ADN de civilização antiga revela novos dados sobre ascendência dos habitantes da Ásia Meridional

O ADN dos restos mortais de um indivíduo da Civilização do Vale do Indo revelou novos dados sobre a ascendência dos asiáticos modernos da Ásia Meridional.

Quando caçadores-coletores se decidiram estabelecer no Vale do Indo — onde hoje estão partes do Afeganistão, do Paquistão e da Índia — como agricultores, originaram uma das primeiras sociedades urbanas do nosso mundo: a Civilização do Vale do Indo, que atingiu o seu pico entre 2.600 e 1.900 a.C.

Mas o que é que levou estas pessoas a mudarem drasticamente os seus hábitos? Uma teoria é que a agricultura chegou à Ásia Meridional através do movimento em grande escala dos agricultores iranianos.

Segundo o Science Alert, sugestões desta ascendência iraniana nos asiáticos desta parte do continente levaram os investigadores a suspeitar que, quando estes iranianos migraram do Crescente Fértil no Médio Oriente (onde foram encontradas as primeiras evidências da agricultura), levaram consigo o seu novo estilo de vida agrícola.

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas conseguiu sequenciar o genoma de uma pessoa que estava enterrada num antigo cemitério desta civilização em Rakhigarhi, na Índia. Os resultados foram agora publicados na revista científica Cell.

A análise mostrou que os genes associados à ascendência iraniana vieram antes da época em que agricultores e caçadores-coletores dessa área se separaram uns dos outros. Ou seja, os ancestrais iranianos desta pessoa foram-se embora antes de a agricultura se ter espalhado pelo Irão.

“O nosso estudo mostra que a agricultura surgiu na Ásia Meridional ou através de invenção local, ou de adoção de ideias dos seus vizinhos ocidentais, ou alguma combinação entre ambas”, explica o geneticista David Reich, da Universidade de Harvard, nos EUA.

Ao comparar este genoma com os de outro estudo, publicado na revista Science, a equipa também teve algumas luzes sobre o comércio e os movimentos entre essas civilizações antigas. Onze indivíduos de Gonur, no Turquemenistão, e Shahr-i-Sokhta, no Irão, pertenciam ao mesmo grupo genético que o indivíduo da Ásia Meridional.

“Isto sugere que esses onze indivíduos eram migrantes ou descendentes recentes da Civilização do Vale do Indo”, declara Reich, apoiado pelas conexões culturais verificadas nos dois locais.

“Este indivíduo agora analisado fazia parte de uma população que é a maior fonte de ascendência em quase todos os asiáticos modernos da Ásia Meridional”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …