Médica espanhola foi mãe aos 62 anos de idade

Uma médica espanhola conseguiu dar à luz uma menina saudável aos 62 anos de idade. A profissional defende que “é a natureza quem impõe os limites e não os ginecologistas”.

Lina Álvarez foi mãe, pela terceira vez, no passado dia 10 de outubro. Até aqui parece uma situação totalmente normal, não fosse o facto de ter 62 anos de idade.

Segundo a BBC, a espanhola, que é médica de profissão, decidiu submeter-se a um tratamento de fertilização in vitro.

A criança nasceu de cesariana, no hospital de Lugo, na Galiza, com cerca de 2,4 quilos. Chama-se Lina como a mãe e as duas tiveram alta uma semana depois.

Em declarações à emissora britânica, a espanhola defende que as mulheres mais velhas, sendo saudáveis, não devem ter medo de dar este passo.

“A natureza é muito sábia e é ela quem impõe os limites, não os ginecologistas. Foi uma gravidez normal, que progrediu naturalmente”, contou.

“Sou a prova de que se pode ter um filho nesta idade, o importante é ser saudável. Muitas mulheres querem ter um filho mas, por falta de informação, acabam por abandonar a ideia”, continua.

A médica já tinha um filho de 27 anos, que sofre de paralisia cerebral, e outro de 10 anos, que também nasceu com recurso à inseminação artificial.

A decisão de querer ter mais um filho, sobretudo com esta idade, gerou muitas críticas, inclusive de profissionais da área.

“Alguns dos meus colegas foram os primeiros a fazer acusações. É fácil falar da vida dos outros. É fácil falar sem saber, falar pelas costas, sem dar a cara”, afirmou ao jornal La Voz de Galicia.

Por outro lado, muitas outras pessoas aplaudem a atitude de Lina, que chegou a receber telefonemas de todo o mundo, com mulheres interessadas em saber a clínica onde fez o tratamento.

“Todas as pessoas que me conhecem dão-me os parabéns porque veem que estou muito feliz. Aproveitei plenamente a minha gravidez e insisto que estou totalmente capacitada física e mentalmente para criar os meus filhos”, disse ainda.

Além dela, também o médico que aceitou fazer esta técnica “foi alvo de críticas ferozes”, por isso, a espanhola, decidiu não divulgar a sua identidade em nenhum momento.

A lei espanhola, tal como em Portugal, não impõe qualquer limite etário para usar este método mas os especialistas desaconselham a sua aplicação em mulheres com mais de 50 anos, escreve o Público.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Espanta-me isto vir de uma médica. Não se trata de limites biológicos, alguém deveria explicar isso a esta senhora. Trata-se sim de as probabilidades desta criança perder a mãe antes sequer da adolescência serem grandes. E se a senhora tiver uma doença grave prolongada, uma criança irá ter de viver toda essa situação. Claro que isso pode acontecer em idades mais jovens, mas as probabilidades aumentam imenso com a idade. É de um profundo egoísmo pensar desta forma, mas cada um sabe de si.

RESPONDER

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …