um grande tempo a tentar convencer-nos de que não era real. Não conseguimos”, afirmou Ben Montet.

Algumas das explicações mais credíveis para a origem desta megaestrutura – uma família de cometas, o efeito de uma estrela distorcida ou os restos de um planeta estilhaçado – conseguem explicar o efeito de ofuscamento a longo prazo, enquanto outras explicam a cintilação a curto prazo, mas como Montet afirma “nada explica tudo muito bem”.

E, como o mistério não pode ser desvendado sem imagens melhores do corpo espacial, é exatamente isso que a astrónoma que descobriu a estrela, Tabby Boyajian, quer fazer.

Boyajian conseguiu recolher o financiamento necessário para utilizar o Observatório Global de Las Cubres através uma campanha de crowdfunding, e pretende observar a sua estrela durante um ano inteiro para tentar captar o momento exato em que a estrela muda a sua luminosidade.

Se isso acontecer, vários telescópios por todo mundo vão estar prontos para entrar em ação.

E talvez um dia o mistério da megaestrutura alienígena seja resolvido.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Dois anos depois, primeiro produto de canábis chega às farmácias em abril

Dois anos depois de aprovada a lei, as farmácias portuguesas já receberam "luz verde" para começar a vender o primeiro produto de canábis a partir de abril. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

"Sucesso completo". China declara (outra vez) que erradicou a pobreza extrema

O Presidente da China, Xi Jinping, declarou esta quinta-feira oficialmente que o país concluiu a "árdua tarefa" de erradicar a pobreza extrema, apontando que 98,99 milhões de pessoas saíram daquela condição nos últimos oito anos. "Hoje, …

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …