Volkswagen revela o novo ID.3, “o carro elétrico do povo”

No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço “abaixo dos 30 mil euros”, é tido como acessível para as massas.

A revolução dos automóveis elétricos está a alastrar-se exponencialmente e a Volkswagen não podia ficar fora dessa corrida. Como tal, a fabricante alemã aproveitou o Salão Automóvel de Frankfurt para anunciar o novo ID.3, o seu primeiro veículo elétrico.

O ID.3 estará disponível em três variantes de autonomia: entre 330 e 550 quilómetros. A versão com a capacidade para 330 quilómetros custará “abaixo dos 30 mil euros” e conta com uma bateria de 45kWh. A marca germânica não revelou os preços para as outras duas variantes.

De acordo com o The Verge, a Volkswagen diz que versão básica do ID.3 apenas carrega até 50kW, sendo necessário pagar extra para que carregue mais rapidamente (até 100kW). A bateria do automóvel terá uma garantia de oito anos ou de 160 mil quilómetros.

O Grupo Volkswagen está a engendrar um grande investimento no mercado dos veículos elétricos, tendo já feito um investimento multimilionário no setor. Espera-se que dentro dos próximos anos, as várias marcas do grupo expandam a sua gama de carros movidos a eletricidade. No caso da Volkswagen, estão planeados muitos mais veículos dentro da linha “ID”: I.D. Crozz, I.D. Vizzion, I.D. Roomzz, I.D. Buzz e I.D. Buggy.

Com um preço inferior a grande parte dos elétricos no mercado e com semelhanças ao VW Golf, o novo ID.3 terá mais espaço no interior. Além disso, destaca-se um painel touchscreen de dez polegadas e outros botões “touch” espalhados no seu interior. Aliás, as únicas coisas que são controlados com um botão físico são as janelas e os “quatro piscas”.

Uma das principais novidades é também a opção de Realidade Aumentada, que dispõe informações no para-brisas do carro. À semelhança da Siri, há ainda comandos de voz que podem ser usados para realizar certas funções.

Apesar de o novo ID.3 ser conduzido manualmente, os futuros veículos da gama “ID” serão lançados com vista a serem completamente autónomos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O governo português estará atento às oportunidades estratégicas ou andará demasiado “ocupado” com a caça às cruzinhas?
    Hum… esta é difícil!

  2. “acessível para as massas”, quais massas? Esparguete, Fusilli, Rigatoni ou Fettuccine???
    Não será certamente para o povo português que ganha na sua maioria abaixo de 1000€ por mês com renda, comida, água, luz e gás pra pagar? Tudo isto com uma carga tributária absurda…

    • Também não queres dado? E quem é que o produzia e como? Deves pensar que os fornecedores oferecem as peças à VW… E para além disso não te esqueças que os trabalhadores da VW e dos seus fornecedores também almoçam e jantam e também têm famílias.

      • É… e mais importante do que isso: também tem administradores vigaristas/mafiosos pagos a peso de ouro para fazer burlas!!
        Milhões gastos pela Volkswagen que dedicava (dedica?) mais tempo a ludibriar as leis do que a inovar e a melhorar a produtividade!…

  3. Estou na alemanha ganho 1200 euros por mês tenho 2 filhos família ambos trabalha mos e mesmo aqui nao estou a ver eu conseguir nem um carro por 10 mil quanto mais 30 mil, carro do povo sim claro daqui a 20 anos talvez haja usados a 4 mil, 5 mil, agora vamos pensar pois Portugal ja ta a pensar em enventar taxas para os elétricos, ou seja de uma forma ou outra o povo nao vai deixar de ser roubado para se poder deslocar ao trabalho etc… E triste mas deslocação devia ser considerado uma das prioridades a nivel essencial de vida pois e real sem deslocação nao ha trabalho sem trabalho nao ha dinheiro…. Povo vamos sofrer so mais um pouco… E triste meus amigos mas temos que ser pissados por estes idiotas que inventam “carros do povo” que na real nao esta ao nosso alcance e se tiver so daqui a 20 anos e quando la chegar mos os ricos ja andam em carros voadores

  4. A bateria terá uma garantia de 160.000km, leia-se duração muito proximo disso. Após isso o carro é para a sucata, valor comercial 0€ pois as baterias custarão tanto como um carro novo.
    Esse é o problema dos eléctricos por enquanto.

  5. Uma frente bonita, uma traseira copiada do Golf e um painel de uma pobreza ímpar… Pensava que era só aqui no Brasil que a VW economizava no design… Só que aqui não é só no design, mas também no acabamento e itens de série. Chega a ser revoltante.

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …