Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de ‘melhoramento cognitivo’, conhecidos como nootrópicos. Agora, foram encontrados medicamentos ilegais não aprovados dentro destas embalagens.

De acordo com a Inverse, uma equipa de investigadores encontrou, por exemplo, um medicamento russo para tratar lesões cerebrais traumáticas e um medicamento para tratar complicações pós-AVC na Europa. Os resultados do estudo foram publicados, esta semana, na revista científica Neurology.



Os cientistas encontraram cinco medicamentos ilegais em oito suplementos para o cérebro e noutros dois suplementos de treino. Embora sejam licenciados noutros países, não estão aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

Os medicamentos em causa são: Omberacetam (ou Noopept), Aniracetam, Vinpocetine, Phenibut e Picamilon.

Medicamentos como omberacetam, vinpocetina e aniracetam estavam listadas diretamente no rótulo, apesar de serem ilegais para uso em suplementos nos Estados Unidos. Em dois dos suplementos, os medicamentos phenibut e picamilon estavam presentes, mas não listados no rótulo.

“Se você quisesse comprar alguns desses suplementos com estes medicamentos não aprovadas no rótulo, eles seriam extremamente fáceis de encontrar”, disse o autor principal do estudo, Pieter Cohen, à Inverse. “Não podemos ter a certeza de que os produtos que estão a ser vendidos para melhorar a memória, nitidez, inteligência, o que quiserem, estejam livres de medicamentos estrangeiros”.

Cohen recomenda que as pessoas deixem de tomar estes suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

O investigador diz que a presença de phenibut nesses suplementos é particularmente preocupante, já que tem o potencial de criar dependência. “As pessoas já tiveram overdoses de phenibut”, alerta Cohen. Para piorar a situação, há um suplemento que combina quatro destes medicamentos ilegais.

Além disso, as doses podem ser um problema. Em alguns casos, é recomendada uma ou duas colheres do pó, o que é uma dosagem maior à que normalmente seria legalmente prescrita por um médico.

Num dos casos, eram recomendadas duas cápsulas, que continham 40 miligramas de omberacetam, que geralmente é prescrita em doses de 10 miligramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …