Médica morre de covid-19 após usar a mesma máscara durante “semanas, se não meses”

Alejandro Garcia / EPA

Uma médica norte-americana morreu esta semana após ter sido identificada com covid-19 em julho. Contudo, o seu estado de saúde veio a agravar-se nos últimos meses, e há suspeitas que a infeção tenha sido contraída após negligência no local de trabalho, uma vez que a médica usou a mesma máscara de proteção durante “meses”.

Adeline Fagan, uma médica norte-americana que morreu de covid-19 aos 28 anos, passou “semanas e semanas, se não meses e meses” a usar a mesma máscara protetora, contou uma das suas irmãs ao The Guardian. Embora a origem do contágio que acabou por a vitimar não seja clara, a falta de equipamento protetor tem sido um fator-chave nas mortes de profissionais de saúde nos Estados Unidos.

Natural do estado de Nova Iorque, Fagan trabalhava no HCA Houston Healthcare West, no Texas, e encontrava-se no segundo ano da sua residência em obstetrícia e ginecologia. Em julho, começou a ter sintomas e fez um teste ao coronavírus, que deu positivo.

Inicialmente a médica ficou de quarentena em casa, mas quando os sintomas se agravaram teve de ser internada no hospital. Com os pulmões a falhar recebeu oxigénio durante duas semanas, sendo depois transferida para outra instituição onde a ligaram a uma máquina de oxigenação.

De repente, a norte-americana teve uma hemorragia cerebral que a obrigou a ser submetida uma operação, da qual nunca recuperou, acabando por falecer dois meses depois de ser identificada com a doença.

Segundo o The Guardian, a idade média de morte pela doença entre esses profissionais nos EUA é 57 anos, contra os 78 para a população em geral, e num terço dos casos a morte tem a ver com a falta de equipamento protetor adequado. Entre os trabalhadores da área da saúde falecidos até agora, cerca de uma dúzia em todo o país, incluindo Fagan, tinha menos de 30 anos de idade.

Tendo em conta que médicos, enfermeiros e outras pessoas envolvidas em tratamentos médicos tem uma probabilidade muito maior de ser infetado do que uma pessoa normal, a falha é difícil de explicar, somando-se a outras atitudes negligentes de que alguns políticos e governantes americanos têm vindo a ser acusados nos últimos meses.

A urgência em “reabrir a economia”, com os respetivos riscos inerentes, tem vindo a ser especialmente notada em estados liderados por políticos próximos do atual Presidente, Donald Trump, como a Florida ou o Texas.

No Texas, 9 médicas morreram em abril, tendo este número aumentado para 33 em julho, depois do governador Greg Abbott ter feito pressão para reabrir os negócios no estado.

O funeral de Adeline Fagan realizou-se no passado sábado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …