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Novas matrículas podem valer multas até 600 euros e chumbo na inspeção

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Mário Cruz / Lusa

Erros nas novas matrículas podem valer uma multa até 600 euros ou até mesmo o chumbo na inspeção. O espaçamento entre grupos e carateres tem de ser ao milímetro.

No início do mês de março, vários condutores apressaram-se a mudar a matrícula do seu veículo para o novo modelo. No entanto, as matrículas que não cumprirem detalhadamente as medidas e o espaçamento entre carateres podem valer multas entre 120 e 600 euros e até mesmo o chumbo na inspeção.

A Motor24 explica que as novas chapas, constituídas por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, têm de obedecer a regras rigorosas estabelecidas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Assim sendo, as regras ditam que nas novas matrículas a disposição dos grupos deve ser centrada vertical e horizontalmente. Além disso, é obrigatório o espaçamento exato de 20mm ente grupos e 10mm entre carateres do mesmo grupo. Não há traços separadores entre os grupos como nas matrículas antigas.

GNR

Novas matrículas ao milímetro.

Face a estas especificações, quem não as cumprir à letra está sujeito a uma contraordenação punível com coima entre os 120 e os 600 euros. O Anexo II do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 144/2012 prevê ainda que a não-aprovação do veículo numa inspeção periódica obrigatória.

“O novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos, o qual, ainda que venha ser reduzido, nomeadamente pela não utilização de combinações que possam formar palavras ou siglas que se entenda dever evitar, terá uma duração de utilização previsível de 45 anos“, diz o IMT.

ZAP //

26 Comments

  1. Aahhh… Ok. Pronto então está bem… Ficamos assim. Então os fabricantes de matrículas é que as fazem mal mas os condutores é que pagam a multa.

    Cada país do mundo tem as suas características e as suas mentalidades. Portugal tem o lema “saca o mais que puderes e dá o menos que conseguires” – isto nata-se a nível da governação dos sucessivos governos, nota-se na cidadania, nota-se no preço sempre mais elevado que tudo custa em Portugal (carros, portagens, supermercados, etc…) comparado com outros países onde estas coisas são mais baratas e onde os salários médios e mínimos são o dobro ou mais.

    A tradição tuga ainda é o que era: sacar sempre e aos mais fracos de preferência porque têm menos capacidade de estrebuchar.

    • A culpa não e do fabricante nem quem imprime,e do cliente pede matriculas mais modernas,ha erro de quem imprime não pedir livrete do automovel para conferir e registar no sistema informatico fornecido pelo fabricante chapas.

    • Ai Miguel, Miguel… estás cada vez mais “tuga” – disparas em todas as direcções sem qualquer noção e baralhas tudo!…
      Essa da “tradição de sacar aos mais fracos” até dá vontade de rir… melhor, só a “tradição de tentar passar a culpa dos seus erros para os outros”!…
      .
      Então alguns “anjinhos” que tinham as matrículas corretas, mas, por uma questão de “moda”, foram a correr a um qualquer “pirata” fazer novas matrículas (sem necessidade e, sem qualquer cuidado para cumprir a lei – sendo que, como é óbvio, o proprietários do veiculo é sempre o responsável pela legalidade do mesmo) e agora eles é que são os “coitadinhos”??
      Gastaram dinheiro em matriculas ilegais (e, provavelmente, até foram eles mesmos que a colocaram no carro), mas agora a culpa não é deles porque são criancinhas e não tem obrigação de saber o que fazem!
      Enfim…

      • Qual o maior pirata, o fabricante das matrículas ou aquele que exigiu a mudança das mesmas “esquecendo-se” das regras a ditar cá para fora para evitar erros?

      • O quê?!
        Estás a brincar ou andas s dormir??
        1° – Ninguém exigiu qualquer mudança!
        2° – Como é obvio, as novas matriculas foram regulamentadas em Decreto Lei bem antes da primeira nova matricula ter sido emitida!

    • Ah? Isto é a sério?
      Quem haveria de ser??
      Quem é o responsável pelo veiculo?
      Quem é que anda na via publica com as matriculas ilegais?
      Enfim…

      • Nao estou muito preocupado…a matricula do meu carro é de 1987….números de plástico e nao tenciono mudar de carro nos próximos anos, quanto a minha pergunta, continuo sem resposta…

      • A resposta é óbvia: o proprietário do veiculo é o único responsável pela sua legalidade!

    • eu comprei uma arma ilegal mas que tem de ser punido é quem a vendeu, não eu que a comprei ilegal.
      se tinham as matriculas boas (modelo antigo) para que foram gastar dinheiro nas novas?

  2. Mas as viaturas com registo anterior a 2020 podem usar matriculas com o novo formato?
    Não têm de obedecer ao modelos antigo, com o ano/mês de matricula do lado direito, e com os pontos a separar cada bloco de letras/numeros?

  3. Não vejo qualquer interesse em mudar de matriculas, mas cada um sabe de si. Sobre as novas matriculas apenas acho que deviam manter o mês e ano da viatura.

    • É precisamente o local onde está afixado o mês e ano da viatura que dá problemas devido à descoloração do amarelo, originando uma anotação na inspecção.
      Ao acontecer esta anotação o proprietário vai ter que comprar matrículas novas que, se assinalarem o mês e ano da viatura poderá ocorrer nova descoloração, assim corta o mal pela raiz, muda para o sistema novo, a legislação permite-o.

  4. Está-se aqui a aplicar uma multa como se o fabrico da chapa fosse da autoria do proprietário do veículo, isto é bem à portuguesa, se não têm competência para legislar como deve ser o formato da mesma e deixam andar o barco, vêm depois aplicar uma multa ao inocente do comprador, bando de incompetentes e oportunistas, não é com vinagre que se apanham moscas, depois admirem-se dos contras.

    • Bem… andas mesmo “distraído” e, o resultado são os disparates que se vê!
      “bem à portuguesa” é o teu comentário – típico de quem fala sem saber!…
      Não há qualquer problema com a legislação e, só numa cabecinha muito limitada é que alguém lançava uma nova matriculada sem estar devidamente regulamentada!
      .
      Claro que, como e óbvio, o proprietário é o responsável pela legalidade do seu veiculo…
      Se alguém tem tempo e dinheiro para andar mudar matrículas por uma questão de moda – e se tem acesso à Internet para escrever disparates – também deveriam ter para consultar a legislação!

  5. tive em tempos de comprar uma nova matricula pois o meu yaris fica na garagem estrelinha e descolorou o amarelo e fui logo avisado acerca do eventual problema na inspeção. com este tipo de formulação de certeza que cartaz combinações serão interessantes: “CC00NA” será que vão permitir ?

  6. Só há dois tipos de carros com matrículas novas:
    – Os realmente novos;
    – Os dos que querem aparentar que têm um carro novo;

  7. Só burro vai mudar. Este modelo vai acabar com muitas multas por pagar não falha. Está mudança sem traços vai facilitar muito as máquinas que são máquinas mas também erram. Se o governo obrigace chamavam todos os nomes e mais alguns como não vai tudo a correr substituir. Grandes malucos.

  8. Já agora, tudo o que compramos tem garantia quem fabrica tem que saber o que vende as regras há muito que foram feitas quem não cumpre tem que arcar com despesas anerentes.

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