Pessoas que querem emagrecer levam diabéticos ao desespero. Medicação está esgotada

Medicamentos para a diabetes – vulgarmente usados para perder peso – estão esgotados em farmácias de todo o país. Pacientes estão a ficar desesperados.

A oferta dos medicamentos para a diabetes Trulicity e Ozempic não estão a satisfazer a procura dos doentes, em muitas farmácias portuguesas.

Estes dois medicamentos contêm substâncias que ajudam na perda de peso, e são, por isso, também utilizados para esse efeito.

Tal cenário está a causar constrangimentos a quem é diabético.

Ao Jornal de Notícias, Pedro Costa, de 47 anos, que sofre de diabetes tipo 2, contou que está na lista de espera de quatro farmácias pelo Trulicity – um fármaco que, de momento, está indisponível em todo o país.

“O que me dizem nas farmácias e os médicos é que, como aquilo tem uma substância que ajuda a emagrecer, há malta que compra para isso”, lamentou Pedro Costa.

Diabéticos devem ter prioridade

Ao JN, o Infarmed admitiu que “há muito pouca quantidade destes medicamentos por semana, para o número de pedidos”. Contudo, também garante que “os medicamentos não estão notificados pelos laboratórios como estando em rutura”.

“São para diabéticos e utilizados para emagrecer. Sendo usados para os dois fins, começa a haver escassez”, diz Joana Lemos, da Farmácia do Lago, no Porto, que confirmou, ao JN, que não tem havido capacidade de resposta para repor no mercado as quantidades que são procuradas.

Ao matutino, João Jácome de Castro, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, explicou que, havendo escassez destes fármacos, a prioridade deve ser dada ” às pessoas que têm diabetes e às que já estão a fazer terapêutica com eles”.

Até porque, de acordo com a entidade, os fármacos são comparticipados para a diabetes e não comparticipados para a perda de peso.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.