Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas familiares quando cozidas.

As massas penne e fusilli, por exemplo, requerem sacos ou caixas de tamanho considerável para serem embaladas. Recentemente, uma equipa de cientistas decidiu criar um protótipo de massa 2D – para ser embalado plano (como as folhas de lasanha) -, que, assim que entra em contacto com a água a ferver, assume formas tridimensionais.

Esta massa plana reduziria a embalagem e o desperdício, ajudaria a economizar espaço no armazenamento e transporte, e seria capaz de reduzir o tempo e energia necessárias para a cozinhar.

Além disso, os investigadores acreditam que este tipo de produto poderia ajudar a limitar a pegada de carbono, uma vez que a massa lisa cozinha mais rápido do que, por exemplo, a massa tubular.

Segundo o Science Alert, a equipa foi inspirada pelos móveis compactos que economizam espaço e recursos. Com base em experiências anteriores, em que as ranhuras estampadas faziam com que a massa se transformasse espontaneamente em formas 3D quando submersa em água a ferver, os cientistas usaram testes físicos e de computador para descobrir como controlar essas transformações.



De acordo com o biomecânico Teng Zhang, a recente investigação permitiu concluir que “o lado da ranhura se expande menos do que o lado liso, fazendo com que a massa ganhe forma”.

A receita é muito simples: basta farinha de sêmola e água, conforme dita a tradição. Estes dois ingredientes permitem criar esta massa metamórfica que tem a aparência, a sensação e o sabor da massa tradicional.

Entusiasmado com os resultados obtidos, o engenheiro mecânico Lining Yao referiu que a mesma técnica “pode ser adaptada a uma variedade de alimentos que incham na água, incluindo géis alimentares – como gelatina ou wagashi japonês – e noodles à base de farinha”.

Estas técnicas, semelhantes às do origami, também podem ser aplicadas a outros materiais, como hidrogéis impressos em 3D, que têm um enorme potencial na medicina e na robótica.

O artigo científico foi publicado no dia 5 de maio na Science Advances.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …