Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio médico, sem que o soubessem.

O teste de ADN correspondeu a parentes do próprio médico. “Assim que soube dos resultados, percebi que era o médico e fiquei enojada“, disse Marenda Tucker, de 36 anos, após ter feito um teste de ADN para saber sobre a sua sucessão. “Quando conversei com minha mãe sobre isto, ela sentiu-se violada“.

Este é apenas um dos muitos casos de mulheres que, durante os anos 70 e 80, recorreram a médicos especialistas em fertilidade para engravidar. Sem que soubessem, o médico usou o seu próprio esperma, apesar de garantir que se tratava de esperma anónimo.

Casos como estes já eram conhecidos nos Estados Unidos, mas a recente reportagem do The New York Times dá conta que também aconteceram na Europa. Jan Karbaat, médico holandês, morreu em abril de 2017 com 56 filhos. O especialista em fertilidade continuou a exercer até 2009, quando foi proibido pelas autoridades holandesas.

“O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura”, tentou explicar J.P. Vandervoodt, um dos advogados de Karbaat.

O Expresso explica que, na altura, muitos médicos acreditavam que quanto mais recente a amostra fosse, mais saudáveis eram as células e maior era a probabilidade de a mulher engravidar. No entanto, não se sabe se esta era a verdadeira razão pela qual os especialistas usavam o seu próprio esperam nas pacientes.

Jody Madeira, professora de Direito na Universidade do Indiana e especialista no tema, diz que este poderia ser o caso, já que nem sempre tinham esperma de outros dados disponível.

Contudo, abre ainda a porta a uma possibilidade mais aterrorizante. “Penso que pode haver razões que têm que ver com a sensação de poder: narcisismo, perturbações psicológicas ou simplesmente sentirem-se atraídos pelas suas pacientes”.

O número de casos de mulheres que descobrem que foi utilizado sémen do seu médico para as suas gravidezes chega às centenas e tem tendência a aumentar. Não porque a prática seja recorrente nos dias de hoje, mas porque os testes de ADN “ao domicílio” são cada vez mais comuns, o que pode levar mais pessoas a descobrirem os seus verdadeiros pais biológicos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura” doador anónimo e resultou em 56 gravidezes em pacientes suas. o assunto é sério de mais para desculpas tão esfarrapadas.

    • Com esse racio de sucesso, se porventura era doador anónimo, é uma pena que não tenha jogado muitas vezes no Euromilhões!
      Só que esta segunda opção teria porventura garantido a independência económica, mas nunca uma tamanha descendência…

  2. Em suma, se fosse de um gajo qualquer, sem stress! Como era do médico que lhes tinha visto a “pardaloca”, as senhoras sentiram-se violadas….
    A hipocrisia não tem limites!!!

      • Em suma, como não alinha no politicamente correcto já é estúpido.
        Não é a hipocrisia e a incoerência das senhoras que o Sr. contesta. É o comentário que saliento óbvio.
        Enfim, haja paciência…

    • Completamente de acordo!
      O médico fez o que lhe foi pedido (fertilização com esperma “anonimo”), portanto, agora não há nada de que reclamar!…
      .
      Gostei do nome da professora de direito: Jody Madeira

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …