/

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil.

De acordo com o novo balanço, a intempérie também originou sete feridos, enquanto mais de 3.500 pessoas foram deslocadas de cerca de 30 localidades atingidas.

Um anterior balanço referia 14 mortos.

A maioria das vítimas sucumbiu a deslizamentos de terras e à destruição das casas provocadas pelas inundações e a intensa precipitação, que atingiu valores recorde.

As imagens das televisões locais mostram desmoronamentos, casas submersas, árvores e postos elétricos derrubados, rios que transbordaram e bairros inundados pela tempestade, que também atingiu os estados vizinhos do Rio e do Espírito Santo.

Na sexta-feira, duas crianças e dois adultos perderam a vida após o colapso de duas habitações em Ibirite. Duas outras pessoas morreram quando duas habitações desabaram no bairro de Vila Bernardete, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Outras quatro pessoas morreram em Belo Horizonte e uma em Contagem.

O Instituto Nacional de Meteorologia indicou ter registado em 24 horas as mais fortes precipitações desde o início das primeiras medições, que se iniciaram há 110 anos.

Entre as 09:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira foram registados 171,8 milímetros de chuva em Belo Horizonte, um recorde. As chuvas prosseguiram no sábado.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.