Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de ‘melhoramento cognitivo’, conhecidos como nootrópicos. Agora, foram encontrados medicamentos ilegais não aprovados dentro destas embalagens.

De acordo com a Inverse, uma equipa de investigadores encontrou, por exemplo, um medicamento russo para tratar lesões cerebrais traumáticas e um medicamento para tratar complicações pós-AVC na Europa. Os resultados do estudo foram publicados, esta semana, na revista científica Neurology.

Os cientistas encontraram cinco medicamentos ilegais em oito suplementos para o cérebro e noutros dois suplementos de treino. Embora sejam licenciados noutros países, não estão aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

Os medicamentos em causa são: Omberacetam (ou Noopept), Aniracetam, Vinpocetine, Phenibut e Picamilon.

Medicamentos como omberacetam, vinpocetina e aniracetam estavam listadas diretamente no rótulo, apesar de serem ilegais para uso em suplementos nos Estados Unidos. Em dois dos suplementos, os medicamentos phenibut e picamilon estavam presentes, mas não listados no rótulo.

“Se você quisesse comprar alguns desses suplementos com estes medicamentos não aprovadas no rótulo, eles seriam extremamente fáceis de encontrar”, disse o autor principal do estudo, Pieter Cohen, à Inverse. “Não podemos ter a certeza de que os produtos que estão a ser vendidos para melhorar a memória, nitidez, inteligência, o que quiserem, estejam livres de medicamentos estrangeiros”.

Cohen recomenda que as pessoas deixem de tomar estes suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

O investigador diz que a presença de phenibut nesses suplementos é particularmente preocupante, já que tem o potencial de criar dependência. “As pessoas já tiveram overdoses de phenibut”, alerta Cohen. Para piorar a situação, há um suplemento que combina quatro destes medicamentos ilegais.

Além disso, as doses podem ser um problema. Em alguns casos, é recomendada uma ou duas colheres do pó, o que é uma dosagem maior à que normalmente seria legalmente prescrita por um médico.

Num dos casos, eram recomendadas duas cápsulas, que continham 40 miligramas de omberacetam, que geralmente é prescrita em doses de 10 miligramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …