Portugueses “demitem” Medina (e Marcelo pode demitir o Governo se o ministro cair)

10

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa

O Governo de António Costa está em queda livre, o que surpreende se pensarmos que está no primeiro ano da maioria absoluta. Os casos e casinhos lesam a imagem do Executivo, de António Costa e dos seus ministros, nomeadamente de Fernando Medina. Marcelo Rebelo de Sousa está atento à possibilidade de usar a “bomba atómica”.

A última sondagem da Aximage para TSFJNDN coloca o Governo de António Costa em apuros. Há 41% de inquiridos que duvida que o mandato seja cumprido, mas a maioria (47%) ainda acredita que a legislatura chegará ao fim.

Apesar disso, é evidente a queda do Governo na confiança dos portugueses, com cerca de 60% de avaliação negativa.

António Costa também tem um saldo negativo de trinta pontos, com 54% de avaliações negativas.

Entre os ministros, Fernando Medina surge à cabeça com o maior saldo negativo, sendo reprovado por 55% dos inquiridos por ter continuado no cargo após a escolha de Alexandra Reis para a equipa das Finanças. 30% dos participantes na sondagem discordam “totalmente” da sua continuidade no Governo.

A esta caso da indemnização da TAP é preciso juntar ainda as suspeitas que envolvem Medina nas investigações judiciais na Câmara de Lisboa (CML).

E no caso de o ministro das Finanças se demitir devido a este processo, Marcelo admite “demitir o Governo e convidar António Costa a constituir um novo executivo”, conforme apurou o Correio da Manhã (CM).

O jornal lembrou na sexta-feira que, no âmbito do envolvimento de Medina nas investigações na CML, seria essencial aplicar o questionário para escrutinar os governantes. “É importante o esclarecimento relativamente a factos do passado e a um governante que já estava em funções antes de haver o questionário”, apontou Marcelo citado pelo CM.

Marcelo em queda e PSD não sobe

Na sondagem da Aximage para TSF-JN-DN, o próprio Marcelo também não sai bem na fotografia. O Presidente da República que habitualmente tem a popularidade em alta, está em queda. Apesar disso, ainda mantém um saldo positivo, com 45% de opiniões positivas e 35% de avaliações negativas.

Note-se que Marcelo já chegou a recolher 60% de aprovação.

Ainda assim, há mais pessoas a confiarem em Marcelo (47%) do que em António Costa (13%). Contudo, 76% das pessoas pede a Marcelo para ser mais exigente com o Governo.

Entre os inquiridos, 58% ainda espera que o Governo se segure e apenas 18% defende eleições antecipadas.

Até porque o PSD não está a recolher os “lucros” pela queda do Governo e a maioria dos inquiridos acredita que o partido de Luís Montenegro não está preparado para governar.

De resto, a oposição no conjunto também não se sai bem, somando um saldo negativo de 25 pontos.

Susana Valente, ZAP //

10 Comments

  1. Todos estes estudos de opinao, sao apenas desejos, esquecendo a cena das ultimas eleiçoes em que o PSD se aprixima do PS, depois á um empate tecnico, e depois o PSD ía ganhar, resultado, a maioria absoluta do PS.
    O eleitorado ja nao é o mesmo de á 20 ou 40 anos, já nao vai em historias, e vê a conjungaçao de forças ineditas que vai da extrema esquerda ´extrema direita com as televisoes e jornais de diversos quadrantes que investigam os ministros até ás idades de bebés, reparam que há o proposito de contrariar a vontade da maioria dos portugueses ao darem a maioria absoluta ao PS, e a continuar este claro veneno nao é de estranhar se numas proximas eleiçoes o Costa saír com uma maioria ainda mais reforçada, é esse o Problema do Marcelo, percebendo mais que todos os politicos está a prever, já que esta campanha soberva nao deixa duvidas ao mais distraido, aliás nao me admira nada que um dia se acorde com o anuncio do Costa a demitirsse precisamente baseando-se nesta soberva, e aí é certo que o BE desaparece, o Chega terá a maior desilusao experimentando pela 1ª vez uma grande derrota, acredito que IL desapareça, resultando numa mais acentuada maioria do Antonio Costa, o Povo é abesso a estas jogadas que tentam passar um atestado de estupidez, e sabe que no PSD ou noutros Partidos nao há pessoas mais serias.

    • Gostava de saber o que é abesso, soberva, conjungação,demitirsse talvez e tambem fosse bom aprender a nossa Lingua para poder melhor comentar. Tive dificuldade em perceber e tambem já vi o que continua desejando o descalabro completo a corrupção generalizada ou quer tambem um tachinho?

    • Qual maioria absuluta é que esse mostrengo ganhou mesmo? Houve fraude, como sempre, só que, desta vez, nem vergonha no focinho tiveram. Sei de fonte segura, o meu voto e os votos de toda a minha família e de muitos amigos. Por alguma razão,, todos os nossos votos noutro candidato, foram transformados em votos para esse mostrengo. Partindo do princípio que ele tenha feito isso a uma família em cada câmara do país, é claro que iria ganhar com maioria. Na minha terra diz-se que é fraude, na sua,, não sei, claro

    • A censura nao entrou em vigor, esta ja ha muito que existe em modo camuflado, assim como a falsa democracia proclamada aos 7 ventos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.