Médicas e enfermeiras depilam-se à custa da ADSE

ivna / Flickr

-

Doze funcionárias do Hospital de São João, no Porto, foram acusadas de falsificação de documentos por receberem comparticipações da ADSE por supostos tratamentos dermatológicos que, afinal, eram para fazer a depilação.

O esquema foi denunciado na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, que descreve o esquema que envolveu médicas, enfermeiras, técnicas e uma fisioterapeuta.

As mulheres faziam a depilação a laser numa clínica, onde uma médica responsável, que também é arguida, passava um documento a garantir tratar-se de um tratamento – um “acto médico” dermatológico.

A fatura era passada pela clínica com o número de ADSE da cliente, que a apresentava ao serviços do Hospital S. João no Porto para obter o respetivo reembolso.

Segundo a acusação do Departamento Investigação Ação Penal (DIAP), que aponta crimes de falsificação de documentos, burla e tentativa de burla, o primeiro caso relacionado com esta alegada burla ocorreu em 2009. O esquema foi detetado por uma auditoria interna ao Hospital de S. João, que alertou a administração do hospital.

Ao todo, foram pedidos reembolsos de 5.700 euros, mas alguns foram recusados e foram devolvidos cerca de dois mil euros indevidamente.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) confirmou que “no decorrer de auditorias internas feitas pelo Centro Hospitalar de São João, em 2009, foram detetados indícios de fraude em duas situações que lesam a ADSE e o CHSJ”, envolvendo os dois casos dezenas de colaboradores daquela unidade hospitalar.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há muito que os valores morais têm vindo a desaparecer na nossa sociedade. Este é só mais um caso de pobreza nos mais elementares desses valores.
    Gente desonesta e que devia ser banida de vez dos lugares onde mostra não saber estar sem roubar, sem vigarizar, sem burlar, sem mostrar o seu pior.

  2. Sou funcionário público e já me ofereceram várias vezes a possibilidade de abusar da ADSE. Nunca aceitei nem hei de aceitar. Concordo plenamente com o aumento deste tipo de investigação a todos os níveis hierárquicos. Funcionários destes não deveriam ter direito à ADSE!

  3. A 4 anos de distância, sabe-se alguma coisa do desfecho deste caso?

    Alguém foi condenado, pelo menos a devolver o reembolso indevido?

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …