Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio.

A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda não quer ficar para trás. Como tal, a fabricante japonesa tem uma surpresa agendada para o Salão Automóvel de Tóquio: o seu primeiro carro elétrico.

O evento decorre no próximo mês e a novidade já foi confirmada pelo porta-voz da Mazda, Yoshikazu Nagai. A Mazda já tem um protótipo pronto para test drive e planeia lançar o veículo no mercado no próximo ano. A notícia surge pouco tempo depois da Volkswagen ter anunciado o seu primeiro carro elétrico, no Salão Automóvel de Frankfurt.

Infelizmente, ainda não é conhecido nem o nome nem a aparência do novo Mazda. Para realizar os testes do novo elétrico, a marca recorreu à arquitetura do crossover CX-30. A sua verdadeira fisionomia deverá ser revelada apenas na inauguração do evento em Tóquio, no dia 24 de outubro.

Para já, de acordo com o Automotive News, o protótipo do veículo elétrico conta com uma bateria de 35,5kWh, com uma potência de 105kW — sensivelmente 140 cavalos. Assim como outras fabricantes, também a Mazda quer traçar um caminho rumo à eletrificação dos seus veículos, tornando-os mais amigos do ambiente.

Esta será a primeira aventura da marca a título individual no que toca a veículos elétricos. Isto porque, juntamente com a Subaru, a Suzuki e a Toyota, criou um consórcio de veículos elétricos. O objetivo será atacar o mercado japonês, europeu e chinês. Por enquanto, os Estados Unidos estão fora da equação na estratégia da Mazda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Repressão em Hong Kong. Cantor e ativista detido por "conduta corrupta"

O ativista pró-democracia e cantor Anthony Wong foi detido esta segunda-feira em Hong Kong, sob acusações de violar a lei ao atuar num comício, há três anos. O órgão anticorrupção de Hong Kong disse que, no …

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …