A redução no IRS deve ir além do que está previsto no Programa de Estabilidade. O Governo está ainda a estudar o alargamento do IRS Jovem.
Segundo avança o Expresso, o núcleo duro do Governo está a preparar uma redução de IRS até 2026 que vai além dos mil milhões de euros previstos no Programa de Estabilidade.
Ainda não há garantias de que a medida avançara, com o executivo ainda a fazer contas sobre o seu impacto orçamental. No entanto, o primeiro-ministro deu uma pista no debate do Estado da Nação sobre a condição precisa para o corte de impostos avançar — a crença de que a economia está a sofrer uma mudança estrutural, com um aumento da produtividade e uma redução da dependência do turismo.
Uma fonte do Governo revela ao Expresso que “não seria possível diminuir impostos se o crescimento da economia fosse pontual”, e adianta que o corte no IRS já em 2024 deve superior ao que estava nos planos.
A medida deverá ser sentida maioritariamente pelos escalões mais baixos e antecipa-se também um alargamento da base elegível para o IRS Jovem. Os anúncios devem ser feitos após o regresso das férias, primeiro com medidas referentes a este ano, em Setembro, e depois em Outubro, com a proposta do Orçamento de Estado para 2024.