Mastigar pastilha elástica pode ser bom para a saúde (e acabar com epidemia mundial)

Pela primeira vez, investigadores analisaram se as pastilhas elásticas podem ajudar no aporte de vitaminas para o organismo. E a resposta é positiva, de tal forma que podem ser utilizadas como uma estratégia para ajudar a reduzir a deficiência de vitaminas em todo o mundo.

Mesmo num país como os EUA, a deficiência de vitaminas é um problema grave, sendo considerada uma epidemia séria em todo o mundo. Mas as pastilhas elásticas enriquecidas com suplementos podem contribuir para resolver o problema, já que aumentam os níveis de vitamina no sangue. A conclusão é de uma pesquisa publicada no Journal of Functional Foods.

Os investigadores debruçaram-se sobre duas espécies de pastilhas elásticas, contendo suplementos vitamínicos, para aferir se eram eficazes na contribuição com vitaminas para o organismo.

“Fiquei um pouco surpreendido por ninguém ter feito um estudo como este antes, dado o número de produtos de pastilhas elásticas que contêm suplementos vitamínicos no mercado”, destaca o professor Joshua Lambert, do Colégio de Ciências Agrícolas da Universidade Penn State, nos EUA, citado no comunicado que divulga a investigação.

No âmbito da pesquisa, os investigadores levaram 15 pessoas a mascar as duas pastilhas elásticas seleccionadas e mediram os níveis de nove vitaminas que foram libertadas nas suas salivas. Noutra experiência com os mesmos indivíduos, mediram os níveis de sete vitaminas no sangue.

Foi usada uma pastilha elástica sem quaisquer suplementos vitamínicos como placebo, para controlo dos resultados.

As conclusões indicam que as vitamina analisadas – retinol (A1), tiamina (B1), riboflavina (B2), niacinamida (B3), piridoxina (B6), ácido fólico, cianocobalamina (B12), ácido ascórbico (C) e alfa-tocoferol – foram de facto libertadas para a saliva dos participantes que mascaram as pastilhas elásticas.

A concentração de vitaminas no sangue indicou um aumento de entre 75% a 96% no caso do retinol, de entre 906% a 1,077% na piridoxina, de entre 64% a 141% no caso do ácido ascórbico, e de 418% a 502% no caso do alfa-tocoferol, em comparação com a pastilha elástica placebo.

“A pesquisa demonstrou que vitaminas solúveis em água, como as vitaminas B6 e C, foram aumentadas no sangue dos participantes que mastigaram pastilhas elásticas com suplementos, em comparação com os participantes que mastigaram a pastilha elástica placebo”, constatam os investigadores.

O estudo revelou ainda um aumento no sangue de “várias vitaminas lipossolúveis, tais como o derivado de vitamina A retinol e o derivado de vitamina E alfa-tocoferol”, referem.

Joshua Lambert destaca que “as vitaminas solúveis em água foram quase totalmente extraídas da pastilha elástica durante o processo de mastigação”, enquanto que o mesmo não aconteceu com as vitaminas lipossolúveis.

Melhorar a libertação de vitaminas lipossolúveis a partir da base da pastilha elástica é uma área para futuros desenvolvimentos do fabricante”, realça Lambert.

O professor alerta, contudo, que a investigação não demonstra que haja um incremento nos níveis de vitaminas no sangue a longo prazo.

Esse pode ser o próximo passo para um novo estudo, como refere Lambert, falando de “envolver pessoas com um certo nível de deficiência para algumas das vitaminas da pastilha elástica com suplementos, e levá-las a mastigarem-na regularmente, durante um mês, para ver se isso aumenta os níveis de vitaminas no seu sangue”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …