Ozempic associado a casos raros de paralisia do estômago

Os fármacos Ozempic e Wegovy – usados para perder peso e para o tratamento da diabetes tipo 2 – apresentam um risco elevado para o desenvolvimento de doenças gastrointestinais graves, como paralisia do estômago e pancreatite. 

Um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica (no Canadá), publicado esta quinta-feira na JAMA Network, alerta que medicamentos frequentemente usados para perder peso – Ozempic e Wegovy – podem aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de doenças gastrointestinais, como a paralisia do estômago.

Tais medicamentos contêm um ingrediente ativo chamado semaglutido – um ingrediente ativo que imita uma hormona que nos faz sentir saciados após comer.

Embora esses medicamentos sejam também usados para tratar diabetes tipo 2, os seus efeitos a longo prazo quando usados para perda de peso parecem não ser os mais positivos.

Em Portugal, tal como foi noticiado esta semana, o Ozempic está esgotado em farmácias de todo o país – o que está a levar diabéticos ao desespero.

Problemas gastrointestinais associados

O estudo analisou, entre 2006 e 2020, uma base de dados de saúde que abrange 16 milhões de pessoas nos EUA.

Foram encontrados 4.757 participantes sem diabetes que receberam prescrição de semaglutido ou substâncias dos género (como o liraglutido).

Os investigadores compararam o histórico médico desses indivíduos com o de 654 que foram prescritos com um outro medicamento para perda de peso – naltrexona/bupropiona.

Constatou-se que aqueles que usavam semaglutido ou liraglutido tinham o dobro do risco de desenvolver gastroparesia (paralisia do estômago) e o triplo do risco de obstrução intestinal, em comparação com aqueles que usavam o outro fármaco. Além disso, o risco de desenvolverem pancreatite era oito vezes maior.

O estudo sublinha a necessidade de os pacientes estarem cientes dos potenciais riscos, especialmente dado o seu uso generalizado.

“Pessoas que estão de outra forma saudáveis, mas querem perder um pouco de peso, podem não estar dispostas a aceitar estes possíveis eventos adversos”, disse o autor principal do estudo do estudo, Mohit Sodhi, citado pela New Scientist.

A Novo Nordisk, empresa farmacêutica dinamarquesa que fabrica o Ozempic e o Wegovy, garante que a segurança do paciente é uma prioridade e que está a colaborar com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA para monitorizar os perfis de segurança dos seus medicamentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.