Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio médico, sem que o soubessem.

O teste de ADN correspondeu a parentes do próprio médico. “Assim que soube dos resultados, percebi que era o médico e fiquei enojada“, disse Marenda Tucker, de 36 anos, após ter feito um teste de ADN para saber sobre a sua sucessão. “Quando conversei com minha mãe sobre isto, ela sentiu-se violada“.

Este é apenas um dos muitos casos de mulheres que, durante os anos 70 e 80, recorreram a médicos especialistas em fertilidade para engravidar. Sem que soubessem, o médico usou o seu próprio esperma, apesar de garantir que se tratava de esperma anónimo.

Casos como estes já eram conhecidos nos Estados Unidos, mas a recente reportagem do The New York Times dá conta que também aconteceram na Europa. Jan Karbaat, médico holandês, morreu em abril de 2017 com 56 filhos. O especialista em fertilidade continuou a exercer até 2009, quando foi proibido pelas autoridades holandesas.

“O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura”, tentou explicar J.P. Vandervoodt, um dos advogados de Karbaat.

O Expresso explica que, na altura, muitos médicos acreditavam que quanto mais recente a amostra fosse, mais saudáveis eram as células e maior era a probabilidade de a mulher engravidar. No entanto, não se sabe se esta era a verdadeira razão pela qual os especialistas usavam o seu próprio esperam nas pacientes.

Jody Madeira, professora de Direito na Universidade do Indiana e especialista no tema, diz que este poderia ser o caso, já que nem sempre tinham esperma de outros dados disponível.

Contudo, abre ainda a porta a uma possibilidade mais aterrorizante. “Penso que pode haver razões que têm que ver com a sensação de poder: narcisismo, perturbações psicológicas ou simplesmente sentirem-se atraídos pelas suas pacientes”.

O número de casos de mulheres que descobrem que foi utilizado sémen do seu médico para as suas gravidezes chega às centenas e tem tendência a aumentar. Não porque a prática seja recorrente nos dias de hoje, mas porque os testes de ADN “ao domicílio” são cada vez mais comuns, o que pode levar mais pessoas a descobrirem os seus verdadeiros pais biológicos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “O Dr. Karbaat poderia ter sido um doador anónimo — não sabemos disso. Não havia sistema de registo na altura” doador anónimo e resultou em 56 gravidezes em pacientes suas. o assunto é sério de mais para desculpas tão esfarrapadas.

    • Com esse racio de sucesso, se porventura era doador anónimo, é uma pena que não tenha jogado muitas vezes no Euromilhões!
      Só que esta segunda opção teria porventura garantido a independência económica, mas nunca uma tamanha descendência…

  2. Em suma, se fosse de um gajo qualquer, sem stress! Como era do médico que lhes tinha visto a “pardaloca”, as senhoras sentiram-se violadas….
    A hipocrisia não tem limites!!!

      • Em suma, como não alinha no politicamente correcto já é estúpido.
        Não é a hipocrisia e a incoerência das senhoras que o Sr. contesta. É o comentário que saliento óbvio.
        Enfim, haja paciência…

    • Completamente de acordo!
      O médico fez o que lhe foi pedido (fertilização com esperma “anonimo”), portanto, agora não há nada de que reclamar!…
      .
      Gostei do nome da professora de direito: Jody Madeira

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …