Megaestrutura alienígena ficou ainda mais misteriosa

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Há um ano que a estrela KIC 8462852 – batizada de estrela Tabby – até então praticamente desconhecida, se tornou uma obsessão de muitos astrónomos e apaixonados pelo espaço, que acreditavam que poderia ser o resultado de uma megaestrutura alienígena.

O corpo espacial não revelou sinais de extraterrestres, mas as coisas ficaram ainda mais misteriosas.

O astrónomo Ben Montet, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Joshua Simon, do Instituto Carnegie, nos EUA, estudaram as imagens captadas pela sonda Kepler e descobriram que o brilho da estrela se reduz, em certos momentos, em 20% e que o seu fluxo radiante total diminuiu nos últimos quatro anos.

Segundo os investigadores, nos primeiros três anos de observação, a luminosidade da estrela diminuiu aproximadamente 0,34% por ano e nos 200 dias seguintes, a estrela escureceu ainda mais rápido, em 2% antes de se estabilizar

No geral, a estrela ficou 3% menos iluminada nos anos em que a sonda Kepler a observou – pode não parecer, mas é uma mudança enorme – enquanto que as outras 500 estrelas ao seu redor não revelaram qualquer alteração.

“Gastamos um grande tempo a tentar convencer-nos de que não era real. Não conseguimos”, afirmou Ben Montet.

Algumas das explicações mais credíveis para a origem desta megaestrutura – uma família de cometas, o efeito de uma estrela distorcida ou os restos de um planeta estilhaçado – conseguem explicar o efeito de ofuscamento a longo prazo, enquanto outras explicam a cintilação a curto prazo, mas como Montet afirma “nada explica tudo muito bem”.

E, como o mistério não pode ser desvendado sem imagens melhores do corpo espacial, é exatamente isso que a astrónoma que descobriu a estrela, Tabby Boyajian, quer fazer.

Boyajian conseguiu recolher o financiamento necessário para utilizar o Observatório Global de Las Cubres através uma campanha de crowdfunding, e pretende observar a sua estrela durante um ano inteiro para tentar captar o momento exato em que a estrela muda a sua luminosidade.

Se isso acontecer, vários telescópios por todo mundo vão estar prontos para entrar em ação.

E talvez um dia o mistério da megaestrutura alienígena seja resolvido.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …