Investigadores ignoraram médico que se identificou em retrato-robô de Maddie

Facundo Arrizabalaga / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

O médico inglês Julian Totman identificou-se às autoridades portuguesas como o homem do retrato-robô que aparece a segurar ao colo uma criança, mas a polícia continuou a caça ao homem.

No decurso da investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, a 3 de maio de 2007, na Praia da Luz, no Algarve, uma testemunha fez a descrição de um homem que terá sido visto a segurar ao colo uma criança, que deu origem a um retrato-robô.

A informação é avançada pelo jornal The Sun, que conta que o médico Julian Totman se apresentou à GNR explicando que poderia ser ele o homem descrito pela testemunha. No entanto, as autoridades portuguesas continuaram à procura da pessoa do retrato-robô.

Segundo o médico, a imagem poderia descrevê-lo porque, nesse dia, ele tinha ido buscar a sua filha de dois anos à creche do aldeamento na Praia da Luz.

Em declarações ao The Sun, a sua mulher contou que o marido “disse à polícia local que podia ser ele, mas nunca mais soubemos de nada“. A polícia de Leicestershire, avança o jornal, nunca procurou explicações por parte de Totman, que também disse vestir o tipo de roupas descrito pela testemunha.

A testemunha que terá descrito Totman foi Jane Tanner, uma das amigas dos pais de Maddie, Kate e Gerry McCann, que se encontrava com eles a jantar no restaurante do Ocean Club, onde se encontravam hospedados.

Apesar de a polícia ter pedido que não fosse comentado nada sobre o assunto publicamente, Tanner partilhou o que viu por acreditar que Maddie tinha sido raptada.

A amiga do casal disse ter visto, pelas 21h15, um homem de cabelo escuro, casaco castanho, sapatos pretos e calças beges com uma criança de pijama branco e rosa nos braços a passar perto do apartamento onde Kate e Gerry McCann estavam, de férias com os filhos.

No entanto, na altura Tanner não terá dado importância ao assunto, uma vez que ainda não sabia do desaparecimento de Maddie. Só pelas 22 horas, quando Kate e Gerry foram ao quarto e não encontraram a criança é que Jane percebeu que poderia ter visto o raptor.

Em outubro de 2007, a descrição do que Tanner viu foi partilhada pelos McCann.

Em 2011, quando Theresa May, que na altura era ministra da Administração Interna, pediu uma revisão do caso pela polícia britânica, é que o testemunho de Totman foi levado a sério. A investigação por parte das autoridades portuguesas foi posta em causa, segundo a Visão.

De qualquer forma, Andy Redwood, inspetor chefe da Metropolitan Police, afirma agora que as autoridades britânicas têm “quase a certeza de que este retrato não é do sequestrador”. O foco da investigação está agora no testemunho de Martin Smith, um turista irlandês que disse ter visto um homem levar uma criança para longe do Ocean Club.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o Correio da Manha inglês (the Sun) só “descobriu” isto agora?!
    Toda a gente minimamente informada sobre este caso já conhece isto desde os primeiros meses porque o Gonçalo Amaral referiu isso no documentário!

  2. Este caso é paradigmático sobre a influência que os políticos amigos têm na resolução dos assuntos, principalmente quando acontecem fora das suas fronteiras. É este o caso. A amizade do casal com o primeiro ministro de então : Tony Blair, que, por acção directa com as autoridades portuguesas “travou” um procedimento célere e imediato. Se isto se tivesse passado na Inglaterra, os pais seriam imediatamente presos, por negligência, e duvido que a influência do PM lhes servisse para alguma coisa, embora o pai da criança estivesse para ser nomeado Secretário de Estado !
    O que me faz impressão, além da situação já referida e do que disse Gonçalo Amaral, é os pais terem transformado este drama num “negócio”. Até com visita papal. É preciso muito engenho !

    • Tendo em conta os amigos e influência do casal McCann sobre as autoridades inglesas, acho que se o caso se tivesse passado na Inglaterra, nem sequer teria chegado ao conhecimento publico!!

RESPONDER

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …