Novas matrículas “só” vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar”.

Depois de se esgotarem todas as combinações possíveis de números-letras-números do antigo modelo, entraram em vigor as novas matrículas. De acordo com o semanário Expresso, desde 2 de março, já foram atribuídas a 105 mil a novos veículos. A estes juntam-se dezenas de milhares de carros velhos cujos proprie­tários quiseram mudar de matrícula.

As novas matrículas não têm traços nem ano e mês de emissão, têm mais espaço branco e apenas um P indicando o país e o símbolo da União Europeia. A grande mudança é a inclusão de dois conjuntos de letras, com um par de algarismos ao centro.

Este novo modelo permite que durem mais. Enquanto que as matrículas anteriores vigoraram 15 anos e terão sido usadas em mais de cinco milhões de veículos, estima-se que as novas durem até 2065 – ou seja, 45 anos.

Estas matrículas permitirão que haja mais combinações, mas até poderia haver mais, não fosse o decreto-lei que determina não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar”.

Ao Expresso, o IMT explicou a regra usada: o algoritmo que compõe as matrículas está programado para impedir a utilização simultânea de vogais no fim do primeiro e do segundo conjunto de letras. Assim, não serão formadas palavras obscenas ou incómodas – como “rabo”, por exemplo.

Por outro lado, este algoritmo fará com que se percam milhares de combinações inofensivas, como “rato” e “pata”. Com essas combinações perdidas, as matrículas durariam 74 anos.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Coisa mais ridícula, sou emigrante nos estados unidos, por temos o “Hyundai Kona”… por essa lógica não vou poder levar este modelo para portugal…?

    • Já antes de 1974 o Opel Ascona se chamava, em Portugal, Opel 1604 ou 1904. Penso que essas coisas são assim em todos os países, mas claro que podes trazer o Kona. É sempre bem vindo!

    • Completamente ridículo é o teu comentário!!
      Nada do que escreveste tem qualquer lógica ou sequer a ver com as novas matrículas!…

      • Ridículo è teu comentário??? Primeiro quando quando voce quiser chamar ridículo começa por ti…que so sabes comentar sobre “comentários” e nao deves ter alcance para dar uma resposta a uma noticia, porque se foces inteligente tinhas reparado no que escrevi…e ja agora espero que se teres uma matricula das “novas” que seja “pu 00 ta” depois quero te ver andar na rua aos domingos a passear o teu carrinho…e dizendo isto nao estou a ofender ninguém simplesmente è uma serie de letras e números que estão pra sair em breve…

  2. quem possuir uma matricula CC zero zero NA como faz ? compra uma nova mesmo ficando feio ? quanto à Hyundai o modelo Kona circula em Portugal, qual é o problema ? O que vi era estrangeiro.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …