Depois do fracasso eleitoral, Matteo Renzi demite-se

Esta segunda-feira, o chefe do Partido Democrático de Itália apresentou a sua demissão, depois dos maus resultados eleitorais.

Matteo Renzi, líder do Partido Democrático de Itália, decidiu demitir-se na sequência dos resultados eleitorais obtidos pelo partido, que resultaram numa perda significativa do apoio popular.

A notícia da demissão é avançada pela agência de notícias italiana Ansa. Para as 17h00 locais (menos uma hora em Lisboa) está marcado o anúncio oficial de demissão.

O político, de 43 anos, é considerado o grande derrotado nestas legislativas, depois de o seu partido (coligação de centro-esquerda) ter conseguido apenas 23% dos votos. Matteo Renzi governou a Itália nos últimos cinco anos.

Segundo o Expresso, Renzi não esteve presente na sede PD na noite eleitoral, gesto que podia ter sido interpretado como uma presságio do que viria a acontecer na manhã do dia seguinte. Maurizio Martina, ministro da Agricultura, declarou que esta foi “uma derrota muito evidente, muito clara”.

O partido antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a Liga (antiga Liga do Norte, de extrema-direita) foram os grandes vencedores das eleições deste domingo.

Há agora um clima de incerteza instalado no país, já que nenhuma força partidária conseguiu obter a maioria necessária para formar Governo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …