Médicos exigem concurso para assistente graduado

USN

foto: USN

foto: USN

O congresso da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que decorreu no sábado e hoje em Coimbra, “reivindica a abertura de concurso para assistente graduado sénior “já no início de 2014”.

Está a decorrer, “neste momento, um concurso para o preenchimento de 130 lugares de assistente graduado sénior” (que corresponde ao grau máximo da carreira médica), mas este “número de vagas é insuficiente”, disse hoje, à agência Lusa, Sérgio Esperança, presidente da FNAM e do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC).

Desde 2010, “saíram [do quadro] 641 assistentes graduados seniores”, disse o dirigente sindical, salientando que esses lugares não foram preenchidos, uma vez que não se realizaram os respetivos concursos “nem 2011, nem em 2012”.

“Esses lugares têm que ser repostos”, sustentou Sérgio Esperança, referindo que “o défice de assistentes graduados seniores é superior a 50%” em relação ao respetivo quadro e às necessidades, sob pena de não ser possível assegurar “uma formação regulada”.

Os médicos reunidos no seu VIII congresso, neste fim de semana, num hotel de Coimbra, aprovaram, por unanimidade, “uma moção em defesa do sindicalismo em geral e do sindicalismo médico” em particular, que estão a ser postos em causa, designadamente pelas “pressões exercidas”, pelas hierarquias, sobre sindicalizados e especialmente sobre dirigentes sindicais.

O congresso decidiu, por outro lado, agendar para 14 de dezembro, em Coimbra, a reunião do Conselho Nacional da FNAM, para eleger a nova comissão executiva e o seu presidente, adiantou Sérgio esperança.

Naquela reunião, deverá ser eleita para suceder a Sérgio Esperança, no cargo de líder da FNAM, Maria Merlinde Madureira, assistente graduada no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) e vice-presidente da FNAM.

A liderança da FNAM tem vindo a ser ocupada, de forma rotativa, pelos presidentes dos sindicatos que integram a federação: SMN, SMZC e Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …