Novas matrículas podem valer multas até 600 euros e chumbo na inspeção

Mário Cruz / Lusa

Erros nas novas matrículas podem valer uma multa até 600 euros ou até mesmo o chumbo na inspeção. O espaçamento entre grupos e carateres tem de ser ao milímetro.

No início do mês de março, vários condutores apressaram-se a mudar a matrícula do seu veículo para o novo modelo. No entanto, as matrículas que não cumprirem detalhadamente as medidas e o espaçamento entre carateres podem valer multas entre 120 e 600 euros e até mesmo o chumbo na inspeção.

A Motor24 explica que as novas chapas, constituídas por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, têm de obedecer a regras rigorosas estabelecidas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Assim sendo, as regras ditam que nas novas matrículas a disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente. Além disso, é obrigatório o espaçamento exato de 20mm ente grupos e 10mm entre carateres do mesmo grupo. Não há traços separadores entre os grupos como nas matrículas antigas.

GNR

Novas matrículas ao milímetro.

Face a estas especificações, quem não as cumprir à letra está sujeito a uma contraordenação punível com coima entre os 120 e os 600 euros. O Anexo II do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 144/2012 prevê ainda que a não-aprovação do veículo numa inspeção periódica obrigatória.

“O novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos, o qual, ainda que venha ser reduzido, nomeadamente pela não utilização de combinações que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar, terá uma duração de utilização previsível de 45 anos“, diz o IMT.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Aahhh… Ok. Pronto então está bem… Ficamos assim. Então os fabricantes de matrículas é que as fazem mal mas os condutores é que pagam a multa.

    Cada país do mundo tem as suas características e as suas mentalidades. Portugal tem o lema “saca o mais que puderes e dá o menos que conseguires” – isto nata-se a nível da governação dos sucessivos governos, nota-se na cidadania, nota-se no preço sempre mais elevado que tudo custa em Portugal (carros, portagens, supermercados, etc…) comparado com outros países onde estas coisas são mais baratas e onde os salários médios e mínimos são o dobro ou mais.

    A tradição tuga ainda é o que era: sacar sempre e aos mais fracos de preferência porque têm menos capacidade de estrebuchar.

    • A culpa não e do fabricante nem quem imprime,e do cliente pede matriculas mais modernas,ha erro de quem imprime não pedir livrete do automovel para conferir e registar no sistema informatico fornecido pelo fabricante chapas.

    • Ai Miguel, Miguel… estás cada vez mais “tuga” – disparas em todas as direcções sem qualquer noção e baralhas tudo!…
      Essa da “tradição de sacar aos mais fracos” até dá vontade de rir… melhor, só a “tradição de tentar passar a culpa dos seus erros para os outros”!…
      .
      Então alguns “anjinhos” que tinham as matrículas corretas, mas, por uma questão de “moda”, foram a correr a um qualquer “pirata” fazer novas matrículas (sem necessidade e, sem qualquer cuidado para cumprir a lei – sendo que, como é óbvio, o proprietários do veiculo é sempre o responsável pela legalidade do mesmo) e agora eles é que são os “coitadinhos”??
      Gastaram dinheiro em matriculas ilegais (e, provavelmente, até foram eles mesmos que a colocaram no carro), mas agora a culpa não é deles porque são criancinhas e não tem obrigação de saber o que fazem!
      Enfim…

      • Qual o maior pirata, o fabricante das matrículas ou aquele que exigiu a mudança das mesmas “esquecendo-se” das regras a ditar cá para fora para evitar erros?

        • O quê?!
          Estás a brincar ou andas s dormir??
          1° – Ninguém exigiu qualquer mudança!
          2° – Como é obvio, as novas matriculas foram regulamentadas em Decreto Lei bem antes da primeira nova matricula ter sido emitida!

    • Ah? Isto é a sério?
      Quem haveria de ser??
      Quem é o responsável pelo veiculo?
      Quem é que anda na via publica com as matriculas ilegais?
      Enfim…

      • Nao estou muito preocupado…a matricula do meu carro é de 1987….números de plástico e nao tenciono mudar de carro nos próximos anos, quanto a minha pergunta, continuo sem resposta…

    • eu comprei uma arma ilegal mas que tem de ser punido é quem a vendeu, não eu que a comprei ilegal.
      se tinham as matriculas boas (modelo antigo) para que foram gastar dinheiro nas novas?

  2. Mas as viaturas com registo anterior a 2020 podem usar matriculas com o novo formato?
    Não têm de obedecer ao modelos antigo, com o ano/mês de matricula do lado direito, e com os pontos a separar cada bloco de letras/numeros?

  3. Não vejo qualquer interesse em mudar de matriculas, mas cada um sabe de si. Sobre as novas matriculas apenas acho que deviam manter o mês e ano da viatura.

    • É precisamente o local onde está afixado o mês e ano da viatura que dá problemas devido à descoloração do amarelo, originando uma anotação na inspecção.
      Ao acontecer esta anotação o proprietário vai ter que comprar matrículas novas que, se assinalarem o mês e ano da viatura poderá ocorrer nova descoloração, assim corta o mal pela raiz, muda para o sistema novo, a legislação permite-o.

  4. Está-se aqui a aplicar uma multa como se o fabrico da chapa fosse da autoria do proprietário do veículo, isto é bem à portuguesa, se não têm competência para legislar como deve ser o formato da mesma e deixam andar o barco, vêm depois aplicar uma multa ao inocente do comprador, bando de incompetentes e oportunistas, não é com vinagre que se apanham moscas, depois admirem-se dos contras.

    • Bem… andas mesmo “distraído” e, o resultado são os disparates que se vê!
      “bem à portuguesa” é o teu comentário – típico de quem fala sem saber!…
      Não há qualquer problema com a legislação e, só numa cabecinha muito limitada é que alguém lançava uma nova matriculada sem estar devidamente regulamentada!
      .
      Claro que, como e óbvio, o proprietário é o responsável pela legalidade do seu veiculo…
      Se alguém tem tempo e dinheiro para andar mudar matrículas por uma questão de moda – e se tem acesso à Internet para escrever disparates – também deveriam ter para consultar a legislação!

  5. tive em tempos de comprar uma nova matricula pois o meu yaris fica na garagem estrelinha e descolorou o amarelo e fui logo avisado acerca do eventual problema na inspeção. com este tipo de formulação de certeza que cartaz combinações serão interessantes: “CC00NA” será que vão permitir ?

  6. Só há dois tipos de carros com matrículas novas:
    – Os realmente novos;
    – Os dos que querem aparentar que têm um carro novo;

  7. Só burro vai mudar. Este modelo vai acabar com muitas multas por pagar não falha. Está mudança sem traços vai facilitar muito as máquinas que são máquinas mas também erram. Se o governo obrigace chamavam todos os nomes e mais alguns como não vai tudo a correr substituir. Grandes malucos.

  8. Já agora, tudo o que compramos tem garantia quem fabrica tem que saber o que vende as regras há muito que foram feitas quem não cumpre tem que arcar com despesas anerentes.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …