Afinal a mega-estrutura extra-terrestre não são cometas – e não tem explicação

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

No ano passado,um astrónomo chamou a atenção da comunidade científica ao afirmar que uma das estrelas observadas pelo Kepler podia conter mega-estruturas extraterrestres à sua volta – um estranho caso que acabou de ficar ainda mais estranho ao excluir-se, recentemente, uma nuvem de cometas do conjunto de possíveis razões. 

Conhecida como KIC 8462852, a estrela tem desconcertado os astrónomos nos últimos meses depois de uma equipa de investigadores notar que as grandes quedas na curva da sua luz não faziam sentido no contexto dos planetas. As explicações variaram desde uma nuvem de cometas que orbitam até mega-estruturas alienígenas.

Os primeiros sinais desse exotismo espacial vieram do telescópio espacial Kepler – o “caça-planetas” da NASA -, que observou essa região do céu continuamente entre 2009 e 2013.

A maioria das estrelas que albergam planetas têm quebras de luminosidade pequenas e regulares quando os seus planetas passam à sua frente. No entanto, a KIC 8462852 piscou erraticamente ao longo destes quatro anos – um comportamento estelar bastante incomum, e que não pode ser explicado pelo trânsito de um planeta.

Alguns astrónomos propuseram que a KIC 84628532 poderia estar no meio de um enxame de cometas, mas o astrónomo Jason Wright, da universidade Penn State, sugeriu que a estranha distorção da estrela poderia ser resultado de um projeto de construção gigante alienígena – algo como uma esfera de Dyson.

Infelizmente, duas pesquisas independentes que poderiam indicar uma sociedade tecnológica, por sinais de rádio e feixes de laser, não deram em nada.

Agora, uma análise de observações históricas revelou que a estrela escureceu cerca de 20% ao longo do século passado. De acordo com um estudo lançado no arXiv, a hipótese do cometa também não bate com os dados, e o mistério da KIC 84628532 aprofundou-se consideravelmente.

O astrónomo Bradley Schaefer, da Universidade do Estado de Louisiana, decidiu observar placas fotográficas do céu datadas do fim do século XIX. Para sua surpresa, Schaefer descobriu que ao longo dos últimos 100 anos a emissão de luz da estrela caiu constantemente cerca de 19% – algo que é “completamente sem precedentes para qualquer estrela tipo F”.

“Isto apresenta alguns problemas para a hipótese dos cometas“, disse à New Scientist Tabetha Boyahian, investigadora da equipa que descobriu a estrela. “Precisamos de mais dados através de observação contínua para descobrir o que está a acontecer”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …