A Matemática mostra que a civilização mais antiga do mundo colapsou devido à mudança climática

Sara jilani / Wikimedia

Sítio arqueológico de Harappa, berço da civilização Harapeana, no Vale do Indo

Há várias hipóteses em torno do declínio da Civilização do Vale do Indo, no sul da Ásia, há cerca de 3.000 anos, mas um novo modelo matemático identificou que a mudança climática pode ter sido a responsável.

O cientista matemático Nishant Malik, do Rochester Institute of Technology, encontrou novas evidências para apoiar a ideia de que a mudança das estações das monções e o aumento da seca podem ter ajudado a provocar o colapso do império da Idade do Bronze.

Ao analisar a presença de um determinado isótopo nas estalagmites numa caverna do norte da Índia – que deve revelar a quantidade de água que caiu como chuva ao longo do tempo -, os cientistas conseguiram estimar a precipitação de monções na região nos últimos 5.700 anos.

Malik identificou padrões nestes dados que mostram uma grande mudança nos padrões das monções quando a civilização começou a erguer-se e uma mudança oposta que correspondeu ao seu declínio.

“Normalmente, os dados que obtemos ao analisar o paleoclima são uma série de tempo curta com ruído e incerteza”, disse Malik, em comunicado. “No que diz respeito à matemática e ao clima, a ferramenta que usamos com frequência para entender o clima e o tempo são os sistemas dinâmicos. Mas a teoria dos sistemas dinâmicos é mais difícil de aplicar a dados paleoclimáticos”.

“Este novo método pode encontrar transições nas séries temporais mais desafiadoras, incluindo paleoclima, que são curtas, têm certa quantidade de incerteza e têm ruído“, continuou o matemático.

Misturando partes da teoria dinâmica com elementos de aprendizagem de máquina baseada em algoritmo e teoria da informação, Malik conseguiu preencher artificialmente algumas das lacunas no registo, bem como calcular a probabilidade de padrões que, de outra forma, não teriam aparecido em gráficos padrão.

Segundo Malik, este é um bom ajuste para cavar dados climáticos anteriores, onde muitas vezes existem grandes lacunas nas estimativas sobre estatísticas como a precipitação. No caso do registo de estalagmite, por exemplo, apenas marcam a temporada de monções de verão a cada cinco anos.

A Civilização do Vale do Indo foi uma das três primeiras civilizações na parte noroeste do Sul da Ásia, ao lado do antigo Egito e da Mesopotâmia. Acredita-se que os assentamentos rio acima do Indo se estendiam por cerca de 1.500 quilómetros quando a civilização estava no seu auge, com algumas das suas cidades a atingir 60 mil habitantes.

Este estudo foi publicado em agosto na revista científica Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Faz sentido… Foram as emissões de CO2 que deram origem a essas alterações? Então quer dizer que há 3 mil anos já existiam carros a gasóleo? Ou será que a culpa foram as carroças puxadas a cavalo? A Greta que explique!

    • Nunca ninguém disse que a única causa de alterações climáticas é a emissão (humana ou não) de CO2!
      Pelo menos, nunca ninguém com um cérebro funcional… pode acontecer que por exemplo o Trump tenha dito, talvez na mesma ocasião em que deu a idéia das injecções de lixívia para tratar COVID-19!

    • Não é só a tecnologia que expele CO2, ainda tem os animais (gases), os vulcões, geisers, decomposição natural da matéria morta como folhas, animais mortos…. etc etc etc

    • A emossão de CO2 não provém só da poluição de veículos motorizados. Uma pessoa com alguma informação sabe isso. É basico. Houve muitas civilizações que desapareceram ou tiveram de mudar porque, à semelhança so que acontece hoje em dia, esgotaram todos os recursos naturais. Um incêndio liberta CO2. Mas ter colapsado agora pode ser o resultado de muitos e longos anos da accão nefasta da humanidade. Informe-se antes de ser sarcastico. Fica mal.

  2. Alguém analisou os cadáveres encontrados? A maior causa da queda das civilizações foram a guerra e as doenças. Também a deserção da população por má governação para outros locais. É claro que sempre houve alterações climáticas mas isso não justifica tudo a não ser a explicação mais fácil. O caminho mais fácil leva sempre ao engano.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …