“Médicos de árvores” em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza.

A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com uma economia bastante desenvolvida e que combina o ambiente citadino com elementos da natureza. Nos seus cerca de 728 quilómetros quadrados, é possível encontrar enormes árvores centenárias.

O veterano arborista Eric Ong é um dos guardiões das árvores da ilha e o seu trabalho é tomar conta delas, conta o Atlas Obscura.

A árvore da chuva, também conhecida como chorona, é uma das mais comuns no território. “As grandes choronas que você vê hoje foram as pioneiras do seu tempo”, assinala Ong. Não são as únicas, havendo uma variedade de outras espécies: Ficus kurzii, Fagraea fragrans e Adenanthera pavonina, por exemplo.

O processo de Ong é meticuloso. Ele examina a copa e os galhos da árvore para ver se galhos fracos ou demasiado grandes devem cair antes de serem atingidos pelas monções ou arrancados por ventos fortes.

Além disso, examina a árvore à procura de sinais de morte, infeção fúngica e cavidades, um orifício encontrado no tecido morto que procede um ferimento. Assim como um médico faz testes e exames num paciente humano, Ong mede os sinais vitais das árvores singapurenses.

Para observar mais de perto os sinais de decomposição, ele às vezes perfura o tronco ou usa um tipo de ultrassom. Acompanhado por um tablet, vai registando as atualizações e consegue verificar o historial da árvore se necessário. Drones pequenos são úteis para rápidas inspeções aéreas para examinar lugares difíceis de alcançar.

Cada ‘consulta’ demora cerca de 15 minutos. Por mês, Ong tem de analisar entre 500 e 1.000 árvores. Este é um processo especialmente importante durante a época das monções.

“As épocas das monções não são nada com que se preocupar… desde que façamos bem o nosso trabalho de casa”, sublinhou Ong.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …