Mastercard passa a suportar pagamentos em criptomoeda ainda este ano

Surge mais um apoio para o segmento das cibermoedas, com a Mastercard a anunciar que vai passar a aceitar pagamentos em moedas digitais ainda este ano. Contudo, é preciso que passem pelos critérios de seleção.

O vice-presidente de bens digitais e blockchain da Mastercard, Raj Dhamodharan, anunciou que a empresa vai começar a analisar as moedas digitais no mercado e, as que cumprirem critérios de segurança e fiabilidade vão passar a ser aceites como forma de pagamento.

“Esta é uma grande mudança que vai exigir muito trabalho. Vamos estar muito atentos sobre quais ativos que iremos apoiar”, realçou Dhamodharan.

Este é mais um apoio que surge ao setor, depois do aumento de valorização da Bitcoin para valores recorde. A decisão da Mastercard de abraçar a criptomoeda segue os passos da empresa de pagamentos PayPal, tal como a Tesla que anunciou o investimento de 1500 milhões de dólares na moeda.

A Mastercard anuncia que já começou o processo de seleção e que pretende avaliar as moedas no que toca a privacidade e proteção do consumidor, procurando que tenham o mesmo nível de segurança que se espera dos cartões de crédito.

Além disso, a empresa pretende que as cibermoedas implementem medidas para “Conhecer o Cliente”, ou seja, verificações de identidade já aplicadas no setor dos serviços financeiros. Por outro lado, será necessário que as moedas virtuais respeitem a legislação e regulamentação local dos mercados onde operem, noticia o Engadget.

Atualmente, a Mastercard já permite converter moeda digital em divisas tradicionais através dos parceiros como a Wirex ou a BitPay, além de deter 89 patentes relacionadas com blockchain e estar em processo para outros 285 registos.

Ao mesmo tempo, a mudança deverá permitir que muitas empresas aceitem a criptomoeda como forma de pagamento.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …