McDonald’s vai deixar de vender batatas fritas. Que tal um hamburger com beterraba?

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A cadeia de fast food McDonald’s vai, durante cerca de um mês, deixar de vender hamburgers com batatas fritas em França. Em alternativa, haverá menus com cenoura e beterraba.

Num teste que se inicia a 7 de março e durará 3 a 4 semanas, os restaurantes da cadeia de fast food em França vão deixar de servir batatas fritas com os seus hamburgers.

Em substituição das famosas batatas fritas, haverá menus com cenoura, beterraba e pastinaca, adianta o Le Parisien. A decisão deverá ser anunciada pela marca através de uma campanha de comunicação nos próximos dias.

Cerca de 1.500 toneladas de cenoura, 1.000 toneladas de beterraba vermelha e 700 toneladas de pastinaca, produzidos na região de Hauts-de-France, vão nos próximos dias ser distribuídos pelos restaurantes da cadeia de fast food norte-americana em França.

Testámos doze variedades de vegetais, e escolhemos estes três. Precisávamos de vegetais bastante duros, mas com baixo teor de água, resistentes ao corte, para garantir que o produto permaneça saboroso e atraente”, explica Éloi de la Celle, diretor de compras da McDonald’s francesa.

“Este foi um trabalho de longo prazo, que teve início em agosto de 2021, altura em que reservámos as terras dos nossos 25 produtores parceiros”, acrescenta.

Mal posso esperar para ver a cara dos nossos clientes quando lhes disser que não há batatas durante três semanas!”, diz o responsável de um dos restaurantes no sul de França. “É um produto emblemático para nós, é como se o Big Mac desaparecesse”.

Segundo o jornal francês, a campanha irá testar a reação dos consumidores a menus com acompanhamentos “mais vegetais”.

Esta não é a primeira experiência “radical” da marca norte-americana, que nos últimos anos tem lançado cerca de de 10 novos produtos anualmente, mas é a primeira vez que coloca vegetais no cardápio.

O objetivo do líder mundial no setor dos hamburgers é “ir ao encontro das novas necessidades dos consumidores e da sua vontade de diversificar a alimentação”.

Além disso, a estratégia da marca passa por aproveitar o “efeito novidade” para recuperar clientes, numa altura em que há cada vez mais oferta de cadeias concorrentes no mercado de fast food.

A medida poderá não ser também alheia à escassez de batatas fritas em alguns dos países em que a cadeia norte-americana está presente. O ano passado, a McDonald’s e a KFC suspenderam a venda de batatas fritas, na Malásia e Indonésia devido “à disponibilidade limitada” que na altura se fazia sentir.

Em janeiro, a versão norte-americana das batatas fritas, os hash browns, foram totalmente retirados dos restaurantes McDonald’s em Taiwan.

No final de 2021, a McDonald’s Japão tinha feito o mesmo. Durante a quadra natalícia, entre 24 e 30 de dezembro, os clientes apenas podiam comprar batatas do menu mais pequeno.

ZAP //

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