O Spéirling Pure VP1 da McMurtry tornou-se o primeiro carro do mundo a circular de cabeça para baixo, mas calma… para já, foi muito muito devagarinho.
Ao longo dos últimos anos, a McMurtry tem vindo a “virar cabeças” ao contrário, com o seu Spéirling Pure VP1.
Mas, até agora, era só metaforicamente. Isto, porque o supercarro tem batido sucessivos recordes, nas pistas mais cobiçadas do mundo.
Como começa por enumerar a New Atlas, em abril de 2025, o Spéirling Pure VP1 bateu o recorde na pista de testes Top Gear com um tempo de volta de 55,9 segundos – 3,1 segundos mais rápido do que um Renault R24 F1.
Em agosto de 2024, bateu o recorde de EV em Laguna Seca por quase seis segundos e meio com 1:18.413.
Em junho de 2024, bateu o carro de não-Fórmula 1 mais rápido (por 14,1 segundos) a efetuar uma volta em Hockenheimring com uma volta de 1:24,43.
Em abril de 2024, conseguiu mais de 4 segundos mais rápido do que o anterior recorde de volta de um carro de Fórmula 3 no Circuito de Castle Combe.
“Não é apenas rápido – é como o Super-Homem a ser disparado de um canhão“, descreve a New Atlas.
E agora… de cabeça para baixo
Para pôr à prova o incrível Spéirling Pure VP1, a equipa da McMurtry construiu um equipamento rotativo, para o fazer andar de cabeça para baixo.
E como? O Spéirling entra nesse equipamento, pára completamente e a máquina roda, virando o carro de cabeça para baixo, “enquanto vemos todo o sangue a correr para a cabeça do piloto Thomas Yates na câmara de bordo” – descreve a New Atlas.
Yates avança lentamente cerca de um metro antes de parar novamente, sem truques “para além dos prováveis ímanes” – aponta a mesma revista.
Embora “muito muito devagarinho”, o Spéirling Pure VP1 foi o primeiro carro do mundo a andar de cabeça para baixo.
É verdade que esta está longe de ser a resposta à velha questão se “pode um carro de F1 conduzir invertido a grandes velocidades”. No entanto, mais cedo ou mais tarde, essa questão acabará por ser respondida.