Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas familiares quando cozidas.

As massas penne e fusilli, por exemplo, requerem sacos ou caixas de tamanho considerável para serem embaladas. Recentemente, uma equipa de cientistas decidiu criar um protótipo de massa 2D – para ser embalado plano (como as folhas de lasanha) -, que, assim que entra em contacto com a água a ferver, assume formas tridimensionais.

Esta massa plana reduziria a embalagem e o desperdício, ajudaria a economizar espaço no armazenamento e transporte, e seria capaz de reduzir o tempo e energia necessárias para a cozinhar.

Além disso, os investigadores acreditam que este tipo de produto poderia ajudar a limitar a pegada de carbono, uma vez que a massa lisa cozinha mais rápido do que, por exemplo, a massa tubular.

Segundo o Science Alert, a equipa foi inspirada pelos móveis compactos que economizam espaço e recursos. Com base em experiências anteriores, em que as ranhuras estampadas faziam com que a massa se transformasse espontaneamente em formas 3D quando submersa em água a ferver, os cientistas usaram testes físicos e de computador para descobrir como controlar essas transformações.

De acordo com o biomecânico Teng Zhang, a recente investigação permitiu concluir que “o lado da ranhura se expande menos do que o lado liso, fazendo com que a massa ganhe forma”.

A receita é muito simples: basta farinha de sêmola e água, conforme dita a tradição. Estes dois ingredientes permitem criar esta massa metamórfica que tem a aparência, a sensação e o sabor da massa tradicional.

Entusiasmado com os resultados obtidos, o engenheiro mecânico Lining Yao referiu que a mesma técnica “pode ser adaptada a uma variedade de alimentos que incham na água, incluindo géis alimentares – como gelatina ou wagashi japonês – e noodles à base de farinha”.

Estas técnicas, semelhantes às do origami, também podem ser aplicadas a outros materiais, como hidrogéis impressos em 3D, que têm um enorme potencial na medicina e na robótica.

O artigo científico foi publicado no dia 5 de maio na Science Advances.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes entra no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …