/

May propõe adiamento do Brexit caso acordo seja chumbado

Will Oliver / EPA

Theresa May, primeira-ministra britânica

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou esta terça-feira perante o Parlamento que está disposta a propor a votação um adiamento do Brexit caso o seu acordo seja chumbado.

“Se a Câmara rejeitar o acordo e a saída sem acordo, o Governo irá, a 14 de março, apresentar uma moção para perceber se o Parlamento aprova uma extensão curta e limitada do Artigo 50”, declarou perante a Câmara dos Comuns.

May tinha prometido fazer uma declaração aos deputados esta terça-feira, deixando claro em que ponto estão as negociações sobre o mecanismo de salvaguarda na fronteira das Irlandas (o backstop). Durante a intervenção, a primeira-ministra britânica revelou que falou com ” todos os Estados-membros para explicar a posição do Reino Unido” e que está montado um grupo de trabalho europeu e outro britânico para analisar esta questão.

Sei o que esta Câmara precisa para apoiar o acordo, estou a trabalhar duramente para conseguir isso”, prometeu.

Ou seja, parlamento britânico poderá escolher entre sair da União Europeia ou pedir um adiamento da data do Brexit caso o acordo que o Governo apresentar nas próximas semanas for rejeitado.

May reiterou que o chamado “voto significativo” será repetido até 12 de março e que, se o texto submetido for chumbado, os deputados poderão decidir se o calendário de saída do Reino Unido da UE se mantém ou é pedida uma “extensão curta e limitada” para além de 29 de março.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.