Máscara “extramamente rara” com 9.000 anos descoberta em Israel

Uma antiga máscara de pedra feita de um calcário amarelo-rosado e meticulosamente moldada com ferramentas de pedra foi recuperada na Cisjordânia, lançando algumas pistas sobre um momento crucial da história da humanidade.

De acordo com a Autoridade das Antiguidades de Israel (IAA), foi encontrada uma das 15 máscaras de pedra existentes no mundo que remontam à era do Neolítico, os primórdios da sociedade agrícola. A máscara foi recuperada pelas autoridades em Hebron, anunciaram esta quarta-feira em Jerusalém Leste.

Esta máscara, que apresenta tons de rosa e amarelo, foi encontrada na posse de ladrões e entregue às autoridades no início deste ano, adianta o Diário de Notícias. Os trabalhos de investigação da IAA foram apresentados esta quinta-feira na reunião anual da Sociedade Pré-Histórica de Israel.

“Descobrir uma máscara feita de pedra, com um alto nível de acabamento, é muito emocionante. A pedra foi completamente alisada e os traços são perfeitos e simétricos, até mesmo os ossos da face estão delineados. Tem um nariz impressionante e uma boca com dentes distintos”, afirmou a arqueóloga Ronit Lupu.

Esta descoberta vem reforçar a ideia dos arqueólogos de que tinham encontrado um centro de produção de máscaras de pedra do período Neolítico e dos primórdios da revolução agrícola. “É uma descoberta arqueológica extraordinária e ainda mais incomum é o facto de sabermos de onde vem“, realçou a cientista, pelo facto de só duas das 15 máscaras existentes terem sido encontradas em locais de pesquisa arqueológica.

A especialista adianta que o factos de os cientistas disporem de informações sobre a localização exata torna esta máscara “mais importante do que a maioria das máscaras do seu tempo”.

Segundo Omry Barzilai, diretor do Departamento de Pesquisa Arqueológica da IAA, estas máscaras estão relacionadas com o aumento dos rituais religiosos dos seres humanos na fase de transição entre a sociedade de caçadores-coletores e a da domesticação de plantas e animais.

Esta transição levou a uma revolução na estrutura social e a um aumento acentuado das atividades religiosas que incorporavam figuras em forma humana, crânios e máscaras de pedra, muito provavelmente para adornar ancestrais, informa o IFL Science.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …