Matadouros, gráficas e estádios vão contar para o défice

1

Nuno Tavares / Flickr

-

O Estádio Municipal de Aveiro conta para o défice

Mais de 4.400 entidades contam para o défice e, dessas, 268 entram nestas contas pela primeira vez, como a TAP e a CP, mas também um matadouro na Maia, uma gráfica em Lisboa e o estádio municipal em Aveiro.

Entre as entidades que se estreiam nas contas do défice orçamental das administrações públicas já em 2014, devido à introdução do novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010), estão mais de 40 instituições ligadas à saúde (incluindo os hospitais EPE) e empresas como a TAP, a CP, a Empordef, a Fundação Paula Rêgo, o INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil, a ParqueExpo, a AICEP, a ANACOM e a Gebalis, que gere os bairros de Lisboa.

A lista, que abrange várias áreas da Classificação de Atividades Económicas (CAE), inclui ainda um matadouro na Maia, uma sociedade imobiliária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, uma empresa de explosivos na Trafaria, a marina do Parque das Nações, em Lisboa, e a SAD do Académico Marítimo Madeira Andebol.

As termas de Melgaço, o estádio municipal de Aveiro, uma empresa municipalizada de Pinhel com o nome ‘Falcão Cultura, Turismo e Tempos Livres’, o mercado municipal de Faro e a Sociedade Teatral Louletana são outros exemplos de entidades públicas que vão passar a contar para o apuramento do défice orçamental das administrações públicas.

O rol de empresas foi esta terça-feira publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de ter divulgado a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos em que, pela primeira vez, calculou os números do défice e da dívida públicos segundo o novo sistema europeu de contas, que todos os países da União Europeia têm de adotar até ao final deste mês.

As regras contabilísticas do SEC2010 penalizam o apuramento dos défices de 2010 e de 2011, mas têm um impacto positivo na contabilização dos défices dos dois anos seguintes.

Quanto a 2014, a estimativa, que é da responsabilidade do Governo, antecipa que o défice apurado neste novo regime seja de 4,8% no final do ano.

/Lusa

1 Comment

  1. deixo aqui as minhas condolencias aos familiares de tão ilustre pessoa como foi o Prof Dr Victor Crespo com quem tive o privilegio de trabalhar na antiga universidade de L Marques, que a sua alma descanse em paz.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.