Volkswagen revela o novo ID.3, “o carro elétrico do povo”

No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço “abaixo dos 30 mil euros”, é tido como acessível para as massas.

A revolução dos automóveis elétricos está a alastrar-se exponencialmente e a Volkswagen não podia ficar fora dessa corrida. Como tal, a fabricante alemã aproveitou o Salão Automóvel de Frankfurt para anunciar o novo ID.3, o seu primeiro veículo elétrico.

O ID.3 estará disponível em três variantes de autonomia: entre 330 e 550 quilómetros. A versão com a capacidade para 330 quilómetros custará “abaixo dos 30 mil euros” e conta com uma bateria de 45kWh. A marca germânica não revelou os preços para as outras duas variantes.

De acordo com o The Verge, a Volkswagen diz que versão básica do ID.3 apenas carrega até 50kW, sendo necessário pagar extra para que carregue mais rapidamente (até 100kW). A bateria do automóvel terá uma garantia de oito anos ou de 160 mil quilómetros.

O Grupo Volkswagen está a engendrar um grande investimento no mercado dos veículos elétricos, tendo já feito um investimento multimilionário no setor. Espera-se que dentro dos próximos anos, as várias marcas do grupo expandam a sua gama de carros movidos a eletricidade. No caso da Volkswagen, estão planeados muitos mais veículos dentro da linha “ID”: I.D. Crozz, I.D. Vizzion, I.D. Roomzz, I.D. Buzz e I.D. Buggy.

Com um preço inferior a grande parte dos elétricos no mercado e com semelhanças ao VW Golf, o novo ID.3 terá mais espaço no interior. Além disso, destaca-se um painel touchscreen de dez polegadas e outros botões “touch” espalhados no seu interior. Aliás, as únicas coisas que são controlados com um botão físico são as janelas e os “quatro piscas”.

Uma das principais novidades é também a opção de Realidade Aumentada, que dispõe informações no para-brisas do carro. À semelhança da Siri, há ainda comandos de voz que podem ser usados para realizar certas funções.

Apesar de o novo ID.3 ser conduzido manualmente, os futuros veículos da gama “ID” serão lançados com vista a serem completamente autónomos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O governo português estará atento às oportunidades estratégicas ou andará demasiado “ocupado” com a caça às cruzinhas?
    Hum… esta é difícil!

  2. “acessível para as massas”, quais massas? Esparguete, Fusilli, Rigatoni ou Fettuccine???
    Não será certamente para o povo português que ganha na sua maioria abaixo de 1000€ por mês com renda, comida, água, luz e gás pra pagar? Tudo isto com uma carga tributária absurda…

    • Também não queres dado? E quem é que o produzia e como? Deves pensar que os fornecedores oferecem as peças à VW… E para além disso não te esqueças que os trabalhadores da VW e dos seus fornecedores também almoçam e jantam e também têm famílias.

      • É… e mais importante do que isso: também tem administradores vigaristas/mafiosos pagos a peso de ouro para fazer burlas!!
        Milhões gastos pela Volkswagen que dedicava (dedica?) mais tempo a ludibriar as leis do que a inovar e a melhorar a produtividade!…

  3. Estou na alemanha ganho 1200 euros por mês tenho 2 filhos família ambos trabalha mos e mesmo aqui nao estou a ver eu conseguir nem um carro por 10 mil quanto mais 30 mil, carro do povo sim claro daqui a 20 anos talvez haja usados a 4 mil, 5 mil, agora vamos pensar pois Portugal ja ta a pensar em enventar taxas para os elétricos, ou seja de uma forma ou outra o povo nao vai deixar de ser roubado para se poder deslocar ao trabalho etc… E triste mas deslocação devia ser considerado uma das prioridades a nivel essencial de vida pois e real sem deslocação nao ha trabalho sem trabalho nao ha dinheiro…. Povo vamos sofrer so mais um pouco… E triste meus amigos mas temos que ser pissados por estes idiotas que inventam “carros do povo” que na real nao esta ao nosso alcance e se tiver so daqui a 20 anos e quando la chegar mos os ricos ja andam em carros voadores

  4. A bateria terá uma garantia de 160.000km, leia-se duração muito proximo disso. Após isso o carro é para a sucata, valor comercial 0€ pois as baterias custarão tanto como um carro novo.
    Esse é o problema dos eléctricos por enquanto.

  5. Uma frente bonita, uma traseira copiada do Golf e um painel de uma pobreza ímpar… Pensava que era só aqui no Brasil que a VW economizava no design… Só que aqui não é só no design, mas também no acabamento e itens de série. Chega a ser revoltante.

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …