Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio.

A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda não quer ficar para trás. Como tal, a fabricante japonesa tem uma surpresa agendada para o Salão Automóvel de Tóquio: o seu primeiro carro elétrico.

O evento decorre no próximo mês e a novidade já foi confirmada pelo porta-voz da Mazda, Yoshikazu Nagai. A Mazda já tem um protótipo pronto para test drive e planeia lançar o veículo no mercado no próximo ano. A notícia surge pouco tempo depois da Volkswagen ter anunciado o seu primeiro carro elétrico, no Salão Automóvel de Frankfurt.

Infelizmente, ainda não é conhecido nem o nome nem a aparência do novo Mazda. Para realizar os testes do novo elétrico, a marca recorreu à arquitetura do crossover CX-30. A sua verdadeira fisionomia deverá ser revelada apenas na inauguração do evento em Tóquio, no dia 24 de outubro.

Para já, de acordo com o Automotive News, o protótipo do veículo elétrico conta com uma bateria de 35,5kWh, com uma potência de 105kW — sensivelmente 140 cavalos. Assim como outras fabricantes, também a Mazda quer traçar um caminho rumo à eletrificação dos seus veículos, tornando-os mais amigos do ambiente.

Esta será a primeira aventura da marca a título individual no que toca a veículos elétricos. Isto porque, juntamente com a Subaru, a Suzuki e a Toyota, criou um consórcio de veículos elétricos. O objetivo será atacar o mercado japonês, europeu e chinês. Por enquanto, os Estados Unidos estão fora da equação na estratégia da Mazda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …

Um novo tipo de buraco negro foi apanhado em flagrante a cometer um "crime"

Os astrónomos encontraram as evidências para o autor de um homicídio cósmico: um buraco negro de uma classe conhecida como "massa intermediária", que destruiu uma estrela que passou perto de si. Com cerca de 50 mil …

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …