Astrónoma lança campanha de crowdfunding para estudar a estrela inexplicável

(dr) Danielle Futselaar / SETI International

Será a KIC 8462852 uma esfera Dyson?

Será a KIC 8462852 uma esfera Dyson?

Uma astrónoma da Universidade de Yale, Estados Unidos, iniciou uma campanha de crowdfunding para financiar o estudo da misteriosa estrela cujo brilho parece só poder explicar-se com um conceito de ficção científica, aplicável a civilizações extraterrestres avançadas.

Das 150.000 estrelas analisadas pelo telescópio espacial Kepler, só uma, até ao momento, deixou os astrónomos sem explicação: a KIC 8462852, também conhecida como Tabby´s Star, em homenagem a Tabetha Boyajian, a cientista de Yale que começou a investigar esta estrela distante da Via Láctea.

No outono de 2015, um grupo de cientistas e de cidadãos descobriu uma estrela com um brilho que não pode ser facilmente explicado por fenómenos naturais e que podia ser a primeira prova de uma teoria elaborada há décadas, a esfera Dyson, para detetar civilizações avançadas no espaço.

A estrela tem desconcertado os astrónomos nos últimos meses, depois de investigadores terem notado que as grandes quedas na curva da sua luz não faziam sentido no contexto dos planetas.

As explicações para o estranho comportamento da estrela variaram – desde uma nuvem de cometas na sua órbita, até mega-estruturas alienígenas construídas à sua volta.

Mas as mega-estruturas não são cometas e ainda não têm explicação.

O telescópio Kepler, que armazenou dados de estrelas com possíveis planetas de 2009 a 2013, permitiu analisar o brilho de um aglomerado de estrelas na constelação Cygnus para determinar se estas estrelas são orbitadas por corpos celestes, algo que permitiu comprovar que a maioria das estrelas forma sistemas planetários.

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

“A partir de uma dúzia de explicações naturais que temos nenhuma se encaixa com o brilho dessa estrela. A teoria de uma esfera Dyson é algo que poderia explicar a luminosidade irregular, mas é muito geral”, explica Tabetha Boyajian, numa entrevista à agência EFE.

A esfera Dyson é uma hipotética megaestrutura de painéis em torno de uma estrela que seria utilizada por uma civilização avançada que consumiu os recursos do seu planeta e necessita de enormes quantidades de energia.

Esta teoria, desenvolvida pelo físico Freeman Dyson nos anos 1960, podia explicar o motivo pelo qual o brilho da estrela de Tabby não tem uma alteração periódica e escurece quase totalmente em certas ocasiões, algo que nunca se tinha detetado.

“Queremos dirigir à estrela uma rede de telescópios privados em todo o mundo para permitir monitorizá-la constantemente e detetar quando o brilho de desvanece para fazermos medições”, explicou Tabetha Boyajian.

Para o fazer, Tabetha Boyajian lançou uma campanha de crowdfunding no Kickstarter – com a qual espera angariar perto de 88.000 euros até ao final do mês.

Embora seja difícil, Boyajian está confiante de que poderosos observatórios terrestres podem observar outros comprimentos de onda da estrela, que não é visível a partir da Terra três meses por ano.

“Precisamos de monitorizar constantemente as flutuações na luz da estrela para sabermos em que momento o brilho começa a diminuir”, explica a astrónoma.

“É a única forma de desvendarmos a razão por trás do estranho comportamento desta estrela misteriosa”, diz Tabetha Boyajian.

Bret Hartman / TED

A astrónoma Tabetha Boyajian no TED2016

A astrónoma Tabetha Boyajian no TED2016

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …

Os Vikings podem ter fumado canábis enquanto exploravam a América do Norte

A descoberta do pólen de canábis perto de um assentamento Viking na Terra Nova levanta a questão sobre se os vikings fumavam ou comiam canábis enquanto exploravam a América do Norte. Os investigadores também encontraram evidências …

Marcelo confessa que vai ter “verdadeiramente saudades” da atual composição do Parlamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confessou esta quarta-feira que vai ter "verdadeiramente saudades" da atual composição da Assembleia da República, salientando a centralidade inédita do parlamento na atual legislatura. Por ocasião do final …

Bebé Matilde vai ter alta do hospital esta quinta-feira

A bebé Matilde, que nasceu com atrofia espinhal muscular tipo I e tem estado internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ter alta esta quinta-feira. Os pais dizem ainda que não têm novidades …