Mastercard passa a suportar pagamentos em criptomoeda ainda este ano

Surge mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais ainda este ano. Contudo, é preciso que passem pelos critérios de seleção.

O vice-presidente de bens digitais e blockchain da Mastercard, Raj Dhamodharan, anunciou que a empresa vai começar a analisar as moedas digitais no mercado e, as que cumprirem critérios de segurança e fiabilidade vão passar a ser aceites como forma de pagamento.

“Esta é uma grande mudança que vai exigir muito trabalho. Vamos estar muito atentos sobre quais ativos que iremos apoiar”, realçou Dhamodharan.

Este é mais um apoio que surge ao setor, depois do aumento de valorização da Bitcoin para valores recorde. A decisão da Mastercard de abraçar a criptomoeda segue os passos da empresa de pagamentos PayPal, tal como a Tesla que anunciou o investimento de 1500 milhões de dólares na moeda.

A Mastercard anuncia que já começou o processo de seleção e que pretende avaliar as moedas no que toca a privacidade e proteção do consumidor, procurando que tenham o mesmo nível de segurança que se espera dos cartões de crédito.

Além disso, a empresa pretende que as cibermoedas implementem medidas para “Conhecer o Cliente”, ou seja, verificações de identidade já aplicadas no setor dos serviços financeiros. Por outro lado, será necessário que as moedas virtuais respeitem a legislação e regulamentação local dos mercados onde operem, noticia o Engadget.

Atualmente, a Mastercard já permite converter moeda digital em divisas tradicionais através dos parceiros como a Wirex ou a BitPay, além de deter 89 patentes relacionadas com blockchain e estar em processo para outros 285 registos.

Ao mesmo tempo, a mudança deverá permitir que muitas empresas aceitem a criptomoeda como forma de pagamento.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …

Parlamento aprova aumento do prazo de prescrição nos crimes sexuais contra menores

O parlamento aprovou esta sexta-feira o aumento dos prazos de prescrição dos crimes sexuais contra menores e do crime de mutilação genital feminina quando ocorre em crianças, rejeitando o aumento da moldura penal para estes …

Centeno diz que crise nos combustíveis será temporária

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu hoje, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos …

Assembleia da República chumba comissão de inquérito a MAI sobre acidente na A6

A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta do Chega para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente com o carro do ministro e …

"O Governo quer salvar o Natal". Reino Unido alivia regras para atrair camionistas estrangeiros

O Governo britânico anunciou esta sexta-feira a suspensão temporária das regras sobre o número de entregas de mercadorias que os camionistas estrangeiros podem fazer no Reino Unido de forma a atenuar o impacto da escassez …

Parlamento aprova isenção de imposto de selo para moratórias de empresas

Todos votaram a favor do diploma no Parlamento, porém realçam que devem existir apoios idênticos para as famílias e querem acrescentá-los ao diploma durante a discussão na especialidade. Segundo noticia o Público, a proposta de lei …