Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio médico, sem que o soubessem.

O teste de ADN correspondeu a parentes do próprio médico. “Assim que soube dos resultados, percebi que era o médico e fiquei enojada“, disse Marenda Tucker, de 36 anos, após ter feito um teste de ADN para saber sobre a sua sucessão. “Quando conversei com minha mãe sobre isto, ela sentiu-se violada“.

Este é apenas um dos muitos casos de mulheres que, durante os anos 70 e 80, recorreram a médicos especialistas em fertilidade para engravidar. Sem que soubessem, o médico usou o seu próprio esperma, apesar de garantir que se tratava de esperma anónimo.

Casos como estes já eram conhecidos nos Estados Unidos, mas a recente reportagem do The New York Times dá conta que também aconteceram na Europa. Jan Karbaat, médico holandês, morreu em abril de 2017 com 56 filhos. O especialista em fertilidade continuou a exercer até 2009, quando foi proibido pelas autoridades holandesas.

“O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura”, tentou explicar J.P. Vandervoodt, um dos advogados de Karbaat.

O Expresso explica que, na altura, muitos médicos acreditavam que quanto mais recente a amostra fosse, mais saudáveis eram as células e maior era a probabilidade de a mulher engravidar. No entanto, não se sabe se esta era a verdadeira razão pela qual os especialistas usavam o seu próprio esperam nas pacientes.

Jody Madeira, professora de Direito na Universidade do Indiana e especialista no tema, diz que este poderia ser o caso, já que nem sempre tinham esperma de outros dados disponível.

Contudo, abre ainda a porta a uma possibilidade mais aterrorizante. “Penso que pode haver razões que têm que ver com a sensação de poder: narcisismo, perturbações psicológicas ou simplesmente sentirem-se atraídos pelas suas pacientes”.

O número de casos de mulheres que descobrem que foi utilizado sémen do seu médico para as suas gravidezes chega às centenas e tem tendência a aumentar. Não porque a prática seja recorrente nos dias de hoje, mas porque os testes de ADN “ao domicílio” são cada vez mais comuns, o que pode levar mais pessoas a descobrirem os seus verdadeiros pais biológicos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura” doador anónimo e resultou em 56 gravidezes em pacientes suas. o assunto é sério de mais para desculpas tão esfarrapadas.

    • Com esse racio de sucesso, se porventura era doador anónimo, é uma pena que não tenha jogado muitas vezes no Euromilhões!
      Só que esta segunda opção teria porventura garantido a independência económica, mas nunca uma tamanha descendência…

  2. Em suma, se fosse de um gajo qualquer, sem stress! Como era do médico que lhes tinha visto a “pardaloca”, as senhoras sentiram-se violadas….
    A hipocrisia não tem limites!!!

      • Em suma, como não alinha no politicamente correcto já é estúpido.
        Não é a hipocrisia e a incoerência das senhoras que o Sr. contesta. É o comentário que saliento óbvio.
        Enfim, haja paciência…

    • Completamente de acordo!
      O médico fez o que lhe foi pedido (fertilização com esperma “anonimo”), portanto, agora não há nada de que reclamar!…
      .
      Gostei do nome da professora de direito: Jody Madeira

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …