A Matemática mostra que a civilização mais antiga do mundo colapsou devido à mudança climática

Sara jilani / Wikimedia

Sítio arqueológico de Harappa, berço da civilização Harapeana, no Vale do Indo

Há várias hipóteses em torno do declínio da Civilização do Vale do Indo, no sul da Ásia, há cerca de 3.000 anos, mas um novo modelo matemático identificou que a mudança climática pode ter sido a responsável.

O cientista matemático Nishant Malik, do Rochester Institute of Technology, encontrou novas evidências para apoiar a ideia de que a mudança das estações das monções e o aumento da seca podem ter ajudado a provocar o colapso do império da Idade do Bronze.

Ao analisar a presença de um determinado isótopo nas estalagmites numa caverna do norte da Índia – que deve revelar a quantidade de água que caiu como chuva ao longo do tempo -, os cientistas conseguiram estimar a precipitação de monções na região nos últimos 5.700 anos.

Malik identificou padrões nestes dados que mostram uma grande mudança nos padrões das monções quando a civilização começou a erguer-se e uma mudança oposta que correspondeu ao seu declínio.

“Normalmente, os dados que obtemos ao analisar o paleoclima são uma série de tempo curta com ruído e incerteza”, disse Malik, em comunicado. “No que diz respeito à matemática e ao clima, a ferramenta que usamos com frequência para entender o clima e o tempo são os sistemas dinâmicos. Mas a teoria dos sistemas dinâmicos é mais difícil de aplicar a dados paleoclimáticos”.

“Este novo método pode encontrar transições nas séries temporais mais desafiadoras, incluindo paleoclima, que são curtas, têm certa quantidade de incerteza e têm ruído“, continuou o matemático.

Misturando partes da teoria dinâmica com elementos de aprendizagem de máquina baseada em algoritmo e teoria da informação, Malik conseguiu preencher artificialmente algumas das lacunas no registo, bem como calcular a probabilidade de padrões que, de outra forma, não teriam aparecido em gráficos padrão.

Segundo Malik, este é um bom ajuste para cavar dados climáticos anteriores, onde muitas vezes existem grandes lacunas nas estimativas sobre estatísticas como a precipitação. No caso do registo de estalagmite, por exemplo, apenas marcam a temporada de monções de verão a cada cinco anos.

A Civilização do Vale do Indo foi uma das três primeiras civilizações na parte noroeste do Sul da Ásia, ao lado do antigo Egito e da Mesopotâmia. Acredita-se que os assentamentos rio acima do Indo se estendiam por cerca de 1.500 quilómetros quando a civilização estava no seu auge, com algumas das suas cidades a atingir 60 mil habitantes.

Este estudo foi publicado em agosto na revista científica Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Faz sentido… Foram as emissões de CO2 que deram origem a essas alterações? Então quer dizer que há 3 mil anos já existiam carros a gasóleo? Ou será que a culpa foram as carroças puxadas a cavalo? A Greta que explique!

    • Nunca ninguém disse que a única causa de alterações climáticas é a emissão (humana ou não) de CO2!
      Pelo menos, nunca ninguém com um cérebro funcional… pode acontecer que por exemplo o Trump tenha dito, talvez na mesma ocasião em que deu a idéia das injecções de lixívia para tratar COVID-19!

    • Não é só a tecnologia que expele CO2, ainda tem os animais (gases), os vulcões, geisers, decomposição natural da matéria morta como folhas, animais mortos…. etc etc etc

    • A emossão de CO2 não provém só da poluição de veículos motorizados. Uma pessoa com alguma informação sabe isso. É basico. Houve muitas civilizações que desapareceram ou tiveram de mudar porque, à semelhança so que acontece hoje em dia, esgotaram todos os recursos naturais. Um incêndio liberta CO2. Mas ter colapsado agora pode ser o resultado de muitos e longos anos da accão nefasta da humanidade. Informe-se antes de ser sarcastico. Fica mal.

  2. Alguém analisou os cadáveres encontrados? A maior causa da queda das civilizações foram a guerra e as doenças. Também a deserção da população por má governação para outros locais. É claro que sempre houve alterações climáticas mas isso não justifica tudo a não ser a explicação mais fácil. O caminho mais fácil leva sempre ao engano.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …