Mau tempo causa inundações, quedas de árvores e deslizamentos durante a noite

Kenneth Allen / Wikimedia

-

A chuva intensa e o vento forte que se fizeram sentir durante a madrugada desta segunda-feira no Grande Porto provocaram dezenas de inundações, deslizamento de terras e danos em habitação.

Fonte dos Bombeiros Voluntários da Maia disse à Lusa que um fenómeno meteorológico fez com que o telhado de uma vivenda, em Folgosa, ficasse destruído.

“A casa ficou sem telhado, uma espécie de tufão levantou todas as telhas”, afirmou a fonte, referindo que a proteção civil foi acionada, tentou-se arranjar alojamento para acolher os moradores, mas a família recusou abandonar a habitação.

Em Vila Nova de Gaia, entre as 23h30 de domingo e as 2h30 de hoje, registaram-se 35 inundações na via pública e um desabamento de terras em Vilar de Andorinho, segundo os Bombeiros Sapadores.

Fonte do Centro Distrital de Operação de Socorro do Porto disse à Lusa que durante a madrugada registaram-se várias ocorrências relacionadas com o mau tempo no distrito, mas nenhuma de maior gravidade.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É inadmissível isto acontecer, por um lado as pessoas deitam lixo para o chão “a torto e a direito”, o que acaba por entrar nas sarjetas e entupir as canalizações, e por outro, não há um esforço por parte dos municípios para resolver este problema de uma vez por todas…quem acaba por “sofrer” são os bombeiros, que hoje em dia são obrigados a fazer coisas que nem lhes compete…
    Não há uma única vez que isto não aconteça quando chove um pouco mais do que o habitual…

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …