May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, “facilitar” a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está “muito perto”.

Theresa May partilhou na sua página do Facebook uma carta aberta aos mais de três milhões de cidadãos da União Europeia (UE) residentes no Reino Unido, que foi interpretada como uma tentativa de desbloquear a negociação com Bruxelas perante a reunião, hoje e amanhã, do Conselho Europeu.

Na missiva, a chefe do Governo britânico explica que se vai tornar “o mais simples possível” e menos dispendioso o processo de registo dos europeus com direito a residência permanente, e estes poderão participar num “grupo de utentes” para determinar o funcionamento deste processo.

Já não lhes será exigido demonstrar que têm acesso a um seguro de saúde e vai reduzir-se o processo burocrático geral e simplificá-lo especificamente para os que já tenham obtido o cartão de residência permanente, indica o texto.

May afirma que vai delinear aos 27 Estados-membros que os mesmos trâmites se facilitem também para os britânicos residentes noutros países da UE.

“Fui clara durante este processo em que os direitos dos cidadãos são a minha primeira prioridade, e sei que os meus colegas têm o mesmo objetivo: salvaguardar os direitos dos nacionais da UE que vivem no Reino Unido e os britânicos que vivem na UE”.

May destaca que os cidadãos europeus são “uma enorme contribuição para o país” e, por isso, é tão importante que tanto eles como as suas famílias “possam ficar”. “Não posso ser mais clara: os cidadãos da UE que residem legalmente no Reino Unido, poderão ficar”.

A líder “tory” (conservadora) afirma que “com flexibilidade e criatividade” dos dois lados, a negociação sobre os direitos dos cidadãos pode finalizar-se “nas próximas semanas”.

Sobre a carta de May, um porta-voz do grupo “the3million”, que representa os interesses dos cidadãos da UE, disse que “poderá abrir a porta ao diálogo” mas lamentou que a primeira-ministra e o ministro do Brexit, David Davis, não se tenham reunido com eles para “abordar os verdadeiros problemas”, tal como a reunificação familiar.

Paralelamente, um grupo de políticos pró-Brexit enviou outra carta aberta a May, coordenada pela campanha “Leave means Leave” (“Sair significa sair”), na qual pede à primeira-ministra para abandonar as negociações com Bruxelas se não houver conclusões positivas no Conselho Europeu.

Os signatários argumentam que o Governo “foi mais do que paciente” nas suas tentativas de abordar com a UE a futura relação comercial e assinalam que, se não há garantias de poder negociar isso em breve, o país deverá assumir que quando sair da UE, a 29 de março de 2019, passará a operar sob os parâmetros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em recuperação, Navalny fala sobre envenenamento. “Foi um projeto pessoal de Putin que falhou"

Em entrevista ao canal de televisão inependente Dozhd TV, Alexei Navalny, que se encontra em recuperação da tentativa de assassinato com o agente químico Novichok, garante que ninguém o vai parar e lança farpas a …

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …