Megaestrutura alienígena ficou ainda mais misteriosa

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Há um ano que a estrela KIC 8462852 – batizada de estrela Tabby – até então praticamente desconhecida, se tornou uma obsessão de muitos astrónomos e apaixonados pelo espaço, que acreditavam que poderia ser o resultado de uma megaestrutura alienígena.

O corpo espacial não revelou sinais de extraterrestres, mas as coisas ficaram ainda mais misteriosas.

O astrónomo Ben Montet, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Joshua Simon, do Instituto Carnegie, nos EUA, estudaram as imagens captadas pela sonda Kepler e descobriram que o brilho da estrela se reduz, em certos momentos, em 20% e que o seu fluxo radiante total diminuiu nos últimos quatro anos.

Segundo os investigadores, nos primeiros três anos de observação, a luminosidade da estrela diminuiu aproximadamente 0,34% por ano e nos 200 dias seguintes, a estrela escureceu ainda mais rápido, em 2% antes de se estabilizar

No geral, a estrela ficou 3% menos iluminada nos anos em que a sonda Kepler a observou – pode não parecer, mas é uma mudança enorme – enquanto que as outras 500 estrelas ao seu redor não revelaram qualquer alteração.

“Gastamos um grande tempo a tentar convencer-nos de que não era real. Não conseguimos”, afirmou Ben Montet.

Algumas das explicações mais credíveis para a origem desta megaestrutura – uma família de cometas, o efeito de uma estrela distorcida ou os restos de um planeta estilhaçado – conseguem explicar o efeito de ofuscamento a longo prazo, enquanto outras explicam a cintilação a curto prazo, mas como Montet afirma “nada explica tudo muito bem”.

E, como o mistério não pode ser desvendado sem imagens melhores do corpo espacial, é exatamente isso que a astrónoma que descobriu a estrela, Tabby Boyajian, quer fazer.

Boyajian conseguiu recolher o financiamento necessário para utilizar o Observatório Global de Las Cubres através uma campanha de crowdfunding, e pretende observar a sua estrela durante um ano inteiro para tentar captar o momento exato em que a estrela muda a sua luminosidade.

Se isso acontecer, vários telescópios por todo mundo vão estar prontos para entrar em ação.

E talvez um dia o mistério da megaestrutura alienígena seja resolvido.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …