Médico indiano criticou falta de equipamento e foi suspenso. Agora, foi internado na psiquiatria

José Coelho / Lusa

Em abril, o médico indiano Sudhakar Rao denunciou preocupação sobre a falta de equipamentos de proteção nos hospitais, sendo suspenso. Agora, foi internado pelas autoridades indianas num hospital psiquiátrico, revelou a BBC.

De acordo com a BBC, a detenção do anestesista, com mais de 20 anos de experiência, foi registada em vídeos, partilhados nas redes sociais e no WhatsApp. Nestes, vê-se Sudhakar Rao rodeado de agentes de autoridade, na cidade de Visakhapatnam, no sul da Índia.

O médico indiano foi amarrado e espancado com um bastão enquanto se encontrava no chão. Depois, nas últimas cenas do vídeo, estava já sem camisa e sentado dentro de um carro, aos gritos. Ainda conseguiu falar com alguns jornalistas, aos quais contou ter sido parado pelos agentes e forçado a sair do seu carro.

O comissário da polícia de Visakhapatnam, RK Meena, disse que as autoridades responderam a um conflito sobre um homem bêbado, que se comportava de forma irregular na estrada, e que só souberam quem era quando chegarem ao local. Os agentes alegaram que o médico mostrou comportamentos agressivos e que foram outros cidadãos que lhe prenderam as mãos.

O caso foi registado como obstrução policial e danos na via pública e as autoridades não divulgaram quem denunciou, não havendo testemunhas oculares que confirmem esta versão dos factos.

RK Meena indicou que o médico seria levado para a esquadra e depois internado num hospital psiquiátrico. À BBC, o responsável pelo hospital onde trabalhava, Radha Rani, disse que o anestesista estava estável e que ficaria em observação duas semanas.

“Dizem-nos para usar a mesma máscara durante 15 dias antes de pedir uma nova. Como podemos tratar os pacientes se arriscamos as nossas vidas?”, disse Sudhakar Rao, pela primeira vez, num vídeo que rapidamente se tornou viral. O médico foi suspenso, mas ainda gravou um vídeo pedindo desculpas e o cancelamento da suspensão, sem resposta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.