“Médicos de árvores” em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza.

A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com uma economia bastante desenvolvida e que combina o ambiente citadino com elementos da natureza. Nos seus cerca de 728 quilómetros quadrados, é possível encontrar enormes árvores centenárias.

O veterano arborista Eric Ong é um dos guardiões das árvores da ilha e o seu trabalho é tomar conta delas, conta o Atlas Obscura.

A árvore da chuva, também conhecida como chorona, é uma das mais comuns no território. “As grandes choronas que você vê hoje foram as pioneiras do seu tempo”, assinala Ong. Não são as únicas, havendo uma variedade de outras espécies: Ficus kurzii, Fagraea fragrans e Adenanthera pavonina, por exemplo.

O processo de Ong é meticuloso. Ele examina a copa e os galhos da árvore para ver se galhos fracos ou demasiado grandes devem cair antes de serem atingidos pelas monções ou arrancados por ventos fortes.

Além disso, examina a árvore à procura de sinais de morte, infeção fúngica e cavidades, um orifício encontrado no tecido morto que procede um ferimento. Assim como um médico faz testes e exames num paciente humano, Ong mede os sinais vitais das árvores singapurenses.

Para observar mais de perto os sinais de decomposição, ele às vezes perfura o tronco ou usa um tipo de ultrassom. Acompanhado por um tablet, vai registando as atualizações e consegue verificar o historial da árvore se necessário. Drones pequenos são úteis para rápidas inspeções aéreas para examinar lugares difíceis de alcançar.

Cada ‘consulta’ demora cerca de 15 minutos. Por mês, Ong tem de analisar entre 500 e 1.000 árvores. Este é um processo especialmente importante durante a época das monções.

“As épocas das monções não são nada com que se preocupar… desde que façamos bem o nosso trabalho de casa”, sublinhou Ong.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …