Estreia hoje, em Portugal, o filme Mavka, A Alma da Floresta. É um filme de animação ucraniano, inspirado num conto de fadas.
Concluído em condições difíceis – consequência da guerra na Ucrânia – Mavka foi lançado no país no início de março, tendo batido recordes de lançamento.
Mavka é uma história de uma guardiã de uma floresta, que enfrenta uma escolha difícil entre o amor e o seu dever se guardar o Coração da Floresta, quando se apaixona por um humano – o jovem músico Lucas.
É uma história sobre o poder mágico do amor como se pode ler no IMDb: “Um tipo de amor que permite à natureza humana encontrar a magia interior, e revela habilidades e qualidades que capacitam uma pessoa a ir além do possível, e a resistir ao mal e ao vício humano”.
Sinal de resiliência cultural, Mavka é um filme que dá a conhecer a cultura ucraniana e demonstra que é possível continuar a fazer coisas boas, mesmo em tempos tão conturbados.
“Temos, sobretudo, falta de financiamento. Perdemos praticamente um ano em que todo o financiamento do governo foi para as necessidades do exército. Muitos dos representantes do mundo da cultura foram combater para a linha da frente e alguns deles morreram”, contou, à Euronews, Anastasiya Verlinska, promotora da animação ucraniana.
O filme tem o papel de preservar a identidade e os valores de uma cultura: “Todos os cenários e ambientes do filme são inspirados em locais reais na Ucrânia“, sublinhou Anastasiya Verlinska.
O filme, que é atualmente um dos símbolos mais importantes da cultura ucraniana, chega hoje às salas de cinema portuguesas, com duas versões: a original e a versão dobrada para português.
Mavka, A Alma da Floresta, é a prova de que, mesmo nas condições mais imprevisíveis e vulneráveis, a cultura resiste.