Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de ‘melhoramento cognitivo’, conhecidos como nootrópicos. Agora, foram encontrados medicamentos ilegais não aprovados dentro destas embalagens.

De acordo com a Inverse, uma equipa de investigadores encontrou, por exemplo, um medicamento russo para tratar lesões cerebrais traumáticas e um medicamento para tratar complicações pós-AVC na Europa. Os resultados do estudo foram publicados, esta semana, na revista científica Neurology.

Os cientistas encontraram cinco medicamentos ilegais em oito suplementos para o cérebro e noutros dois suplementos de treino. Embora sejam licenciados noutros países, não estão aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

Os medicamentos em causa são: Omberacetam (ou Noopept), Aniracetam, Vinpocetine, Phenibut e Picamilon.

Medicamentos como omberacetam, vinpocetina e aniracetam estavam listadas diretamente no rótulo, apesar de serem ilegais para uso em suplementos nos Estados Unidos. Em dois dos suplementos, os medicamentos phenibut e picamilon estavam presentes, mas não listados no rótulo.

“Se você quisesse comprar alguns desses suplementos com estes medicamentos não aprovadas no rótulo, eles seriam extremamente fáceis de encontrar”, disse o autor principal do estudo, Pieter Cohen, à Inverse. “Não podemos ter a certeza de que os produtos que estão a ser vendidos para melhorar a memória, nitidez, inteligência, o que quiserem, estejam livres de medicamentos estrangeiros”.

Cohen recomenda que as pessoas deixem de tomar estes suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo.

O investigador diz que a presença de phenibut nesses suplementos é particularmente preocupante, já que tem o potencial de criar dependência. “As pessoas já tiveram overdoses de phenibut”, alerta Cohen. Para piorar a situação, há um suplemento que combina quatro destes medicamentos ilegais.

Além disso, as doses podem ser um problema. Em alguns casos, é recomendada uma ou duas colheres do pó, o que é uma dosagem maior à que normalmente seria legalmente prescrita por um médico.

Num dos casos, eram recomendadas duas cápsulas, que continham 40 miligramas de omberacetam, que geralmente é prescrita em doses de 10 miligramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …