/

Depois do fracasso eleitoral, Matteo Renzi demite-se

Esta segunda-feira, o chefe do Partido Democrático de Itália apresentou a sua demissão, depois dos maus resultados eleitorais.

Matteo Renzi, líder do Partido Democrático de Itália, decidiu demitir-se na sequência dos resultados eleitorais obtidos pelo partido, que resultaram numa perda significativa do apoio popular.

A notícia da demissão é avançada pela agência de notícias italiana Ansa. Para as 17h00 locais (menos uma hora em Lisboa) está marcado o anúncio oficial de demissão.

O político, de 43 anos, é considerado o grande derrotado nestas legislativas, depois de o seu partido (coligação de centro-esquerda) ter conseguido apenas 23% dos votos. Matteo Renzi governou a Itália nos últimos cinco anos.

Segundo o Expresso, Renzi não esteve presente na sede PD na noite eleitoral, gesto que podia ter sido interpretado como uma presságio do que viria a acontecer na manhã do dia seguinte. Maurizio Martina, ministro da Agricultura, declarou que esta foi “uma derrota muito evidente, muito clara”.

O partido antissistema Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a Liga (antiga Liga do Norte, de extrema-direita) foram os grandes vencedores das eleições deste domingo.

Há agora um clima de incerteza instalado no país, já que nenhuma força partidária conseguiu obter a maioria necessária para formar Governo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.