Médicos escrevem a António Costa. “Inação” nos lares tem sido “criminosa”

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou esta segunda-feira ao primeiro-ministro para dar instruções à Segurança Social para que assuma as suas responsabilidades na questão dos lares.

“Exigimos que o Ministério da Segurança Social não fuja das suas responsabilidades. Nesta pandemia tem estado silencioso, exclusivamente, apareceu numa cerimónia pública a dizer que ia trabalhar em relação aos lares”, disse Jorge Roque da Cunha à agência Lusa.

Para o dirigente sindical “os lares devem ser neste momento a principal preocupação na pandemia”, mas considera que “não existem regras claras”.

“Os infetados depois de internados quando voltam para os lares o que se faz? Não existem orientações para que haja obrigatoriedade de todos os lares terem o seu médico e não se pode estar à espera que os médicos de família para além da sobrecarga que já têm passem a ter mais esta responsabilidade de acompanhar os lares”, sublinhou.

Também não podem ter a responsabilidade da emissão dos atestados multiusos, “prejudicando dezenas de milhares de portugueses debilitados e suas famílias economicamente depauperadas”. “O nosso apelo é para que o senhor primeiro-ministro em relação a esta matéria dê instruções para que a Segurança Social finalmente não parasite o Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou Roque da Cunha.

O SIM expressa esta preocupação numa carta enviada esta segunda-feira ao primeiro-ministro, em que questiona “como é possível não existir um plano de contingência, de atuação perante casos confirmados ou suspeitos ou dos procedimentos perante altas hospitalares ou, ainda, perante profissionais infetados”.

Questiona ainda “como é possível a uma instituição, a quem incumbe zelar pela saúde e bem-estar dos seus utentes, não garantir o isolamento efetivo de casos suspeitos? Mas, acima de tudo, como é que foi possível o Estado Português, através do ministério que tutela lares e outras estruturas de apoio a idosos (Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), não exercer a sua função fiscalizadora, alegando falta de pessoal”.

Na carta, o SIM levanta ainda a questão de “como é possível” que o “vago plano de resposta à pandemia” anunciado pelo ministério que tutela a Segurança social “exija que os testes dos utentes dos lares e respetivos profissionais sejam da responsabilidade do Ministério da Saúde e solicitados aos médicos de família.

Por fim, lamenta “a “tamanha insensibilidade e irresponsabilidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que, com a sua inação criminosa, agrava as debilidades e insuficiências do Ministério da Saúde, cujo orçamento e investimento atingiram mínimos históricos nos últimos anos”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.756 mortos associados à covid-19 em 52.668 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …