Mastigar pastilha elástica pode ser bom para a saúde (e acabar com epidemia mundial)

Pela primeira vez, investigadores analisaram se as pastilhas elásticas podem ajudar no aporte de vitaminas para o organismo. E a resposta é positiva, de tal forma que podem ser utilizadas como uma estratégia para ajudar a reduzir a deficiência de vitaminas em todo o mundo.

Mesmo num país como os EUA, a deficiência de vitaminas é um problema grave, sendo considerada uma epidemia séria em todo o mundo. Mas as pastilhas elásticas enriquecidas com suplementos podem contribuir para resolver o problema, já que aumentam os níveis de vitamina no sangue. A conclusão é de uma pesquisa publicada no Journal of Functional Foods.

Os investigadores debruçaram-se sobre duas espécies de pastilhas elásticas, contendo suplementos vitamínicos, para aferir se eram eficazes na contribuição com vitaminas para o organismo.

“Fiquei um pouco surpreendido por ninguém ter feito um estudo como este antes, dado o número de produtos de pastilhas elásticas que contêm suplementos vitamínicos no mercado”, destaca o professor Joshua Lambert, do Colégio de Ciências Agrícolas da Universidade Penn State, nos EUA, citado no comunicado que divulga a investigação.

No âmbito da pesquisa, os investigadores levaram 15 pessoas a mascar as duas pastilhas elásticas seleccionadas e mediram os níveis de nove vitaminas que foram libertadas nas suas salivas. Noutra experiência com os mesmos indivíduos, mediram os níveis de sete vitaminas no sangue.

Foi usada uma pastilha elástica sem quaisquer suplementos vitamínicos como placebo, para controlo dos resultados.

As conclusões indicam que as vitamina analisadas – retinol (A1), tiamina (B1), riboflavina (B2), niacinamida (B3), piridoxina (B6), ácido fólico, cianocobalamina (B12), ácido ascórbico (C) e alfa-tocoferol – foram de facto libertadas para a saliva dos participantes que mascaram as pastilhas elásticas.

A concentração de vitaminas no sangue indicou um aumento de entre 75% a 96% no caso do retinol, de entre 906% a 1,077% na piridoxina, de entre 64% a 141% no caso do ácido ascórbico, e de 418% a 502% no caso do alfa-tocoferol, em comparação com a pastilha elástica placebo.

“A pesquisa demonstrou que vitaminas solúveis em água, como as vitaminas B6 e C, foram aumentadas no sangue dos participantes que mastigaram pastilhas elásticas com suplementos, em comparação com os participantes que mastigaram a pastilha elástica placebo”, constatam os investigadores.

O estudo revelou ainda um aumento no sangue de “várias vitaminas lipossolúveis, tais como o derivado de vitamina A retinol e o derivado de vitamina E alfa-tocoferol”, referem.

Joshua Lambert destaca que “as vitaminas solúveis em água foram quase totalmente extraídas da pastilha elástica durante o processo de mastigação”, enquanto que o mesmo não aconteceu com as vitaminas lipossolúveis.

Melhorar a libertação de vitaminas lipossolúveis a partir da base da pastilha elástica é uma área para futuros desenvolvimentos do fabricante”, realça Lambert.

O professor alerta, contudo, que a investigação não demonstra que haja um incremento nos níveis de vitaminas no sangue a longo prazo.

Esse pode ser o próximo passo para um novo estudo, como refere Lambert, falando de “envolver pessoas com um certo nível de deficiência para algumas das vitaminas da pastilha elástica com suplementos, e levá-las a mastigarem-na regularmente, durante um mês, para ver se isso aumenta os níveis de vitaminas no seu sangue”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …