Médico indiano criticou falta de equipamento e foi suspenso. Agora, foi internado na psiquiatria

José Coelho / Lusa

Em abril, o médico indiano Sudhakar Rao denunciou preocupação sobre a falta de equipamentos de proteção nos hospitais, sendo suspenso. Agora, foi internado pelas autoridades indianas num hospital psiquiátrico, revelou a BBC.

De acordo com a BBC, a detenção do anestesista, com mais de 20 anos de experiência, foi registada em vídeos, partilhados nas redes sociais e no WhatsApp. Nestes, vê-se Sudhakar Rao rodeado de agentes de autoridade, na cidade de Visakhapatnam, no sul da Índia.

O médico indiano foi amarrado e espancado com um bastão enquanto se encontrava no chão. Depois, nas últimas cenas do vídeo, estava já sem camisa e sentado dentro de um carro, aos gritos. Ainda conseguiu falar com alguns jornalistas, aos quais contou ter sido parado pelos agentes e forçado a sair do seu carro.

O comissário da polícia de Visakhapatnam, RK Meena, disse que as autoridades responderam a um conflito sobre um homem bêbado, que se comportava de forma irregular na estrada, e que só souberam quem era quando chegarem ao local. Os agentes alegaram que o médico mostrou comportamentos agressivos e que foram outros cidadãos que lhe prenderam as mãos.

O caso foi registado como obstrução policial e danos na via pública e as autoridades não divulgaram quem denunciou, não havendo testemunhas oculares que confirmem esta versão dos factos.

RK Meena indicou que o médico seria levado para a esquadra e depois internado num hospital psiquiátrico. À BBC, o responsável pelo hospital onde trabalhava, Radha Rani, disse que o anestesista estava estável e que ficaria em observação duas semanas.

“Dizem-nos para usar a mesma máscara durante 15 dias antes de pedir uma nova. Como podemos tratar os pacientes se arriscamos as nossas vidas?”, disse Sudhakar Rao, pela primeira vez, num vídeo que rapidamente se tornou viral. O médico foi suspenso, mas ainda gravou um vídeo pedindo desculpas e o cancelamento da suspensão, sem resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …