Novas matrículas “só” vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar”.

Depois de se esgotarem todas as combinações possíveis de números-letras-números do antigo modelo, entraram em vigor as novas matrículas. De acordo com o semanário Expresso, desde 2 de março, já foram atribuídas a 105 mil a novos veículos. A estes juntam-se dezenas de milhares de carros velhos cujos proprie­tários quiseram mudar de matrícula.

As novas matrículas não têm traços nem ano e mês de emissão, têm mais espaço branco e apenas um P indicando o país e o símbolo da União Europeia. A grande mudança é a inclusão de dois conjuntos de letras, com um par de algarismos ao centro.



Este novo modelo permite que durem mais. Enquanto que as matrículas anteriores vigoraram 15 anos e terão sido usadas em mais de cinco milhões de veículos, estima-se que as novas durem até 2065 – ou seja, 45 anos.

Estas matrículas permitirão que haja mais combinações, mas até poderia haver mais, não fosse o decreto-lei que determina não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar”.

Ao Expresso, o IMT explicou a regra usada: o algoritmo que compõe as matrículas está programado para impedir a utilização simultânea de vogais no fim do primeiro e do segundo conjunto de letras. Assim, não serão formadas palavras obscenas ou incómodas – como “rabo”, por exemplo.

Por outro lado, este algoritmo fará com que se percam milhares de combinações inofensivas, como “rato” e “pata”. Com essas combinações perdidas, as matrículas durariam 74 anos.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Coisa mais ridícula, sou emigrante nos estados unidos, por temos o “Hyundai Kona”… por essa lógica não vou poder levar este modelo para portugal…?

    • Já antes de 1974 o Opel Ascona se chamava, em Portugal, Opel 1604 ou 1904. Penso que essas coisas são assim em todos os países, mas claro que podes trazer o Kona. É sempre bem vindo!

    • Completamente ridículo é o teu comentário!!
      Nada do que escreveste tem qualquer lógica ou sequer a ver com as novas matrículas!…

      • Ridículo è teu comentário??? Primeiro quando quando voce quiser chamar ridículo começa por ti…que so sabes comentar sobre “comentários” e nao deves ter alcance para dar uma resposta a uma noticia, porque se foces inteligente tinhas reparado no que escrevi…e ja agora espero que se teres uma matricula das “novas” que seja “pu 00 ta” depois quero te ver andar na rua aos domingos a passear o teu carrinho…e dizendo isto nao estou a ofender ninguém simplesmente è uma serie de letras e números que estão pra sair em breve…

  2. quem possuir uma matricula CC zero zero NA como faz ? compra uma nova mesmo ficando feio ? quanto à Hyundai o modelo Kona circula em Portugal, qual é o problema ? O que vi era estrangeiro.

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …