Médicas e enfermeiras depilam-se à custa da ADSE

ivna / Flickr

-

Doze funcionárias do Hospital de São João, no Porto, foram acusadas de falsificação de documentos por receberem comparticipações da ADSE por supostos tratamentos dermatológicos que, afinal, eram para fazer a depilação.

O esquema foi denunciado na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, que descreve o esquema que envolveu médicas, enfermeiras, técnicas e uma fisioterapeuta.

As mulheres faziam a depilação a laser numa clínica, onde uma médica responsável, que também é arguida, passava um documento a garantir tratar-se de um tratamento – um “acto médico” dermatológico.

A fatura era passada pela clínica com o número de ADSE da cliente, que a apresentava ao serviços do Hospital S. João no Porto para obter o respetivo reembolso.

Segundo a acusação do Departamento Investigação Ação Penal (DIAP), que aponta crimes de falsificação de documentos, burla e tentativa de burla, o primeiro caso relacionado com esta alegada burla ocorreu em 2009. O esquema foi detetado por uma auditoria interna ao Hospital de S. João, que alertou a administração do hospital.

Ao todo, foram pedidos reembolsos de 5.700 euros, mas alguns foram recusados e foram devolvidos cerca de dois mil euros indevidamente.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) confirmou que “no decorrer de auditorias internas feitas pelo Centro Hospitalar de São João, em 2009, foram detetados indícios de fraude em duas situações que lesam a ADSE e o CHSJ”, envolvendo os dois casos dezenas de colaboradores daquela unidade hospitalar.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há muito que os valores morais têm vindo a desaparecer na nossa sociedade. Este é só mais um caso de pobreza nos mais elementares desses valores.
    Gente desonesta e que devia ser banida de vez dos lugares onde mostra não saber estar sem roubar, sem vigarizar, sem burlar, sem mostrar o seu pior.

  2. Sou funcionário público e já me ofereceram várias vezes a possibilidade de abusar da ADSE. Nunca aceitei nem hei de aceitar. Concordo plenamente com o aumento deste tipo de investigação a todos os níveis hierárquicos. Funcionários destes não deveriam ter direito à ADSE!

  3. A 4 anos de distância, sabe-se alguma coisa do desfecho deste caso?

    Alguém foi condenado, pelo menos a devolver o reembolso indevido?

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …