Afinal a mega-estrutura extra-terrestre não são cometas – e não tem explicação

NASA

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

No ano passado,um astrónomo chamou a atenção da comunidade científica ao afirmar que uma das estrelas observadas pelo Kepler podia conter mega-estruturas extraterrestres à sua volta – um estranho caso que acabou de ficar ainda mais estranho ao excluir-se, recentemente, uma nuvem de cometas do conjunto de possíveis razões. 

Conhecida como KIC 8462852, a estrela tem desconcertado os astrónomos nos últimos meses depois de uma equipa de investigadores notar que as grandes quedas na curva da sua luz não faziam sentido no contexto dos planetas. As explicações variaram desde uma nuvem de cometas que orbitam até mega-estruturas alienígenas.

Os primeiros sinais desse exotismo espacial vieram do telescópio espacial Kepler – o “caça-planetas” da NASA -, que observou essa região do céu continuamente entre 2009 e 2013.

A maioria das estrelas que albergam planetas têm quebras de luminosidade pequenas e regulares quando os seus planetas passam à sua frente. No entanto, a KIC 8462852 piscou erraticamente ao longo destes quatro anos – um comportamento estelar bastante incomum, e que não pode ser explicado pelo trânsito de um planeta.

Alguns astrónomos propuseram que a KIC 84628532 poderia estar no meio de um enxame de cometas, mas o astrónomo Jason Wright, da universidade Penn State, sugeriu que a estranha distorção da estrela poderia ser resultado de um projeto de construção gigante alienígena – algo como uma esfera de Dyson.

Infelizmente, duas pesquisas independentes que poderiam indicar uma sociedade tecnológica, por sinais de rádio e feixes de laser, não deram em nada.

Agora, uma análise de observações históricas revelou que a estrela escureceu cerca de 20% ao longo do século passado. De acordo com um estudo lançado no arXiv, a hipótese do cometa também não bate com os dados, e o mistério da KIC 84628532 aprofundou-se consideravelmente.

O astrónomo Bradley Schaefer, da Universidade do Estado de Louisiana, decidiu observar placas fotográficas do céu datadas do fim do século XIX. Para sua surpresa, Schaefer descobriu que ao longo dos últimos 100 anos a emissão de luz da estrela caiu constantemente cerca de 19% – algo que é “completamente sem precedentes para qualquer estrela tipo F”.

“Isto apresenta alguns problemas para a hipótese dos cometas“, disse à New Scientist Tabetha Boyahian, investigadora da equipa que descobriu a estrela. “Precisamos de mais dados através de observação contínua para descobrir o que está a acontecer”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …