Médicos exigem concurso para assistente graduado

USN

foto: USN

foto: USN

O congresso da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que decorreu no sábado e hoje em Coimbra, “reivindica a abertura de concurso para assistente graduado sénior “já no início de 2014”.

Está a decorrer, “neste momento, um concurso para o preenchimento de 130 lugares de assistente graduado sénior” (que corresponde ao grau máximo da carreira médica), mas este “número de vagas é insuficiente”, disse hoje, à agência Lusa, Sérgio Esperança, presidente da FNAM e do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC).

Desde 2010, “saíram [do quadro] 641 assistentes graduados seniores”, disse o dirigente sindical, salientando que esses lugares não foram preenchidos, uma vez que não se realizaram os respetivos concursos “nem 2011, nem em 2012”.

“Esses lugares têm que ser repostos”, sustentou Sérgio Esperança, referindo que “o défice de assistentes graduados seniores é superior a 50%” em relação ao respetivo quadro e às necessidades, sob pena de não ser possível assegurar “uma formação regulada”.

Os médicos reunidos no seu VIII congresso, neste fim de semana, num hotel de Coimbra, aprovaram, por unanimidade, “uma moção em defesa do sindicalismo em geral e do sindicalismo médico” em particular, que estão a ser postos em causa, designadamente pelas “pressões exercidas”, pelas hierarquias, sobre sindicalizados e especialmente sobre dirigentes sindicais.

O congresso decidiu, por outro lado, agendar para 14 de dezembro, em Coimbra, a reunião do Conselho Nacional da FNAM, para eleger a nova comissão executiva e o seu presidente, adiantou Sérgio esperança.

Naquela reunião, deverá ser eleita para suceder a Sérgio Esperança, no cargo de líder da FNAM, Maria Merlinde Madureira, assistente graduada no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) e vice-presidente da FNAM.

A liderança da FNAM tem vindo a ser ocupada, de forma rotativa, pelos presidentes dos sindicatos que integram a federação: SMN, SMZC e Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …