Médico americano infetado com Ébola já chegou aos EUA

samaritanspurse.org

Equipa de médicos norte-americanos em luta contra o Ébola. À direita, Kent Brantly

O avião que transporta Kent Brantly, um dos dois norte-americanos infetados pelo vírus Ébola na África Ocidental, afetada por uma epidemia sem precedentes, chegou este sábado à base da força aérea na Geórgia, segundo a rede de televisão local WSB TV.

Kent Brantly será agora levado para um hospital em Atlanta, especialmente equipado para isolar este tipo de doença, referiu a organização Samaritan´s Purse, entidade para qual o médico trabalha.

A segunda doente, Nancy Writebol, será transferida para os Estados Unidos dentro de dias.

Antes, o presidente da Samaritan´s Purse, Bruce Johnson, disse ao canal de televisão CNN que não tinha novidades sobre a evolução do quadro de saúde de Brantly, de 33 anos.

O responsável sublinhou que o médico “pode ser transportado e conseguiu levantar-se, o que é encorajador”.

Quanto a Nancy Writebol, uma missionária da Samaritan´s Purse, continua também “com um quadro grave, mas estável, está reativa e nós estamos satisfeitos com os seus progressos”, acrescentou Johnson.

Os dois norte-americanos trabalhavam com doentes infetados pelo Ébola em Monróvia, na Libéria.

samaritanspurse.org

Kent Bradley com a mulher, Amber

Kent Bradley com a mulher, Amber

Fora de controlo

Esta é a primeira vez que um infetado com o vírus do Ébola se encontra em solo norte-americano, mas as autoridades dos Estados Unidos acreditam poder proteger a população do risco de transmissão deste agente patogénico extremamente virulento.

Os países afetados pela epidemia de Ébola (Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria) e os seus vizinhos adotaram medidas excecionais para travar a expansão do vírus, que já matou 729 pessoas e está sem controlo.

Um cordão sanitário para isolar as zonas com o maior número de casos, restrição de movimento de pessoas e a desinfeção de lugares públicos são as principais medidas contra o Ébola colocadas em prática nestes países.

Os três países concordaram, na sexta-feira, aumentar as medidas sanitárias e o controlo de fronteiras numa reunião em Conacri, que teve a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Governo nigeriano também proibiu a entrada no país de cadáveres procedentes de nações afetas pela epidemia, para evitar a expansão do vírus no país, depois de um cadáver vindo da Libéria ter entrado pelo aeroporto internacional Murtala Mohammed.

A Nigéria recebeu também uma pessoa proveniente da Libéria que acabou por morrer num hospital em Lagos e 70 pessoas com quem manteve contacto estão sob observação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …