Mastigar pastilha elástica pode ser bom para a saúde (e acabar com epidemia mundial)

Pela primeira vez, investigadores analisaram se as pastilhas elásticas podem ajudar no aporte de vitaminas para o organismo. E a resposta é positiva, de tal forma que podem ser utilizadas como uma estratégia para ajudar a reduzir a deficiência de vitaminas em todo o mundo.

Mesmo num país como os EUA, a deficiência de vitaminas é um problema grave, sendo considerada uma epidemia séria em todo o mundo. Mas as pastilhas elásticas enriquecidas com suplementos podem contribuir para resolver o problema, já que aumentam os níveis de vitamina no sangue. A conclusão é de uma pesquisa publicada no Journal of Functional Foods.

Os investigadores debruçaram-se sobre duas espécies de pastilhas elásticas, contendo suplementos vitamínicos, para aferir se eram eficazes na contribuição com vitaminas para o organismo.

“Fiquei um pouco surpreendido por ninguém ter feito um estudo como este antes, dado o número de produtos de pastilhas elásticas que contêm suplementos vitamínicos no mercado”, destaca o professor Joshua Lambert, do Colégio de Ciências Agrícolas da Universidade Penn State, nos EUA, citado no comunicado que divulga a investigação.

No âmbito da pesquisa, os investigadores levaram 15 pessoas a mascar as duas pastilhas elásticas seleccionadas e mediram os níveis de nove vitaminas que foram libertadas nas suas salivas. Noutra experiência com os mesmos indivíduos, mediram os níveis de sete vitaminas no sangue.

Foi usada uma pastilha elástica sem quaisquer suplementos vitamínicos como placebo, para controlo dos resultados.

As conclusões indicam que as vitamina analisadas – retinol (A1), tiamina (B1), riboflavina (B2), niacinamida (B3), piridoxina (B6), ácido fólico, cianocobalamina (B12), ácido ascórbico (C) e alfa-tocoferol – foram de facto libertadas para a saliva dos participantes que mascaram as pastilhas elásticas.

A concentração de vitaminas no sangue indicou um aumento de entre 75% a 96% no caso do retinol, de entre 906% a 1,077% na piridoxina, de entre 64% a 141% no caso do ácido ascórbico, e de 418% a 502% no caso do alfa-tocoferol, em comparação com a pastilha elástica placebo.

“A pesquisa demonstrou que vitaminas solúveis em água, como as vitaminas B6 e C, foram aumentadas no sangue dos participantes que mastigaram pastilhas elásticas com suplementos, em comparação com os participantes que mastigaram a pastilha elástica placebo”, constatam os investigadores.

O estudo revelou ainda um aumento no sangue de “várias vitaminas lipossolúveis, tais como o derivado de vitamina A retinol e o derivado de vitamina E alfa-tocoferol”, referem.

Joshua Lambert destaca que “as vitaminas solúveis em água foram quase totalmente extraídas da pastilha elástica durante o processo de mastigação”, enquanto que o mesmo não aconteceu com as vitaminas lipossolúveis.

Melhorar a libertação de vitaminas lipossolúveis a partir da base da pastilha elástica é uma área para futuros desenvolvimentos do fabricante”, realça Lambert.

O professor alerta, contudo, que a investigação não demonstra que haja um incremento nos níveis de vitaminas no sangue a longo prazo.

Esse pode ser o próximo passo para um novo estudo, como refere Lambert, falando de “envolver pessoas com um certo nível de deficiência para algumas das vitaminas da pastilha elástica com suplementos, e levá-las a mastigarem-na regularmente, durante um mês, para ver se isso aumenta os níveis de vitaminas no seu sangue”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …