ADN de civilização antiga revela novos dados sobre ascendência dos habitantes da Ásia Meridional

O ADN dos restos mortais de um indivíduo da Civilização do Vale do Indo revelou novos dados sobre a ascendência dos asiáticos modernos da Ásia Meridional.

Quando caçadores-coletores se decidiram estabelecer no Vale do Indo — onde hoje estão partes do Afeganistão, do Paquistão e da Índia — como agricultores, originaram uma das primeiras sociedades urbanas do nosso mundo: a Civilização do Vale do Indo, que atingiu o seu pico entre 2.600 e 1.900 a.C.

Mas o que é que levou estas pessoas a mudarem drasticamente os seus hábitos? Uma teoria é que a agricultura chegou à Ásia Meridional através do movimento em grande escala dos agricultores iranianos.

Segundo o Science Alert, sugestões desta ascendência iraniana nos asiáticos desta parte do continente levaram os investigadores a suspeitar que, quando estes iranianos migraram do Crescente Fértil no Médio Oriente (onde foram encontradas as primeiras evidências da agricultura), levaram consigo o seu novo estilo de vida agrícola.

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas conseguiu sequenciar o genoma de uma pessoa que estava enterrada num antigo cemitério desta civilização em Rakhigarhi, na Índia. Os resultados foram agora publicados na revista científica Cell.

A análise mostrou que os genes associados à ascendência iraniana vieram antes da época em que agricultores e caçadores-coletores dessa área se separaram uns dos outros. Ou seja, os ancestrais iranianos desta pessoa foram-se embora antes de a agricultura se ter espalhado pelo Irão.

“O nosso estudo mostra que a agricultura surgiu na Ásia Meridional ou através de invenção local, ou de adoção de ideias dos seus vizinhos ocidentais, ou alguma combinação entre ambas”, explica o geneticista David Reich, da Universidade de Harvard, nos EUA.

Ao comparar este genoma com os de outro estudo, publicado na revista Science, a equipa também teve algumas luzes sobre o comércio e os movimentos entre essas civilizações antigas. Onze indivíduos de Gonur, no Turquemenistão, e Shahr-i-Sokhta, no Irão, pertenciam ao mesmo grupo genético que o indivíduo da Ásia Meridional.

“Isto sugere que esses onze indivíduos eram migrantes ou descendentes recentes da Civilização do Vale do Indo”, declara Reich, apoiado pelas conexões culturais verificadas nos dois locais.

“Este indivíduo agora analisado fazia parte de uma população que é a maior fonte de ascendência em quase todos os asiáticos modernos da Ásia Meridional”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …