Volkswagen revela o novo ID.3, “o carro elétrico do povo”

No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço “abaixo dos 30 mil euros”, é tido como acessível para as massas.

A revolução dos automóveis elétricos está a alastrar-se exponencialmente e a Volkswagen não podia ficar fora dessa corrida. Como tal, a fabricante alemã aproveitou o Salão Automóvel de Frankfurt para anunciar o novo ID.3, o seu primeiro veículo elétrico.

O ID.3 estará disponível em três variantes de autonomia: entre 330 e 550 quilómetros. A versão com a capacidade para 330 quilómetros custará “abaixo dos 30 mil euros” e conta com uma bateria de 45kWh. A marca germânica não revelou os preços para as outras duas variantes.

De acordo com o The Verge, a Volkswagen diz que versão básica do ID.3 apenas carrega até 50kW, sendo necessário pagar extra para que carregue mais rapidamente (até 100kW). A bateria do automóvel terá uma garantia de oito anos ou de 160 mil quilómetros.

O Grupo Volkswagen está a engendrar um grande investimento no mercado dos veículos elétricos, tendo já feito um investimento multimilionário no setor. Espera-se que dentro dos próximos anos, as várias marcas do grupo expandam a sua gama de carros movidos a eletricidade. No caso da Volkswagen, estão planeados muitos mais veículos dentro da linha “ID”: I.D. Crozz, I.D. Vizzion, I.D. Roomzz, I.D. Buzz e I.D. Buggy.



Com um preço inferior a grande parte dos elétricos no mercado e com semelhanças ao VW Golf, o novo ID.3 terá mais espaço no interior. Além disso, destaca-se um painel touchscreen de dez polegadas e outros botões “touch” espalhados no seu interior. Aliás, as únicas coisas que são controlados com um botão físico são as janelas e os “quatro piscas”.

Uma das principais novidades é também a opção de Realidade Aumentada, que dispõe informações no para-brisas do carro. À semelhança da Siri, há ainda comandos de voz que podem ser usados para realizar certas funções.

Apesar de o novo ID.3 ser conduzido manualmente, os futuros veículos da gama “ID” serão lançados com vista a serem completamente autónomos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O governo português estará atento às oportunidades estratégicas ou andará demasiado “ocupado” com a caça às cruzinhas?
    Hum… esta é difícil!

  2. “acessível para as massas”, quais massas? Esparguete, Fusilli, Rigatoni ou Fettuccine???
    Não será certamente para o povo português que ganha na sua maioria abaixo de 1000€ por mês com renda, comida, água, luz e gás pra pagar? Tudo isto com uma carga tributária absurda…

    • Também não queres dado? E quem é que o produzia e como? Deves pensar que os fornecedores oferecem as peças à VW… E para além disso não te esqueças que os trabalhadores da VW e dos seus fornecedores também almoçam e jantam e também têm famílias.

      • É… e mais importante do que isso: também tem administradores vigaristas/mafiosos pagos a peso de ouro para fazer burlas!!
        Milhões gastos pela Volkswagen que dedicava (dedica?) mais tempo a ludibriar as leis do que a inovar e a melhorar a produtividade!…

  3. Estou na alemanha ganho 1200 euros por mês tenho 2 filhos família ambos trabalha mos e mesmo aqui nao estou a ver eu conseguir nem um carro por 10 mil quanto mais 30 mil, carro do povo sim claro daqui a 20 anos talvez haja usados a 4 mil, 5 mil, agora vamos pensar pois Portugal ja ta a pensar em enventar taxas para os elétricos, ou seja de uma forma ou outra o povo nao vai deixar de ser roubado para se poder deslocar ao trabalho etc… E triste mas deslocação devia ser considerado uma das prioridades a nivel essencial de vida pois e real sem deslocação nao ha trabalho sem trabalho nao ha dinheiro…. Povo vamos sofrer so mais um pouco… E triste meus amigos mas temos que ser pissados por estes idiotas que inventam “carros do povo” que na real nao esta ao nosso alcance e se tiver so daqui a 20 anos e quando la chegar mos os ricos ja andam em carros voadores

  4. A bateria terá uma garantia de 160.000km, leia-se duração muito proximo disso. Após isso o carro é para a sucata, valor comercial 0€ pois as baterias custarão tanto como um carro novo.
    Esse é o problema dos eléctricos por enquanto.

  5. Uma frente bonita, uma traseira copiada do Golf e um painel de uma pobreza ímpar… Pensava que era só aqui no Brasil que a VW economizava no design… Só que aqui não é só no design, mas também no acabamento e itens de série. Chega a ser revoltante.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …